fbpx

A jornada do consumidor ou jornada de compra é o caminho que uma pessoa faz até decidir ou não pela compra de um produto ou serviço. Ou seja, entender os passos que o consumidor faz antes de escolher comprar o seu produto.

Esse processo é uma estratégia de marketing que vale de informações do perfil do cliente, dos problemas, da compra e dos resultados. Geralmente, o consumidor tem uma necessidade ou um problema para solucionar e no primeiro momento quer apenas buscar informações sobre isso.

Em seguida, começa a considerar soluções que possam resolver esse problema. E por fim, ele avalia todas as opções existentes e decide adquirir aquela que considera a mais adequada.

Dessa forma, a jornada do consumidor fica mais destrinchada para que as empresas possam trabalhar em cada etapa da jornada. Mas entre a descoberta e a compra propriamente dita, o consumidor passa por alguns estágios.

Etapas da Jornada do Consumidor

Jornada do consumidor: entenda qual é a sua importância

Aprendizado e Descoberta

O usuário ainda não sabe muito bem o que quer e se tem uma necessidade ou problema para resolver. Aqui ele está despertando o interesse para determinado tema e o objetivo da sua empresa é capturar sua atenção.

Reconhecimento do problema

Nessa fase, o cliente já sabe que possui um problema a ser solucionado, logo já faz pesquisas sobre possíveis soluções existentes no mercado.

Consideração da solução

Pronto. Aqui o consumidor já sabe exatamente qual é a sua necessidade e identificou as soluções que podem resolver seus problemas e passa a considerar as possíveis alternativas disponíveis.

Decisão de compra

No estágio final da jornada. O cliente já decidiu resolver a sua dificuldade e está analisando as opções, a fim de encontrar aquela que esteja mais alinhada à sua realidade.

Qual a importância de conhecer a jornada do seu consumidor?

É nela que você saberá quando abordar seu potencial cliente. Entender a jornada, ajuda a construir conteúdos para o momento certo e ser relevante para o seu usuário no processo da compra e pós-compra.

Como vimos no primeiro estágio da jornada, o cliente ainda nem sabe direito o que ele quer. Com isso, é importante que as empresas contábeis criem interesses por meio da valorização de seus problemas e apresentam benefícios sobre o seu produto/serviço.

Por meio das estratégias corretas, o cliente tem o que precisa no momento certo. Pois antes do seu consumidor saber o preço do seu produto, o consumidor precisa saber o valor da sua marca e o que ela pode agregara a ele.

Saber em qual momento o cliente está, permite aumentar a produtividade do time de vendas, direcionando os esforços para quem tem mais possibilidade de fechar a venda. Consequentemente, elaborar conteúdos mais direcionados para que o usuário tem mais chances de avançar pelo funil de vendas.

A jornada do consumidor também estreita o relacionamento com o cliente, ou seja, melhorar o relacionamento da sua marca com o cliente faz todo o diferencial. Assim, com a estratégias de marketing de relacionamento é possível fidelizar o cliente.

Leia mais sobre Marketing de Relacionamento

Como melhorar a jornada do consumidor?

jornado do consumidor

Depois que entendemos o caminho que o consumidor faz para comprar algo na nossa empresa. É preciso melhorar a nossa jornada para atrair o cliente e dar a ele uma melhor experiência nesse processo. E como fazer isso? Veja:

  • Produza conteúdos relevantes

Como o cliente vai te achar? Oferecendo conteúdos e materiais interessantes e de qualidade para que o comprador goste do seu negócio.Invista em um blog ou um site para disponibilizar esses materiais e guiar seus consumidores pelo os estágios do percurso.

O conteúdo serve também para convencer o usuário a permanecer no seu site, se interessando assim pelas soluções oferecidas pela sua empresa. Por isso, é necessário ter um compromisso de entregar informações úteis e que atendam ao que o usuário está buscando.

  • Trabalhe com SEO

A produção de seu conteúdo também deve ter técnicas de SEO, ou seja, otimização do conteúdo para os motores de busca (Google, Yahoo, Bing). Essa otimização busca um bom ranqueamento do seu texto.

Toda marca deve concentrar na melhoria dos mecanismos de busca com a otimização do SEO do site, ou seja, quanto menor a posição da sua marca (mesmo estando na página inicial), menos circulação a empresa está ganhando.

Leia mais sobre SEO para empresas

  • Automatize o marketing

Quando o consumidor estiver na fase de descoberta, você pode auxilia-lo enviando e-mail marketing. O e-mail marketing é a utilização do e-mail em campanhas de marketing digital, com objetivo de criar e manter o relacionamento com clientes, melhorando resultados nas vendas e na retenção.

Essa estratégica dá oportunidade de conhecer os clientes, sua opinião e preferências. Além de promover eventos de fidelização.

E como identificar os conteúdos da jornada do consumidor?

  • Mapear personas

O percurso de compra do consumidor gira em torno do consumidor e suas características. Por isso, o primeiro momento no mapeamento dessa jornada é identificar qual é o seu cliente ideal, pois nada adianta produzir um conteúdo para um público que não tem nada a ver com o seu produto/serviço final.

Com isso, traçar a sua persona, o perfil do cliente e entender suas necessidades e dores mais comuns é mais fácil compreender como a sua empresa pode ajudá-lo em cada estágio do consumidor.

  • Perguntas principais

Converse com seus clientes atuais da marca ou leads que já estão passando pelo processo de compra. Faça perguntas simples como: “O que você espera de um produto ou serviço que promete resolver o seu problema? ” ou “O que foi mais determinante para fecharem com a sua empresa?. ”

  • Organização

Depois que você tiver bem definido sua persona e as dores do seu público, junto com as informações da sua empresa contábil. Organize tudo todas em informações em etapas, assim você saberá em qual caminho o seu cliente vai estar até adquirir o produto ou serviço.

Conclusão

Neste artigo, vimos a importância de entender a jornada do consumidor para sua empresa contábil. Esse processo ajuda a entender melhor seu cliente e cria estratégias para o cliente compre seu produto ou serviço e também o fidelize.

Gostou deste artigo? Deixe um comentário abaixo! 👇👇

Leia outros artigos no Blog do Contador Agora!