Marketing de Conteúdo: o que é e qual sua importância para o setor contábil?

AUTOR: ALMIR ESTRELA

Quase todos os assuntos abordados nos artigos do Contador Agora dizem respeito ao marketing digital. Dentro dele, existe o marketing de conteúdo, e é por meio dele que a marca tem oportunidades para ganhar visibilidade e credibilidade. 


Apesar de ainda ser muito utilizado, o marketing tradicional vem perdendo força quando o objetivo de uma empresa é atrair clientes, alcançar um grande número de pessoas e ganhar autoridade no mercado. Além disso, conforme a pesquisa Demandmetric, o marketing de conteúdo é 62% mais barato que o tradicional e consegue gerar o triplo de leads


Porém, quando combinados, o marketing tradicional e o de conteúdo podem gerar ainda melhores resultados. Isso porque cada um utiliza um tipo de canal de comunicação, além de terem estratégias diferentes para aumentar o número de vendas e de clientes. 


O tradicional é o responsável por dar suporte na potencialização de vendas em plataformas offline e mídias convencionais — como a televisão, rádio, banners, outdoors —, e o de conteúdo tem a função de conversar, compreender e respeitar o tempo do possível cliente para depois apresentar o produto ou serviço à venda. 


Sendo assim, nesse artigo você vai entender o que é o marketing de conteúdo, os benefícios, como fazer e qual a importância para a sua empresa contábil. Continue lendo para saber mais!


O que é marketing digital?


Com o mundo cada vez mais tecnológico, as empresas precisaram encontrar novas formas de divulgar seus produtos e serviços. Foi aí que surgiu o
marketing digital, com a mesma proposta do tradicional, mas que oferece melhores oportunidades por utilizar plataformas disponíveis na internet. 


Em suma, o marketing digital é um conjunto de atividades realizadas por uma empresa ou pessoa, utilizando a internet e seus canais de comunicação. O objetivo dessa estratégia é
atrair novas oportunidades de negócio ao divulgar um produto ou serviço.


O crescimento da internet permitiu a rápida troca de informações, ilimitadas possibilidades e um alcance sem fronteiras. Por isso, essa forma digital de divulgação permite construir um relacionamento sólido com seus potenciais
clientes — devido à alta capacidade de interação —, assim como desenvolver notoriedade no mercado e atingir um grande número de pessoas


No marketing digital, é preciso ter conhecimento de alguns conceitos bastante utilizados na criação de estratégias. São eles:


  • Persona: é o cliente ideal que a empresa cria para definição de um público-alvo mais específico;
  • Leads: são visitantes que demonstraram algum interesse no produto ou serviço, com possibilidade de se tornarem clientes;
  • Funil de vendas: é uma representação de todas as etapas da jornada do cliente;
  • SEO: conjunto de práticas para otimização dos mecanismos de busca, ou seja, técnicas que fazem o conteúdo ser encontrado pela persona;
  • Fluxo de nutrição: estabelecer contato constante com os potenciais clientes para fortalecer o relacionamento, podendo ser feito com a produção de conteúdos relevantes, exclusivos e de qualidade.


Agora que você entendeu mais sobre o marketing digital, é importante saber que dentro dele existem algumas estratégias que podem ser utilizadas. Umas delas é a produção de conteúdo. 


A seguir, você vai entender o que é o marketing de conteúdo, como fazer e qual a sua importância. 


O que é marketing de conteúdo?


O marketing de conteúdo é a criação e distribuição de conteúdo de qualidade e relevância para o seu público-alvo, sem promover a marca de maneira explícita. Sendo assim, a atração ocorre de forma espontânea e natural, sem riscos de ser inconveniente para os usuários. 


Os conteúdos produzidos têm o objetivo de educar, informar ou entreter o usuário, de forma que ele reconheça e respeite a empresa, a tendo como referência na área e se torne um cliente no futuro. 


Os materiais também são responsáveis por auxiliar o cliente em todo o processo de compra. Portanto, eles serão entregues aos usuários e potenciais clientes desde o primeiro contato com a marca até o pós-venda. 


Além disso, é preciso que as estratégias de marketing de conteúdo se baseiem na persona, produzindo materiais relevantes e de valor. Assim, as possíveis dores e dúvidas do seu nicho de atuação podem ser resolvidas, levando à conversão e melhora de resultados


Portanto, o funcionamento do marketing de conteúdo na contabilidade, por exemplo, se apresenta de forma estratégica, uma vez que ele torna possível atrair novas possibilidades de negócios, educar o seu público e gerar conversões. Dessa forma, os objetivos de gerar leads e potencializar o negócio contábil são alcançados.


