fbpx

Toda estratégia de marketing digital eficiente tem por trás pesquisas sobre o público que deve ser atingido pelo conteúdo. No entanto, ter somente as informações gerais não é mais suficiente.

Assim, o termo persona se popularizou com o Inbound Marketing, trazendo uma nova perspectiva de trabalho, que se fundamenta em conseguir o interesse das pessoas em um determinado produto ou serviço.

Em outras palavras, entender o que o lead está procurando e solucionar o problema dele da melhor forma.

Com isso, este artigo vai abordar o conceito de persona e qual a importância para sua empresa contábil.

O que é Persona?

Persona ou Buyer Persona é perfil semi- fictício que representa o cliente ideal de uma empresa. Ela é baseada em dados reais sobre o comportamento e características dos seus clientes.

Na persona conhece-se os desafios, motivações, medo e dúvidas dos seus potenciais clientes. É através desses dados que é possível criar estratégias de marketing de conteúdo para o lead.

Ou seja, é fundamental segmentar o público que será o foco da atuação da empresa contábil para o sucesso dos negócios.

Público-alvo X Persona

O público-alvo pode ser definido como um grupo de pessoas para os quais sua empresa tem interesse em vender seus produtos e serviços.

Ou seja, é uma forma abrangente e generalista de identificar os potenciais consumidores para o seu negócio.

Por exemplo, mulheres, brasileiras, residentes da cidade de Belo Horizonte, acima dos 35 anos, com nível superior completo, casadas e que trabalham como médicas.

as personas é uma forma de caracterizar e identificar grupos de indivíduos dentro do público-alvo. A partir dela, a empresa contábil pode desenvolver estratégias de marketing para um perfil especifico de um cliente.

Por exemplo, Roberta mora em apartamento na região centro-sul da cidade de Belo Horizonte, tem 37 anos e tem doutorado. É casada com um dentista e trabalha como pediatra em hospitais públicos e particulares. Adora viajar e gosta de fazer pilates. Utiliza Facebook e Instagram para se relacionar com os amigos e divulgar seu trabalho. Seu objetivo é abrir seu próprio consultório. Mas o problema é que ela não sabe por onde começar.

Qual a importância da persona?

Conhecer a persona possibilita que a sua empresa contábil defina uma série de ações de comunicação mais assertivas, especialmente relacionadas à produção de conteúdo. Como por exemplo:

  • A escrita e o tom de uma forma específica;
  • O conteúdo se torna mais diferenciado;
  • Pode sanar as dores dos clientes com precisão;
  • Saber o tempo certo e o conteúdo a ser encaminhado ao cliente (e-mail marketing);
  • Entender a jornada do consumidor dentro do site.

Este processo possibilita entender em qual etapa do funil de vendas o consumidor está, e orienta o mesmo para o conteúdo,  que é o melhor naquele momento.

Assim, saber quem é a sua persona ajuda também na segmentação dos anúncios, o que reduz os custos com links particionados e aumenta as chances de conversão.

A persona é essencial para uma estratégia de marketing bem-sucedida. Quanto mais detalhada e personificada ela for, melhor será a visão e capacidade de ação da empresa contábil.

A persona, além de ser relacionar com seus atuais e potencias consumidores de forma mais produtiva, ela amplia as oportunidades de fidelizar o cliente a sua marca.

Como criar uma persona

Persona ou Buyer Persona é perfil semi- fictício que representa o cliente ideal de uma empresa. Ela é baseada em dados reais .

As personas devem ser criadas a partir de dados assertivos e não por meio de palpites. As pesquisas podem ser feitas no formato de entrevistas ou formulários.

A lista de perguntas varia de acordo com o segmento e nicho da sua empresa. Vale a pena conversar com alguns dos seus clientes para conhecer a fundo suas dores.

Veja alguns passos a seguir:

-Perguntas

O primeiro passo é pensar na sua persona e quais perguntas precisam ser feitas. Foque em entender o que a sua persona está buscando.

Por exemplo:

  • Idade;
  • Cargo;
  • Qual o segmento da sua empresa?;
  • Gosta de trabalhar nesta empresa?;
  • Quais são os principais objetivos?
  • Qual a faixa de renda mensal?
  • Hábitos;
  • Hobbies;
  • Quais tecnologias usa;
  • Quais mídias preferem;
  • Quais assuntos você mais gosta de acompanhar?
  • Quais formatos de conteúdo você gosta e quais meios?
  • Ele tem hábito de pesquisar antes de comprar?
  • Ele costuma pagar à vista ou parcelado?
  • Com que frequência ele costuma comprar?

-Respostas

O segundo passo é tentar encontrar características comuns entre os clientes, ou seja, quais os problemas, as reclamações mais comuns e as soluções mais citadas.

Com isso, componha as personas e defina quais são as mais importantes.

-Estruturando

Depois de ter listados os problemas mais recorrentes, coloque tudo no word para que a assimilação da persona seja mais organizada. Aqui é o momento de criar um nome, idade, profissão e descrever o dia a dia.

Vale lembrar que essa criação deve se basear nas respostas recebidas. Pense em um ser humano de verdade, pois as dores são de um.

-Compartilhe

Reúna seus colaboradores e mostre a persona criada, para alinhar processos internos com essa estratégia.

Ferramentas de criação de persona

Com avanços da tecnologia, é possível criar as personas através de ferramentas específicas. Veja algumas ferramentas de criação de persona abaixo:

-Super Persona

Produzida pelo portal Superstorm. Ela é uma ferramenta super fácil de utilizar e sem limitação para criar personas.

Totalmente gratuita e que consegue descrever com fidelidade seu usuário e o cliente ideal.

-Make my persona

Produzida pela Hubspot. Um site que auxilia o usuário na criação de personas.

-Google Forms

A realização de uma boa pesquisa pode custar caro, por isso a ferramenta realiza de forma gratuita formulário para suas perguntas para produção de personas.

-O Gerador de Persona

Produzida pela Rock Content e Resultados Digitais. Uma plataforma bem intuitiva, ela facilita a criação de persona através dos dados da empresa.

marketing-contabil

Conclusão

Com isso, concluímos que pensar em estratégias de persona irá ajudá-lo a identificar melhor com o seu público da empresa contábil. Assim, você consegue entender as dores e resolver os problemas de seus clientes com mais eficiência.

Gostou? Deixe um comentário abaixo! 👇👇

Leia outro artigo no Blog do Contador Agora!