fbpx

Você sabia que o SEO local tem como objetivo aumentar a visibilidade da empresa para pesquisas feitas dentro da sua localidade?

Mesmo que você seja novo no mundo do marketing digital, provavelmente já ouviu falar em otimização de mecanismos de busca ou SEO, correto? Mas você pode estar se perguntando o que é SEO local, como você pode usá-lo para atrair mais clientes e como fazer SEO local para vários locais .

Nesse post, veremos o SEO local , por que é importante e se você quiser saber mais sobre como otimizar seu site para pesquisas locais, continue lendo para descobrir algumas dicas e truques que podem ajudar sua empresa a se destacar da concorrência.

O que é SEO local?

SEO é um termo genérico usado para descrever tudo o que você faz para melhorar seu site, para que ele tenha uma classificação mais alta nos resultados dos mecanismos de pesquisa para palavras-chave e frases relacionadas ao seu negócio. Já o SEO local, ajuda a garantir que sua empresa apareça nos principais resultados de pesquisa quando as pessoas na sua área pesquisam produtos e serviços relacionados às suas ofertas.

Leia 5 dicas matadoras para melhorar o SEO do site de contabilidade

Por que o SEO local é importante?

ALCANCE SEU PÚBLICO-ALVO

Vários locais atendem a diferentes informações demográficas. Quando sua empresa está trabalhando em vários locais, isso pode dificultar a simplificação de seus esforços de marketing. Criar páginas e conteúdo exclusivos para cada local pode ajudar você a se comunicar melhor com clientes em potencial em cada área.

CLASSIFICAÇÃO MAIS ALTA NOS RESULTADOS DE PESQUISA

Ao exibir resultados de pesquisa, o Google e outros mecanismos de pesquisa levam em consideração os dados de localização. Por exemplo, se você estiver no Rio de Janeiro  e buscar por “pizzaria”,  você irá desejar ver os resultados das pizzarias do Rio de Janeiro mais próximas de você.

Usando o SEO Local, você pode melhorar sua classificação nas SERPs (páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa) e aumentar sua visibilidade entre o público local e a sua contabilidade.

Como fazer SEO local:

1- Configure uma conta do Google Meu Negócio

Contador Agora

Muitos contadores não sabem que podem controlar diretamente as informações que o Google exibe sobre seus negócios.

É simples: basta configurar uma conta gratuita no Google Meu Negócio . Este site permite que você envie sua localização, informações de contato, site e horário de funcionamento. Você também pode enviar fotos profissionais da sua localização para torná-la mais convidativa.

2- Crie conteúdo do site baseado em localização

Agora que você já cuidou do básico, convém criar bastante conteúdo baseado em localização para o seu site. A coisa mais eficiente que você pode fazer, do ponto de vista de SEO local, é criar uma página para cada local que você deseja segmentar. É isso mesmo – em todos os locais. Ao contrário de agrupar tudo em uma grande página de “Locais”, isso permite segmentar todas as áreas especificamente no título, tags H1 e outras áreas de SEO .

3- Adicione os URLs de localização à sua página do Google Meu Negócio

Depois de configurar suas páginas de local, lembre-se de retornar à sua conta do Google Meu Negócio para adicionar esses novos URLs. Não basta adicionar sua página inicial ou URL do domínio; a adição de páginas específicas do local ajudará os rastreadores de pesquisa do Google a indexar sua página e obter classificações mais altas. Também proporcionará aos seus clientes uma melhor experiência do usuário.

4- Verifique se suas informações de NAP são consistentes

Quando o Google realiza uma pesquisa, ele faz uma referência cruzada das informações da sua NAP (Nome, Endereço, Número de telefone) em vários sites – como Páginas Amarelas etc. – para verificar se você é um negócio real e legítimo. É incrivelmente improvável que um site de spam tenha informações NAP consistentes em várias fontes.

Portanto, ajude o Google – e melhore seus rankings – certificando-se de que suas informações de NAP estejam corretas.

5- Crie anúncios do Google baseados em localização

A exibição de anúncios baseados em localização aumentará seu alcance e competitividade para suas áreas segmentadas. Você pode até usar a segmentação geográfica para garantir que seus anúncios apenas dentro de um raio geográfico específico. Se você configurou uma conta do Google Meu Negócio, será fácil integrar suas informações diretamente no Google AdWords.

Somente no Google são buscados mais de 500.000 vezes pelos termos “abrir empresa“, “contabilidade em (São Paulo, Belo Horizonte etc)”. Sabemos que o Google é uma fonte inesgotável de possibilidades de atração de oportunidades de negócios, por isso é de fundamental importância estar bem posicionado no Google.

Vejo muitas empresas com vários locais que incluem todas as informações em uma página de destino principal. Este é um grande erro para o SEO.

Você precisa criar páginas otimizadas e separadas para cada local da empresa.

Estas devem incluir:

  • O nome, endereço e número de telefone desse local (NAP);
  • Conteúdo específico do local (informações da equipe, depoimentos, notícias etc.);
  • Um mapa do Google incorporado;
  • Descrições de onde e como chegar ao seu negócio – incluindo menções de pontos de referência locais aos quais o Google pode se conectar como entidades;
  • Comentários e avaliações específicos do local por parte dos clientes;
  • Tags de título e meta descrições específicas do local;
  • Imagens de dentro da sua empresa e dos membros da equipe.

Pense nas suas páginas de localização como “micro sites” nos quais você pode expandir para criar conteúdo relacionado relevante. Você pode configurar sua estrutura de URL assim:

  • www.seudominio.com/localização/servicos
  • www.suacontabilidade.com.br/contador-no-rio-de-janeiro
  • www.suacontabilidade.com.br/contador-no-rio-de-janeiro/abrir-empresa

Você também deve otimizar seu conteúdo, tags de título, meta descrições etc. com palavras-chave específicas do local. Aplique uma marcação de esquema comercial local a cada página para que seu horário comercial e outras informações importantes possam aparecer nos resultados da pesquisa.

Por fim, verifique se essas páginas podem ser descobertas pelo Google. Os rastreadores do Google nem sempre conseguem encontrar uma página disponível apenas por meio de uma pesquisa ou localizador de filial em seu site.

Leia: Como construir um site contábil de sucesso

É um processo simples: depois de criar suas novas páginas de destino, envie um Sitemap para o Google.

O Contador Agora é especialista em criar estratégias de alavancagem de negócios contábeis, fale conosco.

marketing-contabil