Quais os benefícios do marketing de conteúdo?


Por ser uma estratégia no meio digital — no qual existem possibilidades ilimitadas —, o marketing de conteúdo pode trazer inúmeros benefícios para uma empresa. 


Melhora o ranqueamento nos mecanismos de busca


Produzir conteúdo relevante, de valor e de qualidade é a melhor forma de melhorar a posição da sua página no Google. Porém, com ele pronto, apenas publicá-lo não é suficiente. Por isso, para que seu material seja facilmente encontrado, o marketing de conteúdo conta com a estratégia de SEO (Search Engine Optmization).


O SEO é um conjunto de técnicas que, quando aplicadas, possibilita que o site ou blog de uma empresa esteja na primeira página dos mecanismos de busca. Para que isso aconteça, é preciso seguir alguns padrões, como:


  • Escaneabilidade;
  • Uso de palavras-chave;
  • Title e heading tags;
  • Meta description;
  • Linkagem externa e interna;
  • Link building.


Utilizando o mecanismo de SEO, a probabilidade de mais pessoas acharem o seu conteúdo é grande. Como consequência direta, maior será a chance dela decidir comprar seu produto ou serviço e se tornar cliente fiel do seu negócio. 


Aumenta o tráfego


Quando os conteúdos são de valor, de qualidade e de relevância para o público-alvo, eles tendem a ser encontrados nos sites de busca — como Google, Bing, Yahoo, etc. Isso ocorre principalmente quando combinados com os padrões de SEO, como citado anteriormente. 


Assim, quanto mais o seu conteúdo consegue ser achado nos motores de busca e nas mídias sociais, maior será o tráfego. Isso colabora para melhorar a percepção da marca, além de gerar oportunidades para obter novos leads


Ajuda a educar o mercado


Anteriormente, falamos que um dos objetivos da produção de conteúdo é educar o leitor, de forma que ele possa aprender e sanar as dúvidas com relação ao que ele buscou. Dessa forma, o marketing de conteúdo tem como premissa entender a dor do usuário e, por materiais exclusivos focados nisso, criar um vínculo com o mesmo. 


Assim, é importante trabalhar com estratégias adequadas de marketing de conteúdo, visando atender às necessidades dos clientes. É aí que entra a tarefa de educar, visto que o seu conteúdo ensinará tudo que eles precisam saber antes de decidir realizar uma compra. 


Nesse ponto, é fundamental compreender detalhadamente a jornada do consumidor. Isso auxiliará para que a produção de conteúdo seja mais interessante e, consequentemente, assertiva para o seu leitor. 


Colabora com o processo de vendas


Uma empresa contábil de que conta com estratégias de marketing de conteúdo bem formuladas, consegue compreender melhor o comportamento do seu público alvo. 


Dessa forma, é possível determinar cada estágio do funil de vendas de maneira bem detalhada. Isso colabora para que os vendedores otimizem seu trabalho, sabendo quais ações específicas devem tomar em cada etapa do processo de vendas. 


Dessa forma, é possível elaborar estratégias de vendas mais assertivas e, consequentemente, fazer com que o potencial cliente decida fechar negócio mais rapidamente. 


Gera fidelização de clientes


Um ponto muito importante que todos os empreendedores precisam entender, é que o processo de vendas não termina quando o lead se torna, de fato, um cliente. Após isso, é preciso
fidelizar o cliente


O
marketing de conteúdo também traz a possibilidade da fidelização de clientes. Isto é, garantir que ele seja fiel à sua marca, de modo que volte a realizar novas compras. Uma maneira de fazer isso é mostrar que a empresa se preocupa com a satisfação do cliente após a compra, fazendo com que ele se sinta valorizado. 


Para isso, é necessário manter uma comunicação e uma relação com seu consumidor. Portanto, após a primeira compra, tudo o que você precisa fazer é
mantê-lo bem informado, o nutrindo de conhecimento e informação de qualidade. Isso pode ser feito por meio de newsletters, e-mail marketing com promoções, etc. 


Ganhar autoridade no mercado


Ao produzir conteúdos relevantes e de qualidade, que tenham uma boa frequência de postagens e foquem no público-alvo, uma empresa consegue educar o mercado e
agregar valor à marca. Isso porque os clientes dão mais valor e credibilidade ao que foi material produzido diretamente para eles. 


