Aprenda o papel da contabilidade aplicada ao setor público

AUTOR: ALMIR ESTRELA

A contabilidade aplicada ao setor público, foi criada com a finalidade de manter o patrimônio público sob controle, prevenir perdas financeiras, desorganização e monitorar como se dá os gastos públicos. 


A vista disso, já é possível notar o quanto a
contabilidade aplicada é fundamental para a gestão de recursos públicos, sendo possível a partir da mesma que o governo obtenha informações de extrema valia para a sua gestão. 


Dessa forma, a
contabilidade aplicada ao setor público é fundamental para que a administração pública possa acontecer de forma responsável e transparente. 


Deseja saber mais sobre como este ramo da
contabilidade aplicada  funciona e quais são as suas aplicabilidades? Acompanhe o nosso artigo até o final e tire todas as suas dúvidas. 


O que é contabilidade aplicada ao setor público?

Este é um ramo da ciência contábil dedicado a um processo gerador de informações, segundo os Princípios Fundamentais da Contabilidade e das normas contábeis voltadas ao controle patrimonial de organizações do setor público. 


Sendo sua função fornecer à sociedade e aos gestores públicos informações sobre resultados alcançados e os aspectos da natureza orçamentária, econômica, financeira e física do patrimônio da entidade pública. Por meio dessas informações a gestão pode: 


  • Tomar melhores decisões;
  • Melhorar a qualidade da  prestação de contas;
  • E suporte na instrumentalização do controle das demandas sociais. 


Veja abaixo as principais funções da
contabilidade aplicada e como se dá sua atuação dentro da administração do governo.


Leia mais tarde:
Contabilidade Bancária: O que é e como funciona?


Objetivos da contabilidade aplicada ao setor público

Como se trata de uma área que permite o controle permanente do patrimônio público, fica a carga da mesma a administração direta e indireta de:


  • Órgãos do governo;
  •  Empresas públicas;
  •  Sociedades de economia mista;
  • Agências regulamentadoras;
  • Autarquias;
  • Fundações. 


A partir dessas responsabilidades é possível traçar as principais atividades relacionadas a contabilidade aplicada dentro dessas organizações, confira abaixo: 


  • Cuidar do patrimônio e de suas variações;
  • Monitorar o orçamento e sua execução, como arrecadação e previsão de receita, fixação e execução de despesas;
  • Registro de fatos contábeis;
  • Registro de atos potenciais praticados pelo administrador que podem impactar no patrimônio;
  • Fornece ao gestor informações realistas e atualizadas para suporte nas tomadas de decisão;
  • Incentivo do cumprimento da legislação de responsabilidade fiscal e Lei Orçamentária Anual.


Aproveite para aprender, lendo:
Aumentar receita no escritório contábil: 7 dicas para ter mais produtividade


O papel da contabilidade aplicada no setor público

Com os registros orçamentários aprovados, informações sobre bens, como equipamentos, imóveis, direitos, como valores a receber e obrigações, como valores a pagar. Ao assumir a gestão, o gestor da entidade pública precisa entender a situação financeira. 


Dessa forma, entra a
contabilidade aplicada fornecendo essas informações e outras caras a gestão. 


Como a contabilidade aplicada trabalha dentro  do setor público? 

Para organizar o patrimônio e facilitar a prestação de contas, a contabilidade é dividida normalmente, usando o conceito de unidade contábil. 


Ou seja, a soma, agregação ou divisão de patrimônio de uma ou mais entidades do setor público, resultando assim em unidades contábeis. 


Assim é possível identificar as informações a partir de uma classificação específica para cada unidade contábil, cada setor público com seu próprio patrimônio. As unidade contábeis são classificadas em: 


  • Originária: Patrimônio das entidades do setor público na condição de pessoas jurídicas;
  • Descentralizada: Unidade contábil originária é a que representa o patrimônio das entidades do setor público na condição de pessoas jurídicas.
  • Unificada: A soma dos patrimônios de duas ou mais unidades contábeis descentralizadas;
  • Consolidada: Diz respeito à soma ou à agregação do patrimônio de duas ou mais unidades contábeis originárias. 


Talvez você se interesse por:
Contabilidade Pública: o que é e quais são os seus objetivos


Enfoque contábil do patrimônio público

Dentro da contabilidade aplicada ao setor público o patrimônio público pode ser estruturado em três grupos, ativos, passivos e patrimônio líquido. Confira a seguir: 


  • Ativos: recursos que estão de posse da entidade e são resultantes de eventos passados e que se espera que tenham um impacto econômico positivo para a entidade no futuro;
  • Passivos: obrigações presentes, derivadas de eventos passados, pagamentos que a gestão espera gerar benefícios financeiros e em serviços; 
  • Patrimônio Líquido: Se trata do valor residual dos ativos depois de subtraídos os passivos. 


A partir desses conceitos o contador no setor público pode realizar o controle contábil das entidades, elaborando os seguintes documentos referentes a monitoramento da gestão pública.


Avaliação de Desempenho

Utilizada para aferir a eficiência, eficácia e a efetividade de programas e ações realizadas pela entidade do setor público.


Planejamento 

Etapa voltada para a identificação das melhores alternativas para alcançar os objetivos institucionais. Aqui a contabilidade aplicada define metas, meios, metodologia, prazos de execução, custos e responsabilidades por meio de planos hierarquicamente interligados. 


Plano hierarquicamente interligado

Conjunto de documentações elaboradas com a finalidade de tirar do papel o planejamento por meio da implementação de ações, desde a estratégia, até a execução operacional. 


Apesar de ser pouco falada, a
contabilidade aplicada é fundamental para o bom funcionamento dos serviços públicos. 


O que você achou deste artigo, compartilhe conosco a sua opinião sobre o conteúdo, deixe nos comentários! 


O
Contador Agora é uma empresa totalmente focada nas demais do setor contábil, por isso, continue acompanhando o nosso blog e saiba mais sobre o mundo da contabilidade. 


Talvez você se interesse pelo artigo:
Contabilidade: O que é, Conceito e Objetivos da contabilidade.



Contate-nos

Autor:

Almir Estrela

CEO do Contador Agora

Especialista em alavancar negócios contábeis através de criação de canais de vendas e processos de marketing digital. Já ajudou mais de 700 empresas contábeis no Brasil e Estados Unidos a estruturarem processos de crescimento.

Receba conteúdos exclusivos e novidades!

Cadastro News Blog

Por Time de Conteúdo 13 mai., 2024
Saiba como abrir sua empresa em Vinhedo com nosso guia detalhado, que inclui desde o processo de registro até a conformidade com as regulamentações locais
Por Time de Conteúdo 13 mai., 2024
Confira nosso guia passo a passo para abrir sua empresa em Várzea Paulista, cobrindo desde o registro inicial até a conformidade com as normas e regulamentações locais
Por Time de Conteúdo 13 mai., 2024
Descubra como abrir sua empresa em Vargem Grande do Sul com nosso guia prático, abrangendo desde o registro até a conformidade com as regulamentações locais
Ler Mais
Share by: