fbpx
  1. INBOUND MARKETING NA CONTABILIDADE E COMO USÁ-LO. Primeiramente, o melhor é conhecer o significado do termo “Inbound marketing”. Literalmente, traduzindo para a língua portuguesa o termo pode ser chamado de “marketing de entrada” ou “marketing de atração”.

O Inbound é uma nova técnica que cancela os antigos significados de marketing e traz uma nova perspectiva de trabalho, que se fundamenta em conseguir o interesse das pessoas e fazer com que os eventuais clientes encontrem o profissional da contabilidade.

O Inbound marketing tem como sustentáculo o “marketing de conteúdo”, que se concentra na elaboração e compartilhamento de conteúdo de qualidade para que as pessoas certas se aproximem da empresa. Para isso, é preciso alinhar o conteúdo com os interesses do seu público-alvo, assim você atrai o tráfego de entrada e então, pode converter em leads (Um lead é uma pessoa que tem interesse nos serviços de uma empresa, fechar negócios e conquistar a fidelidade do cliente).

Em outras palavras, o Inbound marketing é a melhor forma de realizar um negócio com um novo cliente. A técnica é adequada a atual situação do mercado e aos costumes de compra dos consumidores.

O inbound marketing procura atrair o cliente por meio de conteúdos que relevantes sobre o serviço da empresa e que auxilia na solução de dúvidas e problemas.

Imagine um empreendedor com dúvidas sobre questões contábeis, tributárias e fiscais. Ele fará uma busca na internet sobre contabilidade e encontrará textos sobre os assuntos de interesse. Esses assuntos serão valiosos para aproximar clientes. Esses textos são adotados com baixo custo e o retorno é rápido.

 

Instruções sobre o inbound marketing e como usá-lo?

  • Crie um blog

O blog é um suplemento do site da empresa e o objetivo é a elaboração de diversos conteúdos, como a divulgação de artigos e e-books. O blog segmentará um enorme número de leitores, aproximar leads e trará novos clientes para o escritório.

Os conteúdos devem ser voltados para a esfera contábil para oferecer esclarecimentos de dúvidas e respostas gratuitas. Uma das melhores plataformas para criar um blog é o WordPress, pois é simples o manuseio e gratuita.

  • Trabalhe o SEO

Já é conhecido que objetivo do inbound marketing tem como objetivo final atrair clientes. Será necessário criar uma audiência segmentada e uma das melhores técnicas é o SEO (Search Engine Optimization, ou seja, a otimização das buscas).

O conteúdo segmentado fará a diferença para continuar preservando uma relação regular com o público.

As técnicas de SEO  buscam aprimorar o conteúdo do seu blog de contabilidade para que ele fique bem localizado nas principais fontes de busca.

Se o conteúdo estiver na primeira página do Google, a possibilidade da transformação dos leitores e visitantes em clientes será enorme!

Para trabalhar o SEO é importante conhecer as dúvidas e quais palavras são buscadas pelos leitores que fazem busca no Google. Depois de conhecer essas dúvidas e palavras que os textos deverão ser escritos e postados.

 A presença do escritório de contabilidade nas redes sociais é fundamental. Na América Latina, os brasileiros são os que mais utilizam as redes sociais, Facebook e Instagram são os mais usados e, nas redes sociais, o inbound marketing facilita muito o diálogo e o atendimento se torna personalizado. Quando é criado um perfil nas redes sociais é necessário que as postagens sejam atualizadas diária ou semanalmente.

  • A utilização do e-mail marketing

O e-mail marketing faz parte das ações do inbound marketing e possibilita um contato maior entre o escritório de  contabilidade e o cliente. Com o e-mail do leitor, o canal fica mais direto com o futuro cliente e cria um relacionamento muito mais simples. A conquista de novos clientes dependerá do conteúdo que será oferecido. Ele deverá ser rico para despertar o interesse do cliente. Assim sendo, os laços ficarão estreitos e haverá melhor abertura para oferecer os serviços.

O e-mail marketing poderá ser introduzido com plugins gratuitos do WordPress e, mais tarde, transferido para serviços pagos, com recursos e maior capacidade de disparo de mensagens.

  • Conteúdos de Inbound marketing para contabilidade

Elaborar conteúdo sobre contabilidade tem um grande potencial, pois a concorrência é baixa. Um indício é o pequeno número de fontes confiáveis de informação e instruções sobre os temas tributários e fiscais.

Não há muita concorrência e isso é uma oportunidade para o destaque mais rápido. Realizando uma pesquisa e procurando por algumas palavras-chave relacionadas à esfera da contabilidade, a ferramenta de busca oferecerá algumas sugestões e servirão de referência para os textos de blog, postagens nas redes sociais e conteúdos de e-mail.

Existem muitos temas sobre contabilidade que podem ser procurados por palavras-chave para postar no blog:

Exemplos:

 

  • Como abrir empresa,
  • Previdência social,
  • Controle de caixa eficiente,
  • Passos para abrir uma empresa;
  • Como emitir notas fiscais,
  • Substituição e enquadramento tributários.

 

Esses temas são de fundamental importância para o público que busca informações sobre contabilidade. Quando esses temas forem postados no blog, é importante que o texto esclareça as dúvidas que o leitor possa ter.

Se ele estiver buscando informações sobre “Como abrir uma empresa” ou “Como fechar uma empresa”, é importante que o leitor tenha todos os detalhes no texto postado.

Para escritórios de contabilidade, o inbound marketing tem como objetivo atrair clientes através de conteúdos do interesse dele.

 

Veja algumas instruções do Inbound Marketing para escritórios contábeis:

 

  1. O público que deseja atingir

 Faça uma lista de alguns segmentos. Não é necessário que sejam muitos. É recomendável fazer a lista com os colaboradores do escritório e marcando quais deles trarão mais serviços, os que trarão menos serviços e ao mesmo tempo gerando uma boa receita para o escritório.

  1. Qualifique o conteúdo

 Quando o segmento for definido, é hora de elaborar o conteúdo.  Junto com a equipe, relacione quais são as maiores dúvidas e problemas que o segmento possa ter. Esse “briefing” tornará a elaboração do conteúdo muito mais simples. Os artigos devem ser elaborados com definições, orientações e soluções para o bom entendimento e esclarecimento, não deixe de constar no conteúdo algumas técnicas de SEO ONPAGE fazendo com que o ranqueamento no Google fique mais fácil.

Para ficar mais simples, siga as seguintes orientações:

 

  • Use a palavra-chave na URL
  • Use a palavra-chave umas cinco vezes ao longo do artigo;
  • O artigo deve conter de 300 a 700 palavras;
  • A imagem escolhida deverá ser de acordo com a palavra-chave.

 

Com essas orientações o artigo terá mais autoridade e o índice de competitividade será respeitado.

 

  1. A divulgação

 

O Inbound Marketing para escritórios de contabilidade começa a tomar vida na divulgação.  Com os artigos elaborados, selecione alguns grupos no Facebook, Instagram, Linkedin e alguns blogs para oferecer os serviços do escritório de contabilidade. Esse procedimento é chamado de “campanha de seeding”. O objetivo é mostrar que o escritório está pronto para auxiliar nos serviços de contabilidade.

 

  1. A Análise

 

Uma das orientações mais importantes é a análise das ações do Inbound Marketing. Para fazer essa análise é preciso se vincular à “Web Master Tools” e ao “Google Analytics”, onde você poderá ver a taxa de cliques e visualizações. Com os dados coletados será possível conhecer o quanto o artigo foi aceito, qual a localidade que mais visitou e começar a pensar na elaboração do próximo.

O Marketing Digital é uma ciência de concentração de leads que tenham um verdadeiro desejo de compra.