Contabilidade: O que é, Conceito e Objetivos da contabilidade

AUTOR: ALMIR ESTRELA

A contabilidade vem passando por algumas mudanças ao longo dos anos, principalmente por causa das novas demandas no mercado. No entanto, uma coisa não mudou: a sua importância na gestão de uma empresa.


Empresas de todos os segmentos de atuação e tamanhos encontram, no auxílio prestado por um contador, uma maneira eficiente de otimizar a sua gestão e, consequentemente, alavancar os seus resultados.


Isso porque, o profissional contábil desempenha serviços que são fundamentais na gestão empresarial. O que permite não somente prever problemas com antecedência, como também traçar os melhores caminhos para resolvê-los.


No entanto, ainda é possível encontrar empreendedores que não compreendem o papel da
contabilidade. Muitos a enxergam como um serviço focado somente em lidar com burocracias e atuar na gestão de documentos.


É o que faz com que uma empresa perca uma grande oportunidade de tornar a sua gestão mais assertiva e segura.


Sendo assim, que tal compreendermos melhor o que é a
contabilidade, a sua importância na gestão empresarial e quais são os seus principais objetivos?


Continue a sua leitura e descubra como a sua empresa pode se beneficiar por meio de um serviço contábil!


Aproveite também para acompanhar o conteúdo:
Como definir metas comerciais para sua contabilidade?


O que é a contabilidade?

A contabilidade hoje, é um dos principais serviços de apoio na gestão de toda e qualquer empresa. Por meio da sua atuação, é possível seguir o melhor caminho para a lucratividade de um negócio.


O seu papel é guiar um empreendedor a tomar sempre a melhor decisão para a sua organização, permitindo assim minimizar os riscos encontrados e aproveitar todas as oportunidades de crescimento.


Hoje, um empreendedor conta com o suporte de um contador em diferentes etapas do seu negócio. Ou seja, ele atua tanto no processo de abertura de empresa, como também auxilia na sua gestão.


Os
Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) orientam que toda e qualquer pessoa jurídica tenha o apoio de uma contabilidade. O intuito é garantir uma gestão mais tranquila e eficiente.


Ao decorrer deste conteúdo, será possível compreender melhor tudo o que você precisa saber sobre a contabilidade e a sua importância. Portanto, continue a sua leitura com atenção e tire todas as suas dúvidas.


Qual é o significado da palavra contabilidade?

De acordo com o Congresso Brasileiro de Contabilidade, a contabilidade diz respeito à ciência focada em estudar e praticar funções relacionadas à orientação, controle e registro relativo à administração econômica.


Agora, segundo o
Oxford Languages, a contabilidade é a ciência teórica e prática responsável por fazer o estudo dos métodos de cálculo e registro das movimentações financeiras de uma empresa.


Na prática, estamos falando de um estudo que atua no controle do patrimônio de uma empresa. O que acontece por meio dos registros contábeis obtidos e das demonstrações de resultados.


Com o objetivo de compreender melhor do que se trata a
contabilidade, também é necessário entender as suas origens. Ou seja, onde tudo começou e quais foram os caminhos percorridos para a sua atual relevância.


Origem do termo contabilidade

A contabilidade já foi vista, por muitos empresários, como algo negativo. Ou seja, um serviço que trazia consigo somente um maior custo para as empresas.


No entanto, com o passar do tempo, a visão sobre os serviços contábeis foi passando por algumas mudanças.


A origem da palavra
contabilidade vem de contábil, do Latim COMPUTABILIS, que significa “o que se pode contar”, de COMPUTARE, que traz consigo o significado de “somar, calcular”.


Os primeiros indícios da origem desta área tão importante surgiram há milhares de anos atrás. A sua história está diretamente ligada à necessidade de se fazer registros na gestão do comércio.


Isso porque, atividades como a troca e venda que aconteciam entre os comerciantes demandavam um maior acompanhamento das transações. Cada uma das movimentações eram registradas por meio de relatórios.


Na própria Bíblia, podemos ler sobre a cobrança de impostos que, na Babilônia, acontecia por meio de escritas. Portanto, a
contabilidade é uma atividade que já está entre nós muito antes do que pensávamos.


Agora, é de suma importância compreender também como a contabilidade vem atuando nos dias atuais. O que será possível acompanhar nos próximos tópicos deste artigo. Confira conosco!


Confira também o conteúdo:
Marketing e vendas na contabilidade: termos que você precisa conhecer


Qual é o objetivo da contabilidade?

O principal objetivo por trás da atuação da contabilidade envolve compreender e, logo após, fornecer as informações econômicas de uma empresa para diversos interessados, como por exemplo:


  • Governo;
  • Bancos;
  • Investidores;
  • Funcionários;
  • Fornecedores;
  • Sindicatos.


É o que permite que uma organização mantenha cada um dos envolvidos na sua gestão atualizados sobre a sua realidade econômica e financeira, além de manter a empresa em dia com as suas devidas obrigações.


Se a sua empresa deseja se destacar no mercado, saiba que será necessário contar com o suporte de um serviço especializado. Isso porque, são várias as atividades por trás da gestão empresarial.


É neste sentido que a
contabilidade atua diretamente na gestão empresarial. Afinal, os serviços contábeis contribuem para que os gestores entendam a realidade financeira de uma empresa, garantindo uma maior exatidão na tomada de decisões.


Ou seja, o contador é o profissional responsável por coletar todas as informações financeiras de uma empresa. Assim, ele pode repassá-las para um gestor, que agora entende qual é o melhor caminho a ser seguido.


Ao compreender a situação atual de uma empresa, se torna possível traçar estratégias mais assertivas e seguras. Afinal de contas, o empresário tem conhecimento de todos os riscos e oportunidades que o cercam.


Desta forma, a atuação de um
escritório de contabilidade faz com que uma empresa siga a direção mais propensa ao seu sucesso.


Quais são os princípios da contabilidade?

Quando falamos nos princípios da contabilidade, estamos nos referindo a um conjunto de normas que determinam a ação das Ciências Contábeis. Logo, eles regem como um contador deverá agir.


Todos os princípios foram publicados no Conselho Federal de Contabilidade (CFC), por meio da Resolução nº 750/93.


Deste modo, todo e qualquer profissional contábil deve compreender quais são os
princípios da contabilidade e o que diz cada um deles. Afinal de contas, eles vão garantir a sua correta atuação no mercado.


Segundo a Resolução nº 750/93, são 7 os princípios que regem a contabilidade. Confira a seguir quais são:


1. Princípio da Entidade

Aqui, temos um princípio que determina que o patrimônio, principal objeto da contabilidade, pertence somente à entidade. Ou seja, ele não se mistura com o patrimônio dos sócios ou proprietários.


Uma outra informação importante sobre o princípio da entidade é que a soma dos patrimônios de duas ou mais entidades não resulta na criação de uma nova entidade.


Confira mais sobre o tema:
Leads B2B: O que é, como gerar e dicas para aperfeiçoar os processos de vendas da sua contabilidade


2. Princípio da Continuidade

No Princípio da Continuidade, o foco é considerar que uma determinada entidade permanecerá operando de forma indefinida no futuro.


A sua importância se dá, principalmente, na garantia da utilidade dos ativos que, caso uma empresa venha a encerrar as suas operações, teriam o valor econômico anulado, gerando assim uma insegurança jurídica.


3. Princípio da Oportunidade

No Princípio da Oportunidade, o foco principal é garantir a transparência e a integridade de todos os registros contábeis.


Isso deve acontecer em um momento oportuno - o mais próximo possível da geração dos registros - contendo informações de forma completa, sem nenhuma omissão ou até mesmo excessão.


4. Princípio do Registro pelo Valor Original

Estamos falando de um registro focado no registro dos componentes de um determinado patrimônio, que deve acontecer com valores originais, expressos por meio da moeda utilizada no país.


No caso das transações que acontecem no exterior, deve-se converter o valor na moeda nacional no exato momento do registro.


5. Princípio da Atualização Monetária

O Princípio da Atualização Monetária, como o próprio nome indica, se relaciona com o  Princípio do Registro pelo Valor Original.


Como vimos no item anterior, o valor de um patrimônio deve ser registrado pelo seu valor original. No entanto, o valor deve ser atualizado seguindo as variações que acontecem no poder aquisitivo da moeda nacional.


Aproveite para ler sobre o assunto:
Negócio Escalável: como superar os desafios impostos pelo crescimento do seu negócio contábil


6. Princípio da Competência

Aqui, temos um princípio que indica que os registros das despesas e receitas de uma empresa devem ser incluídos no processo de apuração dos resultados de exercício (DRE), no exato momento no qual o fato gerador acontece.


7. Princípio da Prudência

Por fim, também temos, como princípio da contabilidade, o Princípio da Prudência. Aqui, deve-se levar em consideração o maior valor na mensuração de passivos e o menor valor na mensuração de ativos.


É o que evita erros no momento de levantar as informações financeiras de uma empresa, que podem acabar comprometendo a sua gestão.


Qual a responsabilidade do contador?

Muitos empreendedores não sabem, mas abrir uma empresa é uma decisão que traz consigo uma série de responsabilidades. Isso porque, a legislação brasileira impõe uma série de obrigações às empresas.


No Brasil, são mais de 90 tributos que incidem sobre as operações das empresas brasileiras, além de cerca de 67 declarações que precisam ser entregues pelos empreendedores aos órgãos fiscalizadores.


Deste modo, diante de tantas obrigações impostas às empresas, o contador desempenha um papel fundamental.


O papel de um profissional contábil passa, por exemplo, por atividades como a apuração dos tributos pagos por uma empresa, envio da folha e preparação das diferentes declarações e demonstrações financeiras.


Sendo assim,
o contador é um dos responsáveis por manter uma empresa em dia com todas as suas obrigações, minimizando assim as chances de enfrentar problemas como multas e autuações com o Fisco.


Muitas empresas acabam comprometendo a sua gestão por não cumprir com as suas obrigações perante à legislação.


Portanto, é essencial que um empreendedor busque ter o apoio de um contador de sua confiança, que será o profissional que vai atuar ao seu lado, garantindo a conformidade de uma empresa.


Acompanhe também o nosso conteúdo:
O que são Leads? Aprenda como qualificar, gerenciar e nutrir os visitantes do seu site contábil


Qual é o objeto de estudo da contabilidade?

O principal objetivo de estudo de uma contabilidade é o patrimônio de uma empresa e as suas especificidades. O que envolve, por exemplo, quais são os riscos e oportunidades que o envolvem.


Inclusive, você compreende o conceito por trás de um
patrimônio e sabe do que ele pode ser composto?


Um patrimônio se apresenta como um
conjunto de bens, direitos e obrigações que possuem um determinado valor financeiro, tanto para pessoas físicas quanto para as empresas. Ou seja, é tudo que uma pessoa tem e deve.


Na prática, um patrimônio é composto por duas partes distintas, os seus
ativos e passivos. Sendo que a primeira opção diz respeito aos valores positivos, enquanto a segunda opção se refere às obrigações.


Sendo assim, o patrimônio de uma pessoa física ou empresa pode ser determinado pelo seguinte cálculo:


Patrimônio = Bens + Direitos + Obrigações


O serviço de uma
contabilidade é o responsável por compreender como garantir o bem-estar de um patrimônio, minimizando todos os seus riscos e evitando que ele sofra algum dano ou variação.


Qual é a finalidade da contabilidade?

Um erro muito comum cometido em empresas de todos os portes e segmentos é a falta de uma base de dados como apoio na tomada de decisões. Assim, um empreendedor pode acabar seguindo um caminho prejudicial para o seu negócio.


O que muitos não sabem é que boa parte dos erros gerenciais poderiam ser evitados por meio do suporte de uma
contabilidade,


Isso porque, os serviços contábeis são responsáveis tanto por coletar como também por analisar as informações de uma empresa. Logo em seguida, os contadores repassam os dados para os gestores.


Estamos falando de dados econômicos que, após analisados, são registrados e organizados por meio de um relatório ou comunicado. O intuito é orientar o gestor sobre o melhor caminho para a sua empresa.


Após compreender a realidade financeira de uma empresa, se torna possível traçar estratégias mais eficientes.


Por meio do suporte de uma
contabilidade, é possível mensurar os resultados que vêm sendo apresentados por uma empresa. Esta análise do desempenho permite definir melhorias ou até mesmo novas estratégias.


Sendo assim, após o entendimento da atuação de um contador em prol da gestão de uma empresa, fica mais claro identificar qual é a principal finalidade por trás da atuação de uma
contabilidade.


Quem pode exercer a função da contabilidade?

A área de Ciências Contábeis vem atraindo um número cada vez maior de estudantes que desejam ingressar no mercado de trabalho.


Isso porque, estamos falando de uma área que traz consigo uma série de oportunidades para os trabalhadores.


No entanto, quais são os fatores que determinam quem pode ou não exercer a função da
contabilidade?


Somente os profissionais especialistas na área, com formação nos cursos de Ciências Contábeis ou
Contabilidade, aprovados no Exame de Suficiência e que possuem registro no CRC (Conselho Regional de Contabilidade).


A seguir, confira quais são as funções que podem ser exercidas por um
profissional da contabilidade:


  • Profissional autônomo;
  • Empresário;
  • Perito contábil;
  • Auditor independente;
  • Auditor interno;
  • Consultor tributário;
  • Controller;
  • Auditor fiscal;
  • Executivo;
  • Acadêmico;
  • Membro do Conselho Fiscal e de Administração;
  • Entre outros.


Ou seja, atuar como profissional de contabilidade é uma opção acompanhada por uma série de oportunidades. Sendo que todas elas possuem uma demanda a ser atendida no mercado contábil.


Aprenda lendo:
Social Selling na Contabilidade: Tudo que você precisa saber para ter as redes sociais como aliadas nas vendas


Quanto é o salário de um contador?

Um dos principais fatores que acabam atraindo estudantes para o curso de Ciências Contábeis é o valor do salário pago a um contador.


Isso porque, de acordo com informações levantadas pelas Catho, o salário médio pago a um contador no Brasil é de R$ 4.631 mil.


Ou seja, os salários recebidos por um
profissional da contabilidade podem acabar variando entre R$ 3.250 e R$ 7.713 mil.


Além disso, os contadores que assumem cargos estratégicos dentro de grandes organizações, como diretores, podem ter recebimentos mensais que chegam a até R$ 80 mil.


Isso significa que, estamos nos referindo a uma área que, além de diferentes oportunidades de mercado, pode abrir as portas para que um profissional venha a obter bons resultados financeiros.


Quanto ganha o dono de um escritório de contabilidade?

A contabilidade é uma área que permite que o contador consiga conquistar bons resultados financeiros. No entanto, não estamos falando de um processo fácil. É necessário muito comprometimento e dedicação.


Para ser o dono de um escritório de contabilidade, por exemplo, o profissional deve ter um perfil diferenciado. O que envolve muito estudo e foco, uma vez que a legislação brasileira sofre com várias mudanças.


Neste momento, é comum se questionar sobre quanto o dono de um escritório de contabilidade ganha no final de um mês.


Hoje, é possível encontrar donos de um escritório contábil recebendo uma remuneração que gira em torno de R$ 12 mil mensais. O que coloca o contador como uma profissão bem remunerada no mercado.


Qual o faturamento médio de um escritório de contabilidade?

Abrir um escritório de contabilidade se apresenta como uma das principais formas de empreender no mercado contábil. Isso porque, por meio da captação de clientes, é possível aumentar o seu faturamento mensal.


É o que faz com que muitos profissionais escolham investir no empreendedorismo e, assim, abrir o próprio negócio.


Atualmente, existem escritórios de contabilidade com mais de 300 funcionários. Você consegue imaginar quantos clientes ele possui em sua base e qual o seu faturamento obtido por este negócio dentro de um mês?


Sem sombra de dúvidas, estamos falando de valores altos e que saltam aos olhos de todo e qualquer empreendedor.


O faturamento médio de um escritório de contabilidade varia, pois deve-se levar em consideração uma série de fatores, como a precificação dos serviços contábeis e o número de clientes na base.


Hoje, existem empresas que possuem mais de 30 clientes atuando no Simples Nacional e, que no final do mês, faturam pouco mais de R$ 20 mil. Com isso, é essencial buscar captar um número maior de clientes.


Qual o lucro de um escritório de contabilidade?

Todo e qualquer contador compartilha o desejo de ver o seu escritório de contabilidade com um lucro cada vez maior.


No entanto, muitos não compreendem que o lucro apresentado por um negócio depende de alguns fatores. Existem algumas etapas que, quando seguidas, podem alavancar a lucratividade de um escritório.


A seguir, descubra alguns dos principais fatores que influenciam no lucro obtido por um negócio contábil:


  • A precificação dos seus serviços;
  • O cálculo dos seus honorários;
  • Prestação da contabilidade consultiva;
  • Implementação da tecnologia;
  • Atendimento humanizado e personalizado;
  • Investimento no marketing contábil.


Acima, você pode compreender alguns dos fatores que podem influenciar positivamente no lucro de um escritório contábil. Não existe uma ciência exata do quanto se pode faturar ao final de um mês.


Contudo, quanto maior for a sua base de clientes, maior também será o faturamento e, consequentemente, a lucratividade de um negócio contábil.


O que se estuda no curso de Contabilidade?

Já que estamos falando do curso de Ciências Contábeis e da formação de um profissional contábil, uma das principais dúvidas compartilhadas pelos novos estudantes diz respeito ao que se estuda ao longo do curso.


A principal área de estudo de um contador é a matemática, uma vez que, no mercado, a sua atuação será baseada na realização de cálculos eficientes, garantindo uma maior segurança financeira para as empresas.


Neste sentido, confira a seguir algumas das principais matérias estudadas no
curso de contabilidade:


  • Matemática financeira;
  • Probabilidade e Estatística;
  • Lógica Matemática;
  • Direito Comercial e Empresarial;
  • Legislação Social, Trabalhista e Tributária;
  • Administração financeira;
  • Comportamento Organizacional;
  • Planejamento Estratégico;
  • Orçamento público;
  • Teoria da contabilidade;
  • Contabilidade financeira;
  • Entre outras;


Após a conclusão do curso de contabilidade, o profissional contábil precisa conhecer quais são as principais rotinas de um contador. Acompanhe a seguir e tire todas as suas dúvidas sobre o tema!


Quais são as rotinas de contabilidade?

São várias as rotinas de uma contabilidade na gestão de uma empresa. No entanto, existem algumas atividades que acabam se destacando e cumprindo um papel fundamental, como é o caso dos exemplos:


  • Controle financeiro;
  • Planejamento estratégico;
  • Cumprimento das obrigações.


Desta forma, o contador é o profissional responsável por ajudar o empreendedor em cada uma das frentes acima. O que permite evitar erros na gestão de uma empresa e impulsionar o seu crescimento.


Acompanhe a seguir como alavancar os resultados de uma empresa por meio das
rotinas de uma contabilidade:


1. Controle financeiro

A forma com a qual uma empresa faz o controle financeiro determina o seu sucesso no mercado. Em contrapartida, a falta de uma gestão financeira pode fazer com que um negócio acabe encerrando as suas operações.


Isso significa que, a elaboração de um controle financeiro é de fundamental importância para toda e qualquer empresa.


São vários os erros cometidos pelos empreendedores no momento de controlar as suas finanças, sendo que um dos principais é a mistura entre finanças pessoais e finanças da empresa.


No entanto, por meio do suporte de uma
contabilidade e de um controle financeiro, é possível gerir as finanças de uma forma mais assertiva. O que proporciona uma maior segurança financeira para um negócio.


Quando uma empresa passa a contar com o suporte de um serviço especializado, atividades como a
gestão do fluxo de caixa são desempenhadas com uma maior eficiência.


Aqui, temos uma das ferramentas mais importantes na gestão financeira, uma vez que o fluxo de caixa permite registrar todas as movimentações financeiras que acontecem dentro de um determinado período.


