fbpx
(31) 9 8309-6588 [email protected]

Quase tudo que estamos conversando ultimamente nos artigos do Contador Agora, está baseado no marketing de conteúdo. Pois, é por meio dele que criamos credibilidade para a marca.

De acordo com a pesquisa Demandmetric, o marketing de conteúdo é 62% mais barato que o tradicional e gera o triplo de leads.

Ou seja, o marketing tradicional é aquele que auxilia a potencializar as vendas e o marketing de conteúdo conversa, entende e respeita o tempo da pessoa para depois apresentar o produto ou serviço para à venda.

Logo, neste artigo vamos entender a importância do marketing de conteúdo para sua empresa contábil e algumas estratégias de produção. Confira!

O que é marketing digital?

O marketing digital é um conjunto de atividades realizados por uma empresa ou pessoa, de forma online com o objetivo de atrair novas oportunidades de negócios.

Desse modo, é possível construir um relacionamento com seus potenciais cliente como também desenvolver notoriedade no mercado.

Estão entre as suas principais estratégias utilizadas: SEO, Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo. Estratégia esse que iremos abordar mais especificamente ao longo deste artigo.

Quais são os principais conceitos do Marketing Digital

A seguir, listaremos para os nossos leitores os principais conceitos do marketing digital e suas estratégias.

O que é e qual a importância do marketing de conteúdo para contabilidade?

Podemos afirmar que o marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing focada na criação e distribuição de conteúdo de qualidade e relevância, sem promover explicitamente a marca.

Diz respeito a todo conteúdo feito para educar, informar, ou entreter o usuário a fim que ele reconheça a sua marca como referência e se torne cliente no futuro.

As estratégias de marketing de conteúdo devem se basear na persona da sua empresa contábil, para que as possíveis dores e dúvidas do seu nicho de atuação seja resolvida.

Assim, o marketing de conteúdo também melhora o relacionamento com cliente. Pois, o usuário passa mais tempo em contato com a sua marca por própria vontade, tornando o contato mais intenso entre os dois.

Com isso, é possível monitorar o alcance das publicações e identificar quais os assuntos mais despertam o interesse do seu nicho de atuação e as menções sobre a marca na web.

Sendo que um dos principais objetivos do marketing de conteúdo é justamente gerar leads e potencializar negócios contábeis por meio de conversões.

Portanto, o funcionamento do marketing de conteúdo para contabilidade se apresenta de forma estratégica, uma vez que com seu emprego se torna possível atrair novas possibilidades de negócios bem como educar o seu público.

Aproveite para ler também: O Guia definitivo do Marketing de Conteúdo para Contadores

Benefícios do marketing de conteúdo

Benefícios do marketing de conteúdo

– Melhora o ranqueamento nos motores de busca

Produzir conteúdo relevante é a melhor forma de colocar seu site na primeira página do Google. Ou seja, quantos mais vezes as pessoas acharem seu conteúdo, maior será a chance dela decidir comprar seu produto ou serviço.

O marketing de conteúdo possui um aspecto positivo em seus esforços de SEO. O uso correto de palavras-chave e de backlinks ajuda no seu ranqueamento.

– Aumenta o tráfego

As estratégias de marketing de conteúdo ajudam o site a ganhar mais tráfego, vindo de motores de busca (Google, Bing, Yahoo) e das mídias sociais.

Assim, melhora a percepção da marca para novos leitores.

– Ajuda a educar o mercado

Já sabemos que o marketing de conteúdo tem a premissa de entender a dor do usuário e trabalhar em cima disso para criar um vínculo com o mesmo, através de conteúdos exclusivos.

Assim, produza trabalhe com estratégias de marketing de conteúdo que responda as necessidades dos clientes e ensine tudo que eles precisam saber para tomar uma decisão de compra.

Aqui é importante entender a jornada do consumidor para que a produção de conteúdo seja mais interessante para o seu leitor.

– Colabora com o ciclo de vendas

Uma empresa contábil de que conta com estratégias de marketing de conteúdo bem formulada, entende melhor o estágio do funil de vendas do cliente, possibilitando que o fechamento mais rapidamente.

– Gera maior fidelização

O marketing de conteúdo pode fidelizar clientes. Após a primeira compra, tudo o que você precisa fazer é manter o consumidor bem informado, nutrindo de conhecimento e informação de qualidade para que ele volte sempre.

Como fazer marketing de conteúdo

Como fazer marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo sem uma boa estratégia bem estruturada não gera resultados. Logo, existem várias formar de aplicar e executar uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo. Veja algumas abaixo:

-SEO

Ao criar uma estratégia de marketing de conteúdo, ser encontrados pelos mecanismos de busca é um fator fundamental para o sucesso  dessas estratégias, correto?

Sendo assim, é preciso trabalhar o marketing de conteúdo de  um escritório contábil de forma estratégica, para que assim consiga promover os seus serviços com maior praticidade.

Ou seja, por meio das técnicas de SEO é possivel estruturar  tanto o site da empresa como também os conteúdos compartilhados.

Para que assim consiga ser encontrado com maior facilidade nos campos de pesquisa do Google, dentre outros buscadores.

Portanto, quando melhor for o seu planejamento de SEO, maior será a chances de aumentar o seu trafego orgânico.

– Blog

Ação primordial para uma estratégia de marketing de conteúdo eficaz. É a forma mais comum de atração na internet. Com bons conteúdos e uma boa otimização em SEO, o blog é a melhor maneira de você conseguir tráfego.

Sendo assim, um blog,  é considerado, basicamente, como o centro de todos os esforços das estratégias de Inbound Marketing.

Deste modo, se torna importante manter uma periodicidade e um padrão nas publicações do blog de uma contabilidade. Ser regular ajuda ter visitantes retornar ao seu site.

A principal dica para um ter bom blog é o planejamento de conteúdo, baseado nos problemas que sua persona enfrenta nos diferentes estágios da jornada de compra.

– Vídeos

Cada vez mais necessário entre as empresas. Esse tipo de conteúdo é interessante por prender a atenção com o visual, é realmente engajar o público. É possível ainda explorar o vídeo marketing em diversos formatos e redes.

– Webinars

Assim como os vídeos, os webinars são um formato bastante difundido para a produção de conteúdo.

Eles acabam tendo um toque mais pessoal, que aproxima mais o potencial cliente da empresa contábil.

Pode ser gravado ou ao vivo. Isso vai depender da disponibilidade da empresa em realizar.

– E-books

 A criação de e-books é umas das melhores formas de atrair mais pessoas para o seu negócio contábil.

Eles transmitem uma imagem de autoridade no assunto, passando confiabilidade para sua persona.

Esse tipo de estratégia de marketing de conteúdo, tem um benefício de ter uma “alta viralidade”, já que ele pode ser divulgado na Landing Page do seu site ou em redes sociais.

– Infográficos

Melhor forma de unir conteúdo visual e escrito, com gráficos e dados destacados para facilitar o entendimento de uma mensagem.

O infográfico como estratégia de marketing de conteúdo pode ser tão eficiente como material rico, porque facilitam a leitura através de informações visuais, principalmente quando há muitos dados numéricos.

– Redes Sociais

As redes sociais são ótimos canais para sua empresa fazer marketing de conteúdo.

São uma alternativa interessante para promover o que sua empresa produz para o blog ou para o site.

Portanto, possuir uma presença forte, dentro das redes sociais, pode ajudar a gerar mais trafego para o site e blog da empresa como também aumentar o número de conversões.

– E-mail marketing

Uma ótima forma de divulgar conteúdo, atrair novos visitantes e aprofundar relacionamento com a base de contatos.

O e-mail marketing é uma canal muito ágil e de baixo custo para o negócio.

Dessa maneira, ao criar estratégias pra o seu uso, é possível focar no fortalecimento de sua marca, otimizar o processos de vendas, relacionamento com clientes e etc.

Em suma, por meio do uso desta ferramenta, se torna possível conversar com os leads, de forma única  ou personalizada. Sempre de acordo com suas necessidades, o que contribuirá para o aumento do números de chances de novas conversões.

Dicas de como criar estratégias de marketing de conteúdo para sua contabilidade

Como criar estratégia de marketing de conteúdo

Antes de finalizarmos nosso conteúdo, iremos apresentar algumas dicas que podem ajudar o nosso leitor na hora de criar estratégias de marketing de conteúdo para contabilidade.

Deste modo, cada uma das estratégias citadas a seguir devem fazer parte de seu planejamento. Sao elas:

1 – Estabeleça seus objetivos de marketing;

2 – Elabore uma persona;

3 – Faça um planejamento de conteúdo;

4 – Mensure os resultados.

Aproveite para aprender uma pouco mais e leia também: 5 métodos para que você consiga prospectar clientes na contabilidade.

Conclusão

Com isso, vimos que o marketing de conteúdo é uma excelente estratégia de inbound marketing para a sua empresa contábil. Pois, é através dela que sua marca pode ser notada por um possível cliente.

Diante de um cenário, onde cada dia mais as pessoas passam mais tempo conectados. Manter uma empresa fora do meio digital é algo praticamente inadmissível.

Está pronto para aplicar as estratégias de marketing de conteúdo em sua contabilidade?

Caso precise de ajudar ou queria entender um pouco mais sobre este assunto? Entre em contato com um de nossos consultores e avalie gratuitamente o marketing da sua empresa contábil.

Gostou? Deixe um comentário abaixo! 👇👇

Leia outros artigos no Blog do Contador Agora!