Com isso, a organização consegue atender às demandas e sanar as dúvidas dos usuários. Assim, ela ocupa um lugar de autoridade em seu segmento de mercado, visto que o conteúdo mostra que ela tem domínio e conhecimento do assunto, além de se mostrar
competente no serviço que entrega.


Como fazer marketing de conteúdo? 


Fazer
marketing de conteúdo sem ter um planejamento bem estruturado não gera os resultados esperados. Além disso, essa estratégia tem um leque de possibilidades que podem ser exploradas conforme a necessidade de cada empresa, os objetivos que desejam alcançar e o seu público-alvo. 


Logo, é preciso compreender as várias formas de aplicar e quais ferramentas utilizar para executar uma boa
estratégia


Blog


A criação de um blog é uma ação fundamental para que a estratégia de marketing de conteúdo tenha eficácia. Apesar de ser uma ferramenta que as pessoas pensam ter ficado obsoleta, o blog é muito importante para atrair clientes. Isso porque, ao realizar uma busca no Google, por exemplo, geralmente os principais resultados são artigos de blogs. 


Porém, para estar na primeira página dos mecanismos de busca, é preciso investir em conteúdos relevantes, de valor e de qualidade. Também imprescindível que todos os textos produzidos tenham uma boa otimização em SEO para obter maior tráfego no site.


Além disso, investir em blogs permite um maior controle do marketing de conteúdo. Isso porque é a própria empresa que decide quais assuntos serão abordados, baseados nas necessidades e dores do seu público-alvo. Esse planejamento de conteúdo também se baseia nos diferentes estágios da jornada de compra de cada consumidor. 


Sendo assim, um blog é considerado, basicamente, o centro de todos os esforços das estratégias de Inbound Marketing. Isso porque, geralmente, essa ferramenta é o meio pelo qual os potenciais clientes vão obter o primeiro contato com sua empresa. 


Portanto, ao investir em um blog, é importante que as empresas:


  • Tenham uma periodicidade e um padrão nas publicações;
  • Elaborar um planejamento;
  • Otimizar o texto para o Google;
  • Dinamizar a leitura do conteúdo.


Se atentar a esses pontos é fundamental para empresas que desejam que os visitantes retornem ao seu site.


Conteúdos ricos


Como dito anteriormente, os conteúdos produzidos precisam ter qualidade para gerar bons resultados. Porém, mais do que isso, também é preciso que eles sejam
ricos em informações que sejam relevantes para o público-alvo. Esses conteúdos podem ser feitos de várias maneiras.


E-books


Os
e-books são uma maneira de fornecer conteúdos mais longos que não dariam certo se fossem postados em um blog. Além disso, o fornecimento desses livros eletrônicos concede uma certa autoridade à empresa, afinal, é preciso ter conhecimento no assunto para produzir um material mais extenso e detalhado. 


Os e-books também são uma ótima estratégia para a
geração de leads. Isso porque, ao oferecer esse material gratuitamente em seu site, o potencial cliente precisa colocar dados como nome, e-mail e telefone para baixá-lo. Assim, a empresa faz com que eles passem para a próxima etapa do funil de vendas e tenham maior probabilidade de conversão


Esses materiais também:


  • São fáceis de divulgar;
  • Possuem ótimo custo-benefício;
  • Tem grandes chances de viralizar.


Webinars


Os webinars são um tipo de conferência virtual com o formato de seminário. Isso significa que eles têm o intuito educativo, mas com um toque pessoal. Esse tipo de conteúdo rico é importante para uma empresa se aproximar do potencial cliente e manter contato com referências profissionais da área. 


Além disso, eles também são uma ótima opção, pois não geram altos custos. Isso porque podem ser feitos utilizando câmeras amadoras, microfones, computadores e até mesmo celulares. Além disso, os webinars também podem ser gravados ou ao vivo, variando conforme a disponibilidade da empresa em realizar o evento. 


Infográficos


Essa é uma das melhores formas de unir conteúdo visual e escrito. Criar gráficos com dados destacados por meio dos infográficos colabora no melhor entendimento de uma mensagem. 


Como estratégia de marketing de conteúdo, essa ferramenta é bastante eficiente. Isso porque eles facilitam a leitura através de informações visuais, principalmente quando há uma abundância de dados numéricos.