Ou seja, estamos falando de todas as entradas e saídas de dinheiro do caixa de uma empresa, fator fundamental para o controle financeiro. Agora, os empreendedores podem conhecer a sua realidade financeira.


2. Planejamento estratégico

A elaboração de um planejamento estratégico cumpre um papel essencial na gestão empresarial. Afinal de contas, ele permite planejar todas as etapas do crescimento de uma organização.


Muitos empreendedores compartilham o desejo de crescer, mas não sabem qual é o melhor caminho para o crescimento.


Deste modo, contar com o apoio de um
escritório de contabilidade permite compreender quais são as melhores estratégias para impulsionar o crescimento de uma empresa.


Além de definir os objetivos e metas de uma organização, a elaboração de um planejamento estratégico permite determinar quais os melhores caminhos a serem seguidos pelos empreendedores.


Leia também sobre o assunto:
Aumentar a receita no escritório contábil: 7 dicas para ter mais produtividade


3. Cumprimento das obrigações

Como você pode compreender na sua leitura, as empresas brasileiras precisam lidar com uma série de obrigações.


Inclusive, o cumprimento das obrigações acessórias de uma empresa se apresenta como uma das principais
rotinas de uma contabilidade.


Afinal de contas, os contadores são os profissionais com conhecimento especializado quando o assunto são as burocracias na gestão empresarial.


Para uma empresa, se manter em dia com as suas obrigações é uma das vantagens por trás do apoio de uma
contabilidade. Isso porque, a conformidade evita problemas com a Receita Federal.


Os contadores também serão os profissionais responsáveis pela elaboração de um planejamento tributário. Estamos falando de uma ferramenta indispensável na gestão de uma empresa.


Também conhecido como elisão fiscal, o planejamento tributário permite identificar formas legais para reduzir o valor pago por uma empresa em impostos. E, diante de um cenário de crise financeira, quem não quer economizar?


Portanto, uma organização pode se beneficiar de diferentes formas por meio das
rotinas de uma contabilidade.




O que faz a contabilidade de uma empresa?

Depois de ter entendido melhor as rotinas de uma contabilidade na gestão de uma empresa, já é possível perceber a importância de contar com o apoio de um contador que seja de sua confiança.


Como foi possível compreender, o contador é o profissional que atua no suporte para a tomada de decisão.


A
contabilidade de uma empresa é a responsável por fazer a análise de todos os documentos fiscais, fornecendo aos gestores informações importantes sobre a saúde financeira no momento atual.


São essas análises que permitem fazer um acompanhamento da gestão financeira de uma empresa. O que possibilita traçar estratégias mais assertivas, focadas no seu crescimento saudável.


É a contabilidade que desempenha atividades que antes seriam de responsabilidade de um gestor, como por exemplo:


  • Fluxo de caixa;
  • Balanço patrimonial;
  • Gestão de contas a pagar e a receber;
  • Análise dos indicadores financeiros;
  • Elaboração do planejamento tributário;
  • Entre outros.


Por meio dos serviços contábeis, uma empresa pode sair de uma situação financeira ruim e encontrar um caminho para o seu sucesso. É o que justifica a importância da atuação de um contador.


Você pode pensar na relação de uma
contabilidade com a sua empresa como um médico e o seu paciente,


O profissional da saúde possui o papel de identificar um problema e, assim, indicar o melhor tratamento para cuidar da saúde de um paciente. O mesmo acontece no momento que uma empresa passa a contar com um contador.


Sendo assim, se você deseja ver a sua companhia sempre em dia com as suas finanças, não se esqueça de
contar com uma contabilidade!


Em quais áreas o contador atua?

No momento de atuar no mercado contábil, os contadores encontram à sua disposição uma série de oportunidades. Isso porque, é possível optar por se especializar em diferentes segmentos.


Isso porque, diante de um mercado cada vez mais competitivo, o contador encontra, na especialização, uma maneira de captar novos clientes e, assim, se destacar na prestação de serviços contábeis.


Confira a seguir algumas das principais áreas disponíveis para a atuação dos profissionais contábeis:


  • Tributária;
  • Industrial;
  • Comercial;
  • Ambiental;
  • Financeira;
  • Hospitalar;
  • Imobiliária;
  • Fiscal;
  • Internacional;
  • Recursos Humanos;
  • Entre outros.


Uma das áreas de atuação que vem se destacando nos últimos anos é a
contabilidade gerencial. O que possibilita ao empreendedor conhecer o cenário econômico apresentado por sua empresa.


Que tal compreender melhor não somente do que se trata a
contabilidade gerencial, como também como ela funciona? Leia a seguir e aproveite para descobrir como a sua empresa pode se beneficiar por meio da sua atuação!


Leia sobre:
Tráfego qualificado: como criar uma estratégia de conteúdo de alto impacto para o seu negócio?


Qual é a função da contabilidade gerencial?

A contabilidade gerencial é uma área contábil na qual os contadores se aproximam dos gestores de uma empresa.


O foco é atuar de forma colaborativa na gestão de uma organização, fornecendo dados financeiros relevantes e elaborando relatórios que auxiliem o gestor no processo de tomada de decisão.


Deste modo, o contador será o encarregado de extrair informações completas sobre o momento financeiro apresentado por uma empresa, quais são os riscos existentes e as oportunidades.


A
contabilidade gerencial também será a responsável por realizar uma comparação de uma empresa frente aos seus concorrentes, possibilitando assim traçar novas estratégias para a sua melhor colocação no mercado.


Por meio do auxílio de um contador, o gestor poderá ter uma visão mais ampla e clara não somente da sua empresa, como também do mercado. O que é fundamental para uma gestão mais eficiente.


São vários os benefícios colhidos por uma empresa a partir do momento que ela passa a contar com uma
contabilidade gerencial. Continue a sua leitura e descubra as suas principais vantagens!


Quais são as principais características da contabilidade gerencial?

O gestor à frente de uma empresa precisa se manter ciente sobre qual é o melhor caminho a ser seguido.


Neste momento, é de suma importância contar com o apoio de um serviço especializado, como a
contabilidade gerencial. Afinal de contas, ela atuará como braço direito na gestão empresarial.


Como você pode compreender, o contador fornecerá todas as informações para que um gestor tome decisões cada vez mais estratégicas e inteligentes.


Agora, é possível analisar, por exemplo, se uma empresa está cumprindo todas suas metas mensais. O contador poderá fornecer dados sobre o lucro, o fluxo de caixa, entre outros indicadores financeiros.


Por meio do suporte prestado por uma
contabilidade gerencial, toda e qualquer decisão tomada pelo empreendedor não é mais baseada no achismo. Afinal, é possível ter fácil acesso a dados reais sobre o momento de uma empresa.


É o que faz com que uma organização colha uma série de benefícios na sua gestão. Confira alguns exemplos:


  • Maior eficiência na gestão;
  • Redução de custos;
  • Aumento da produtividade;
  • Tomar decisões com mais inteligência;
  • Maior assertividade na precificação;
  • Gestão financeira mais eficiente;
  • Maior entendimento de um negócio.


Portanto, a
contabilidade gerencial é a melhor forma de ter acesso a todas as informações financeiras de uma empresa. O que faz com que seja possível realizar uma gestão mais eficiente e segura.


Agora, vamos compreender melhor como funcionam algumas das principais áreas de atuação na
contabilidade. Vamos lá?


Confira também o conteúdo:
Particularidades dos principais documentos fiscais e como melhorar sua gestão


Contabilidade rural

Uma das possibilidades de atuação do profissional contábil no mercado é a contabilidade rural. Aqui, estamos falando de um segmento que é voltado, principalmente, para setores como:


  • Agrícola;
  • Agropecuário;
  • Zootécnico;
  • Agroindustrial.


Quando falamos no agronegócio, é necessário entender que este segmento é
repleto de riscos e imprevisibilidades. Afinal de contas, toda a produção de bens pode ser prejudicada por fatores como, por exemplo, clima e preço dos insumos.


Sendo assim, a
contabilidade rural assume o papel de auxiliar os produtores rurais em sua gestão. O que permite adotar estratégias mais assertivas para obter resultados cada vez melhores.


Agora o agricultor pode enxergar todos os pontos positivos e negativos que envolvem o seu negócio. Logo, é possível traçar um caminho mais propenso a alavancar o seu crescimento no mercado.


Contabilidade governamental

Uma outra forma de atuação do contador é a contabilidade governamental. A sua atuação é voltada para o registro e controle do patrimônio da União, Estados e Municípios e tudo o que pode afetá-lo.


Com isso, todo e qualquer evento que afete o patrimônio nestas esferas é objeto de estudo da
contabilidade governamental.


Por meio da atuação de um contador, os dirigentes que estão à frente de um cargo no Estado encontram a necessidade de prestar contas de como administram o dinheiro público aos órgãos responsáveis.


A seguir, acompanhe algumas da principais finalidades encontradas na rotina de uma
contabilidade governamental:


  • Controle de direitos e obrigações;
  • Estabelecer os custos de serviços industriais;
  • Acompanhamento da execução orçamentária;
  • Esclarecer a situação atual de um patrimônio;
  • Registro de fatos contábeis relacionados ao patrimônio;
  • Entre outras.


É de suma importância compreender que esta área de atuação no mercado contábil é regida por diferentes leis e regulada por instituições distintas. Logo, o Governo não pode utilizá-la de acordo com os seus interesses.


Contabilidade imobiliária

Atuar no setor imobiliário é uma tarefa que traz consigo uma série de responsabilidades. Além de acompanhar os indicadores no mercado, é necessário também compreender melhor a legislação.


O conjunto destas estratégias permite que um gestor tome sempre a melhor decisão para o seu empreendimento.


Neste momento, contar com uma
contabilidade imobiliária é fundamental. Afinal de contas, por meio do suporte prestado por um contador, é possível ter uma visão mais ampla e clara de um negócio.


O ramo imobiliário precisa, necessariamente, seguir algumas regras e leis específicas, se mantendo sempre em conformidade. Logo, nada melhor do que contar com o apoio de um serviço especializado no assunto, certo?


A
contabilidade imobiliária fornecerá sempre as melhores informações para que um negócio não somente siga o melhor caminho para o seu crescimento, como se mantenha em conformidade com a lei.


Leia também sobre o tema:
Hard Skill e Soft Skill: O que é e como desenvolver em sua empresa contábil


Contabilidade bancária

A contabilidade bancária é a responsável por compreender todo o cenário financeiro e os seus elementos dentro de uma entidade financeira.


Com isso, quem administra um banco, por exemplo, possui acesso aos dados mais relevantes sobre as suas movimentações financeiras. O que permite traçar estratégias cada vez mais inteligentes.


Todos os serviços oferecidos por uma entidade financeira, como empréstimos, passam pela avaliação feita pela
contabilidade bancária.


Isso porque, os contadores especializados neste setor compreendem qual é o fluxo de capital interno de um banco. Faro que faz com que seja possível tomar as melhores decisões sobre quais serviços podem ser prestados


Sendo assim, é de fundamental importância que as entidades financeiras tenham o suporte de uma
contabilidade bancária.


Contabilidade internacional

Muitas empresas possuem o foco no crescimento das suas operações e, assim, na expansão para outros países. No entanto, muitos empreendedores não compreendem os cuidados que devem ser tomados.


Neste momento, a
contabilidade internacional surge e cumpre um papel de extrema importância.


Afinal de contas, o seu papel principal é lidar com um conjunto de regras padronizadas, emitidas pela Internacional Accounting Standards Board (IASB), que serão seguidas em diferentes países.


O fator gerador de tais regras é a existência de várias diferenças nas normas aplicadas nos mais diversos mercados.


Agora, por meio da
contabilidade internacional, temos uma única linguagem contábil. Sendo que o foco principal é otimizar e facilitar a realização de negócios entre duas ou mais empresas.


Portanto, aquelas companhias que buscam investidores internacionais ou que pretendem abrir capital na bolsa de valores encontram, no contador especializado, uma forma de viabilizar os seus objetivos.


Contabilidade social

A contabilidade social possui um papel de suma importância na situação econômica apresentada por um país.


Isso porque, estamos falando de uma especialização que possui como objetivo principal analisar, por meio de conceitos e cálculos, se um país está passando por um momento de crescimento ou de contração econômica.


Fatores como
taxa de desemprego, balança comercial e o próprio PIB são constantemente utilizados para avaliar a economia de um país. No entanto, você já se questionou como chegar até tais números?


É a
contabilidade social a responsável por analisar os indicadores econômicos e financeiros de um país. O que permite que o Governo consiga traçar estratégias mais inteligentes e assertivas.


Aprenda também lendo:
Intraempreendedorismo na contabilidade: tudo que você precisa saber sobre ele


Contabilidade ambiental

O papel de uma contabilidade ambiental é indispensável para as empresas. Afinal de contas, muitos empreendedores podem acabar encontrando problemas de gestão, por erros no cálculo dos impactos no meio ambiente.


Aqui, os contadores especializados são os responsáveis por analisar e interpretar os dados ambientais, possibilitando às empresas tomarem decisões cada vez mais estratégicas e prudentes.


Ou seja, é a
contabilidade ambiental a responsável por analisar todo e qualquer impacto que uma empresa pode gerar na natureza.


Por meio do suporte prestado pelo contador, o empreendedor compreende quais serão os impactos financeiros gerados por suas ações. O que permite traçar as melhores estratégias para a sua empresa.


Confira a seguir algumas das principais atividades desenvolvidas pela
contabilidade ambiental:


  • Realização do registro de atividades;
  • Informar os critérios que foram adotados;
  • Elaboração de relatórios integrados;
  • Definição de custos, ativos e passivos ambientais.


Agora, continue a sua leitura para compreender melhor outras áreas de atuação no mercado contábil.


Contabilidade comercial

A contabilidade comercial é a responsável por fazer o estudo e o controle do patrimônio de uma empresa comercial. A sua atuação passa, principalmente, na gestão das movimentações financeiras.


Empresas que atuam no setor comercial possuem uma grande demanda de compra e venda de mercadorias. Com isso, é fundamental implementar um controle mais assertivo, evitando o surgimento de problemas.


No momento de fazer a gestão da venda de produtos e serviços, contar com o suporte de uma
contabilidade comercial faz toda a diferença. Veja a seguir algumas das suas principais atuações:


  • Compra e venda de mercadorias;
  • Gestão de estoque;
  • Devolução de mercadorias;
  • Gestão de tributos que incidem sobre as mercadorias;
  • Entre outros.


Sendo assim, uma empresa comercial encontra, por meio do apoio de um contador especializado, as melhores informações sobre as suas movimentações comerciais.


Contabilidade societária

Quando dois ou mais sócios decidem se unir e abrir uma sociedade, eles encontrarão pela frente uma série de burocracias.


A fim de manter uma sociedade em conformidade com a legislação, o recomendado é ter o suporte especializado de uma
contabilidade societária. Isso porque, o seu papel é avaliar todas as leis referentes à uma sociedade.


Desta forma, o contador é o profissional encarregado de atuar no controle financeiro, fiscal e tributário de uma sociedade, mantendo todos os seus processos devidamente organizados e em dia.


Se manter em conformidade com a lei é um fator indispensável para o sucesso de toda e qualquer empresa. Logo, não seria diferente em uma sociedade, que pode alcançar os seus objetivos por meio de uma
contabilidade societária.


Aproveite para entender mais sobre:
Quais serviços de contabilidade oferecer para se consolidar na era digital?


Contabilidade atuarial – ou previdenciária

Muitos profissionais acabam, por conta das constantes atualizações na legislação, encontram algumas dúvidas no ambiente corporativo.


São várias as mudanças, motivadas pelas reformas trabalhista e previdenciária, que influenciam diretamente tanto nas relações de trabalho quanto na aposentadoria de um profissional.


A fim de compreender tudo o que mudou, é de fundamental importância contar com o suporte de um serviço especializado, como o de uma
contabilidade previdenciária.


Isso porque, além de se manter devidamente informado sobre as mudanças na legislação, a atuação de um contador especializado garante a conformidade perante a lei e as suas atualizações.


Contabilidade analítica

Sem sombra de dúvidas, o papel desempenhado por uma contabilidade é essencial na gestão de toda e qualquer empresa.


Além de lidar com as diferentes burocracias enfrentadas por uma organização, a contabilidade também permite que os gestores à frente de uma empresa tenham sempre uma base de dados para tomar decisões.


No momento de ter à disposição informações detalhadas e específicas de uma empresa, é de suma importância contar com o suporte de uma
contabilidade analítica e, assim, colher todos os seus benefícios.


Isso porque, estamos falando de uma especialização focada na emissão de relatórios para otimizar a gestão de uma empresa. O que abre as portas para uma série de vantagens, como por exemplo:


  • Correto entendimento dos seus gastos;
  • Ter à disposição um maior número de dados;
  • Compreender a rentabilidade dos produtos.


Portanto, a
contabilidade analítica faz com que os gestores tenham sempre o correto entendimento de qual caminho seguir no mercado.


Contabilidade aplicada

A contabilidade aplicada é a especialização voltada para o controle patrimonial das entidades do setor público.


Deste modo, o principal objetivo deste modelo de atuação contábil é fornecer aos gestores todos os dados referentes à resultados, orçamento, economia, finanças e tudo o que afeta o patrimônio.


Por meio de tais informações, a
contabilidade aplicada ao setor público proporciona benefícios como:


  • Apoio na tomada de decisão;
  • Realização da prestação de contas;
  • Suporte na instrumentalização do controle social.


Aprenda mais lendo o conteúdo:
Qual a importância do Onboard para os clientes da sua contabilidade?


Contabilidade para comércio

A contabilidade para empresas do comércio atua de forma diferente do que em uma empresa prestadora de serviços ou em uma indústria. Afinal, estamos falando de um segmento repleto de variáveis.


São vários os produtos comercializados, sendo que muitos deles sofrem diferentes tributações. Logo, os empreendedores devem se manter atentos para não cometer erros na gestão empresarial.


Desta forma, a
contabilidade para comércio faz com que um negócio se mantenha em dia com todas as suas obrigações. O que envolve, por exemplo, a conformidade com as tributações.


Além disso, os contadores também atuam em outras atividades, como no controle de caixa e na identificação de todos os custos, fazendo com que um comércio consiga crescer no mercado.


Contabilidade Simples Nacional

As empresas do Simples Nacional encontram uma maior facilidade nas suas rotinas contábeis, o que não as inibe de lidar com algumas complexidades.


Por mais que todos os impostos sejam pagos por meio de uma única guia, as empresas também encontram uma série de obrigações, o que demanda o suporte de uma contabilidade especializada.


A
contabilidade para o Simples Nacional garante a conformidade de uma empresa perante a legislação.


São várias as rotinas contábeis que devem ser cumpridas pelas empresas enquadradas no regime tributário Simples Nacional, como:


  • Emissão de notas fiscais;
  • Escrituração fiscal e contábil;
  • Envio de declarações mensais;
  • Emissão e pagamento do DAS;
  • Envio de informações via eSocial.


Portanto, as empresas do Simples Nacional também precisam do suporte de uma contabilidade especializada.


Contabilidade de serviços

Uma empresa, de acordo com a sua natureza jurídica, encontra diante de si uma série de particularidades e burocracias. O mesmo acontece com as organizações prestadoras de serviços.


Deste modo, os empreendedores que decidem abrir uma empresa de serviços precisam do apoio de uma contabilidade especializada.


O papel de uma
contabilidade de serviços começa no processo de abertura de uma empresa, momento no qual o empreendedor se depara com uma série de processos burocráticos.


Logo após, os contadores especializados também atuam na gestão de uma empresa de serviços.


Contabilidade para MEI

De acordo com dados levantados pelo Ministério da Economia, o Brasil possui mais de 10 milhões de MEIs.


Isso porque, estamos falando de um modelo de empresa de fácil acesso, no qual o empreendedor pode obter o seu CNPJ em questão de poucos minutos.


Por mais que o processo para abertura de MEI seja simples, o Microempreendedor Individual também encontra diante de si algumas obrigações que devem, necessariamente, serem cumpridas.


Neste momento, é fundamental contar com o suporte especializado de uma
contabilidade para MEI, uma vez que os contadores poderão guiar as melhores decisões para a gestão de um MEI.


Leia também o conteúdo:
Atendimento ao Cliente: novas formas de contato com o cliente na contabilidade


Contabilidade hospitalar

Gerenciar as finanças é uma tarefa de fundamental importância para empresas de todos os segmentos e tamanhos. O mesmo acontece em um hospital, que precisa se atentar à sua gestão financeira.


São várias as atividades financeiras na gestão de um hospital. Além da gestão do fluxo de caixa, é necessário também garantir uma maior eficiência no controle de movimentações financeiras.


Neste momento, muitos gestores podem acabar se deparando com uma série de dúvidas, no que diz respeito às demandas financeiras.


Sendo assim, contar com uma
contabilidade hospitalar surge como uma das principais alternativas para os hospitais.


Os contadores serão os profissionais encarregados por elaborar os relatórios financeiros, auxiliando assim a gestão de um hospital, garantindo assim uma maior sustentabilidade econômica.


Contabilidade mercantil

A contabilidade mercantil possui o foco no estudo e no controle do patrimônio das empresas comerciais, garantindo assim uma maior sustentabilidade no mercado.


É o que permite oferecer aos gestores as melhores informações financeiras sobre as atividades mercantis. Logo, toda e qualquer decisão tomada terá como base a realidade apresentada por uma empresa.


Sendo assim, a
contabilidade mercantil é a porta de entrada para uma gestão mais assertiva e estratégica.


Contabilidade pública

Com o advento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), a contabilidade pública ganhou uma maior relevância no mercado.


Isso porque, com a população cada vez mais atenta ao orçamento público, a atuação do contador especializado neste setor acabou recebendo uma maior importância.


Sendo assim, a
contabilidade pública é o ramo focado no registro de todos os atos e fatos contábeis que se relacionam com o patrimônio público.


Assim como a contabilidade tradicional, estamos falando de um ramo da contabilidade que também atua nos fatores financeiros, orçamentários e patrimoniais.


Contabilidade orçamentária

A contabilidade orçamentária, como o próprio nome indica, é uma especialização contábil focada em lidar com os fatores que interferem no orçamento.


E, quando o assunto é a elaboração e os cuidados com um orçamento, deve-se levar em consideração aspectos como receitas e despesas de uma entidade.


Deste modo, o papel de uma
contabilidade orçamentária se baseia não somente no entendimento das movimentações financeiras de uma empresa, como também no seu histórico.


Ou seja, o contador se encarrega de fazer uma análise de todos os fatos ocorridos no passado de uma empresa, encontrando assim uma forma de ter uma previsibilidade para o seu orçamento.


Leia também o artigo sobre:
Contador ou Contabilista: Conheça a especialidade de cada profissional.


Contabilidade industrial

A contabilidade industrial se apresenta como um dos pilares que sustentam o sucesso de uma gestão.


Isso porque, os gestores à frente de uma indústria precisam lidar com uma série de atividades e responsabilidades. Com isso, é possível que ele não dê a atenção devida para alguns setores.


E, uma das principais demandas na gestão industrial é a identificação de todos os custos envolvidos nas suas operações. Neste momento, a
contabilidade industrial surge e cumpre um papel fundamental.


O contador especializado na gestão industrial possui como responsabilidade identificar e lidar com todos os custos de produção. O que acaba proporcionando uma maior segurança financeira para uma indústria.


Sendo assim, a
contabilidade industrial permite que um gestor conheça exatamente todos os gastos para produzir um produto ou serviço. Fato que contribui em processos como a precificação.


Contabilidade nacional

Quando falamos na contabilidade nacional, estamos nos referindo ao estudo da macroeconomia. O que envolve, por exemplo, fatores como o registro de fluxos de produção e renda.


Por meio de normas e princípios, o contador possui o objetivo de medir as atividades econômicas de um país.


A atuação da
contabilidade nacional compreende a mensuração das transações econômicas que acontecem em um país, tendo em mãos uma análise completa e certeira em termos quantitativos.


Contabilidade fiscal

As empresas brasileiras encontram diante de si um cenário fiscal que traz consigo uma série de obrigações. O que envolve, por exemplo, o pagamento de impostos ou a transmissão de informações tributárias aos órgãos fiscalizadores.


No entanto, muitos empreendedores acabam tendo dificuldades no momento de garantir a conformidade fiscal de suas empresas.


É o que justifica a importância de uma
contabilidade fiscal, que atua tendo em vista o cumprimento de todas as obrigações fiscais de uma organização.


Agora, o contador contribui não somente para que uma empresa se mantenha em dia com os seus impostos e, assim, com o Fisco, como também evita erros que podem comprometer a sua gestão fiscal.


Contabilidade financeira

A contabilidade financeira é um dos principais fatores para garantir o sucesso na administração de uma empresa.


Isso porque, para gerir uma organização, é necessário compreender como lidar com as suas finanças. No entanto, muitos empreendedores acabam encontrando dúvidas na realização das suas demandas financeiras.


Sendo assim, a
contabilidade financeira atua em prol de gerir todas as informações financeiras de uma empresa. O que envolve as suas despesas, faturamentos, investimentos, entre outros.


O contador, então, será o profissional responsável por prestar todo o suporte necessário para gerir as finanças com maior assertividade.


Acompanhe também sobre:
Análise de concorrentes: o que seu escritório contábil pode aprender


Contabilidade tributária

Os empreendedores brasileiros encontram um desafio em comum no mercado: lidar com as burocracias tributárias que incidem sobre a gestão empresarial.


Toda e qualquer empresa precisa lidar com uma série de impostos, independentemente do seu modelo de tributação (Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real).


No momento de cumprir com todas as suas obrigações, uma empresa pode contar com o apoio de uma
contabilidade tributária. Afinal, esta especialização contábil atua na gestão dos tributos de uma organização.


Portanto, uma empresa não correrá mais o risco de se manter inadimplente e ser autuada pelo Fisco.


Contabilidade empresarial

A atuação de uma contabilidade empresarial é responsável por englobar todos os processos contábeis que, quando devidamente organizados, contribuem para manter uma empresa em dia com o Governo.


O contador empresarial possui como responsabilidade elaborar e fornecer aos gestores
relatórios, estudos e análises sobre os aspectos econômicos de uma empresa. O que permite otimizar a sua gestão.


Por meio de uma
contabilidade empresarial, é possível ter bases reais sobre o momento financeiro da empresa. Assim, os gestores podem encontrar uma maior eficiência na tomada de decisão.


Dentre as principais atividades por trás da atuação de um contador, podemos citar os seguintes:


  • Calcular o ponto de equilíbrio;
  • Projeção do fluxo de caixa;
  • Elaboração do planejamento tributário;
  • Análise de indicadores financeiros.


Sendo assim, se você busca uma maior eficiência para a gestão da sua empresa, não se esqueça de contar com uma
contabilidade gerencial.


Contabilidade digital

Com o avanço da tecnologia, diversas áreas do mercado passaram por mudanças na forma de atuação. O que aconteceu também no segmento contábil, impulsionando o surgimento da contabilidade digital.


Estamos falando de um modelo de negócios que utiliza a tecnologia na prestação de serviços contábeis.


Agora, é possível otimizar a relação entre contabilidade e empresa, proporcionando uma série de benefícios, como por exemplo:


  • Redução das chances de falhas operacionais;
  • Otimização do tempo de entrega dos serviços;
  • Aprimoração da comunicação entre empresa e contabilidade.
  • Aproxima o contador da empresa que está contratando os serviços.


Portanto, a
contabilidade digital funciona a base da internet e das soluções tecnológicas que atuam no segmento contábil.


Aproveite para ler sobre o tema:
Como vender serviços de contabilidade para empresas de prestação de serviços


Contabilidade de custos

O foco principal de uma contabilidade de custos é uma das formas encontradas pelas empresas para gerenciar os seus gastos. O que permite compreender melhor a realidade de um negócio.


Contudo, grande parte dos empreendedores acabam encontrando dúvidas no gerenciamento de gastos.


A partir do momento que uma empresa passa a contar com o suporte de uma
contabilidade de custos, os seus gestores podem tomar decisões mais inteligentes e seguir o melhor caminho no mercado.


Isso porque, após entender quais são os custos de uma empresa, é possível, por exemplo, contratar um funcionário, sabendo que ela terá caixa o suficiente para arcar com os seus recebimentos.


Se você, contador, deseja alavancar os resultados da sua contabilidade, conte com o apoio de um serviço especializado! O Contador Agora é um startup que
alavanca negócios contábeis através de estratégias de Marketing Digital.


Entendemos que cada cliente que busca os serviços do
Contador Agora, está descobrindo novas formas de evoluir. Dessa forma, estamos em constante aprendizado para melhor atendê-los.


Portanto, acesse o banner abaixo e aproveite para
entrar em contato conosco e falar com um dos nossos especialistas!

Além disso, não se esqueça também de seguir as nossas redes sociais e acessar o nosso blog para acompanhar novos conteúdos! Leia: Captação de clientes via telefone: Como aplicar em sua contabilidade

Autor:

Almir Estrela

CEO do Contador Agora

Especialista em alavancar negócios contábeis através de criação de canais de vendas e processos de marketing digital. Já ajudou mais de 700 empresas contábeis no Brasil e Estados Unidos a estruturarem processos de crescimento.

Receba conteúdos exclusivos e novidades!

Cadastro News Blog

Por Time de Conteúdo 29 abr., 2024
Abrir uma empresa em Ananindeua , uma das maiores cidades do estado do Pará, oferece diversas oportunidades devido ao seu rápido crescimento econômico e posição estratégica na Região Metropolitana de Belém. Ananindeua é um centro vital para o comércio, serviços e indústria, beneficiando-se de uma localização privilegiada próxima a Belém e infraestrutura logística que inclui acessos a portos e rodovias importantes. Este artigo explora os passos essenciais para abrir uma empresa em Ananindeua, destacando os benefícios e considerações importantes para empresários e investidores. Passos para Abrir uma Empresa em Ananindeua Planejamento Estratégico: Defina o tipo de negócio, os produtos ou serviços que serão oferecidos e identifique o público-alvo. Realize uma pesquisa de mercado para compreender a demanda local e identificar a concorrência. Escolha da Estrutura Jurídica: Decida sobre a forma jurídica mais adequada para sua empresa (MEI, LTDA, S/A, etc.), considerando questões de tributação e responsabilidade legal. Registro da Empresa: Registre o nome empresarial na Junta Comercial do Estado do Pará (JUCEPA). Obtenha o CNPJ através da Receita Federal. Faça a inscrição estadual e municipal para habilitar a emissão de notas fiscais e cumprir com as obrigações tributárias. Localização e Infraestrutura: Escolha um local adequado para a empresa, levando em conta fatores como acessibilidade, fluxo de pessoas e proximidade com fornecedores e clientes. Áreas próximas às principais vias ou centros comerciais são ideais para muitos tipos de negócios. Licenças e Permissões: Consulte a Prefeitura de Ananindeua para verificar as licenças e permissões necessárias para operar legalmente, dependendo do tipo de atividade. Obtenha licenças ambientais, sanitárias e de segurança, se aplicável. Gestão Financeira e Contabilidade: Contrate um contador para gerenciar as questões fiscais e contábeis. Estabeleça um sistema de contabilidade eficaz e abra uma conta bancária empresarial. Benefícios de Abrir uma Empresa em Ananindeua Localização Estratégica: Proximidade com Belém e acesso facilitado a infraestruturas críticas como portos e rodovias, otimizando logística e distribuição. Mercado em Crescimento: Uma população em expansão e economia em desenvolvimento oferecem um mercado consumidor crescente e diversificado. Incentivos Locais: Possíveis incentivos fiscais e apoio governamental para o estabelecimento de novas empresas, especialmente nas áreas de tecnologia e indústria. Considerações Importantes Infraestrutura Local: Avalie a adequação das infraestruturas locais, como transporte, serviços públicos e comunicações, essenciais para o funcionamento empresarial. Regulação e Segurança: Mantenha a conformidade com todas as normas municipais, estaduais e federais para evitar penalidades e garantir operações seguras. Planejamento de Longo Prazo: Desenvolva uma visão de longo prazo para o negócio, considerando possíveis expansões e mudanças no ambiente de mercado. Abrir uma empresa em Ananindeua pode ser uma decisão estratégica para empresários que buscam aproveitar as oportunidades em uma cidade em crescimento dentro do estado do Pará. Com planejamento adequado e compreensão das regulamentações locais, é possível estabelecer uma operação bem-sucedida que aproveite ao máximo o potencial econômico da região.
Por Time de Conteúdo 29 abr., 2024
Descubra os passos fundamentais para abrir uma empresa em São Vicente e inicie sua jornada empreendedora com confiança!
Por Time de Conteúdo 29 abr., 2024
Descubra os passos essenciais para abrir uma empresa em São João de Meriti e inicie seu negócio com segurança e eficiência!
Ler Mais
Share by: