fbpx

O avanço da internet fez com que a forma do consumidor de se comportar na hora da compra mudasse. Logo, conquistar novos clientes é um grande desafio das empresas no meio digital.

Isso implica em entender a jornada do consumidor e como a empresa pode trabalhar melhor seu ciclo de vendas. Ou seja, transformar seus potenciais clientes em fiéis compradores do seu produto ou serviço.

A empresa que conhece seu cenário de atuação e foca nas dores da sua persona, conseguindo criar campanhas de marketing focada na atração de possíveis clientes de uma forma assertiva.

Dessa forma, neste artigo vamos nos aprofundar em o que são leads e quais as estratégias devem ser usadas para transformar os leads em clientes.

O que são Leads?

O lead é um usuário que demonstrou interesse em seu produto ou serviço e pode ser tornar um potencial cliente. Geralmente, esse lead vem a partir de alguma interação feita pela página da empresa contábil, e ele informa dados para receber outros tipos de conteúdo.

A partir do cadastramento de dados do lead, ele passa a fazer parte do funil de vendas da empresa e é preciso ser trabalhado pela equipe de marketing e vendas para fechar o negócio com essa potencial cliente.

Diferença de leads e visitantes

O visitante é um usuário qualquer que esteja navegando pelo seu site sem apresentar interesse em relação ao seu negócio.

Já um lead, como foi dito, demonstrou interesse em algo oferecido pela sua empresa, seja um conteúdo ou serviço. Tornando muito mais fácil e interessar por algo novamente no futuro.

Por que é importante gerar leads?

Porque o segredo do lead está no uso do marketing como isca digital. Ao trabalhar com leads, é possível criar estratégias mais direcionadas. Além de gerar um tráfego maior ao site da sua empresa.

Essa interação que o lead faz com a empresa de contabilidade é de suma importância para firmar um relacionamento de confiança com o potencial cliente.

Como qualificar os leads?

No primeiro momento é dividir seus leads. Entender de onde ele veio e como saber converter em um cliente efetivo. A qualificação permite entender se o lead se encaixa no perfil da empresa, avaliando quanto ele se aproxima do cliente ideal.

Nesta situação, a empresa contábil tem como analisar de forma mais clara em que fase da jornada de compra esse usuário estar. Sendo possível entender o comportamento do comprador através dos materiais acessados.

Junto com essa fase, tem as estratégias de Inbound Marketing, que junto com o funil de vendas oferece conteúdos específicos para cada etapa. Que são:

– Topo de funil

A pessoa ainda não sabe que tem um problema, e não está procurando por nada especifico.

– Meio de Funil

Ela já tem conhecimento de um problema e está buscando soluções.

– Fundo de Funil

Já sabe o que quer e está avaliando a empresa para fechar com ela.

Leia mais sobre funil de vendas

Esta é uma relação de custo-benefício da sua empresa com o cliente, pois é produzido conteúdos relevantes para os dois. Com isso, um lead qualificado tem mais chances de efetivar uma compra na sua empresa.

Como medir os resultados dos leads qualificados?

Para se harmonizar com as métricas do site da sua empresa e agilizar o processo de vendas e marketing da sua equipe é relevante utilizar um bom CRM (Customer Relationship Management).

O CRM é um software que controla e ajuda na identificação dos leads, auxiliando nas possíveis vendas. A plataforma do Google e também servem para medir a performance online do seu site, com o objetivo de trazer potenciais leads.

Esse acompanhamento deve ser feito sempre que possível, para que o seu conteúdo seja relevante e atualizado para os usuários do seu site.

Como nutrir os leads

Se o usuário se interessou por um assunto no seu site, é de extrema importância manter uma conexão com essa pessoa. Portanto, é dever da empresa educar e ajudar ele a resolver um possível problema.

A nutrição de lead preza por um bom relacionamento com o cliente, pois quando se nutri uma pessoa com informações relevantes, constrói uma relação de confiança com o potencial comprador.

Leia mais sobre marketing de relacionamento

Dessa forma, a empresa conquista autoridade com sua marca gerando engajamento e novas oportunidades.

Estratégias para geração de leads para aumentar vendas

Leads: o que são e quais estratégias usar para vender mais

– Landing Page

Estratégia mais utilizada para conversão de leads. Nela é possível conseguir os dados do usuário que está visitando sua página. E saber quais assuntos a pessoa se interessa mais para o envio de futuros e-mails marketing.

Leia mais sobre E-mail Marketing.

– E-Book

Se tornou muito popular, pois abrange mais sobre um determinado assunto de forma didática. Esse e-book é um livro digital de suma importância para criar autoridade e educar o seu usuário sobre um determinado tema.

– Blog

Como foi visto, é importante ter conteúdo de qualidade para educar o possível comprador. Por isso, tratar de assuntos de topo, meio e fundo de funil ajuda na qualidade dos artigos e também acompanha com o comportamento do consumidor na hora da compra.

– Infográficos

Trabalhe com o visual, invista em infográficos que são ótimos para gerar valor para sua audiência. É um conteúdo bastante dinâmico que é uma estratégia muito eficiente para gerar leads.

– Webinar

Os conteúdos de vídeos estão em atlas. Com isso, os webinários funcionam bem. Eles são seminários ao vivo ou pré-gravados sobre um tema especifico, permitindo que o usuário veja quantas vezes quiser.

– Pop-up

O pop-up deve ser contextual e não aparecer vários sem contexto. Isso só faz que o usuário não tenha uma boa experiência no site e o número de rejeição aumente.

A melhor dica é os pop-up de disparo, que são mostrados quando o leito está saindo de sua página, para não atrapalhar sua leitura.

– Anúncios

Os anúncios são uma forma rápida para aumentar as vendas. É algo a curto prazo e escalável. Ou seja, a partir do investimento da empresa é possível captar pessoas interessadas na sua empresa.

– Chatbot

Com uma sequência de perguntas e alternativas, você pode configurar um chatbot para interagir com o usuário e captar seu e-mail. Serve também na qualificação do lead.

Conclusão

Com isso, concluímos que entender a geração de leads é a melhor forma de atrair e converter possíveis clientes para a empresa contábil. E utilizar de estratégias é ótimo para o crescimento e desenvolvimento do seu negócio.

Gostou? Deixe um comentário abaixo! 👇 👇

Leia outros artigos no nosso blog!