Vídeos


Pela possibilidade de ser criado facilmente, os vídeos vêm se tornando bastante populares entre as empresas. Além disso, essa forma de produzir conteúdo é cada vez mais necessária nas empresas. Isso porque os vídeos serem conseguem prender a atenção do usuário, aumentando o engajamento


Os vídeos, quando produzidos com foco na qualidade e na relevância as informações, também podem gerar credibilidade e confiabilidade por parte dos clientes. É possível ainda explorar o vídeo marketing em diversos formatos e redes.


Redes sociais


Atualmente, é muito difícil achar alguém que não esteja presente em alguma rede social. Por isso, elas são uma ótima maneira para as empresas exercerem o marketing de conteúdo. Além de cada mídia social ter ferramentas próprias para a criação de conteúdo, também é possível promover o blog ou site das organizações. 


Ademais, as redes sociais possibilitam que um conteúdo alcance muitas pessoas simultaneamente. Por isso, possuir uma presença forte nesses canais de comunicação pode ajudar a gerar mais tráfego para o site e blog da empresa, assim como aumentar o número de conversões.


E-mail marketing


Outra forma de divulgar conteúdo, atrair novos visitantes e aprofundar relacionamento com a base de contatos, é o e-mail marketing. Ele é um canal que possibilita agilidade, além de ter um baixo custo para uma empresa. 


Dessa maneira, utilizando as estratégias e técnicas adequadas ao investir no e-mail marketing, é possível focar no fortalecimento de sua marca, otimizar os processos de vendas, melhorar o relacionamento com clientes, etc.


Além disso, por meio dessa ferramenta, é possível conversar com os leads, de forma única e personalizada, sempre de acordo com suas necessidades. Isso contribui para o aumento das conversões e uma melhor satisfação dos clientes.


Como criar estratégias de marketing de conteúdo para sua contabilidade?


Antes de finalizarmos o conteúdo, é importante saber algumas dicas que podem ajudar na hora de estratégias de marketing de conteúdo para contabilidade.


Em primeiro lugar, é preciso levar tudo que foi falado no decorrer do conteúdo. Isso porque, utilizando essas informações, as chances de uma estratégia de sucesso no marketing de conteúdo serão maiores. Em segundo lugar, considere as seguintes ações ao elaborar um planejamento: 


  • Estabelecer os objetivos de marketing: o que a empresa deseja alcançar, quais as metas;
  • Elaborar uma persona: crie o seu cliente ideal, ou seja, o seu público-alvo;
  • Fazer um planejamento de conteúdo baseado nas necessidades do seu potencial cliente;
  • Mensurar os resultados.


Portanto, diante de um cenário no qual as pessoas passam cada vez mais tempo conectadas, manter uma empresa fora do meio digital é um erro para qualquer negócio. 


Com isso, é possível concluir que o marketing de conteúdo é uma excelente estratégia de inbound marketing para uma empresa contábil. Isso porque é através disso que um escritório pode ganhar visibilidade, credibilidade e atrair novos clientes. 


Está pronto para aplicar as estratégias de marketing de conteúdo em seu escritório de contabilidade?


Conheça o Contador Agora: somos uma startup focada em alavancar os resultados da sua empresa contábil por meio de uma estratégia de marketing digital. O nosso trabalho é sempre voltado para o sucesso do nosso cliente.


Aproveite para entrar em contato conosco e descobrir como o nosso time de especialistas pode contribuir com o seu escritório de contabilidade!

Autor:

Almir Estrela

CEO do Contador Agora

Especialista em alavancar negócios contábeis através de criação de canais de vendas e processos de marketing digital. Já ajudou mais de 700 empresas contábeis no Brasil e Estados Unidos a estruturarem processos de crescimento.

Receba conteúdos exclusivos e novidades!

Cadastro News Blog

Por Time de Conteúdo 25 abr., 2024
Descubra como um contador em Cabedelo pode ser crucial para o sucesso financeiro de sua empresa ou finanças pessoais com este guia informativo
Por Time de Conteúdo 25 abr., 2024
Descubra como um contador em Araçatuba pode ser vital para o sucesso financeiro de sua empresa ou finanças pessoais com este guia informativo
Por Time de Conteúdo 25 abr., 2024
Descubra como um contador em Chapecó pode ser essencial para o sucesso financeiro de sua empresa ou finanças pessoais com este guia informativo
Ler Mais
Share by: