Quais as particularidades dos principais documentos fiscais? Confira!

AUTOR: ALMIR ESTRELA

A correta administração de um escritório de contabilidade passa por uma série de fatores. Entre eles, encontra-se a gestão dos seus documentos fiscais e o entendimento de suas particularidades.


Deste modo, é fundamental que os gestores mantenham um negócio contábil, em primeiro lugar, em dia com todos os seus compromissos fiscais.


Além disso, também é de extrema importância implementar uma estrutura que, na prática, desempenha todos os seus processos fiscais de forma assertiva. É o que permite que um escritório contábil se mantenha em dia com o Fisco.


Sendo assim, os líderes à frente de uma empresa precisam, além de entender quais são os documentos fiscais, compreender as suas particularidades. Fato que possibilita uma gestão mais eficiente.


O que você acha de compreender melhor este assunto e obter respostas para todas as suas dúvidas?

Leia o nosso artigo sobre as particularidades dos principais documentos fiscais de uma empresa contábil e saiba como melhorar a sua gestão. Acompanhe conosco!


Quais os documentos fiscais e suas particularidades?


O Brasil oferece para as empresas uma legislação tributária bastante complexa e que, na maioria das vezes, gera diversas dúvidas entre os gestores de uma empresa.


Desta forma, um escritório de contabilidade deve implementar uma gestão fiscal que seja capaz de organizar todos os seus processos. Fato que, inclusive, pode alavancar a entrega de resultados.


No entanto, sem uma gestão fiscal eficiente, uma empresa pode acabar se perdendo. O resultado é o aumento no número de multas relacionadas ao pagamento de impostos e, consequentemente, o desequilíbrio fiscal.


Sendo assim, como um escritório contábil pode ficar livre de todos os transtornos e fazer uma gestão mais assertiva dos seus documentos fiscais?


A fim de proporcionar um melhor entendimento sobre este assunto, confira cada um dos itens que serão citados a seguir!


Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)


Uma das siglas mais conhecidas na rotina de toda e qualquer empresas é a NF-e. A Nota fiscal eletrônica surgiu com o intuito de facilitar a gestão fiscal.


Deste modo, a NF-e, substituta dos modelos 1 e 1A de notas fiscais, possui alguns impostos atrelados, como:


  • Programa de Integração Social (PIS);
  • Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS);
  • Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal (ICMS);
  • Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).


Sendo assim, para que seja possível emitir uma NF-e, ele deve exercer algum tipo de atividade comercial.


Nota Fiscal de Serviços Eletrônicos (NFS-e)


Diferente da opção anterior, que tem como foco o registro de alguma operação comercial, a NFS-e tem como objetivo lançar atividades que estejam ligadas à realização de serviços.


Sendo assim, é por meio deste documento fiscal que municípios de origem, dentro da prestação de serviços, cobram o Imposto Sobre Serviços (ISS).


Estamos falando de um tributo de âmbito municipal, o que significa que as cidades possuem autonomia sobre ele.


Portanto, torna-se fundamental compreender a lei tributária correspondente ao município no qual o seu escritório de contabilidade se encontra e das suas constantes atualizações.


Cupom Fiscal


Um dos documentos fiscais mais conhecidos é o Cupom Fiscal, que tem como intuito a geração do ICMS. Isso acontece mediante as transações comerciais feitas no setor de varejo.


Semelhante ao ISS, o ICMS também é controlado e tem as suas regras estabelecidas mediante as várias unidades federativas.


Deste modo, em alguns estados, a emissão do Cupom Fiscal é feita por meio da utilização de um dispositivo. Enquanto isso, outros optam por utilizar um software para o processo de emissão.

 

Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e)


O quarto item da nossa lista de documentos fiscais e suas particularidades é a NFC-e, que se apresenta como uma versão digital do Cupom Fiscal.


Sendo assim, estamos falando de uma maneira mais simples de se fazer a impressão do documento, facilitando assim a vida dos responsáveis pela gestão fiscal.


Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e)


Na hora de fazer a gestão fiscal, é de extrema importância compreender que todo transporte de mercadorias que acontece entre estados ou municípios distintos demanda a emissão de um CT-e.


A fim de unificar todos os documentos envolvidos no deslocamento de produtos, o CT-e está atrelado aos seguintes tributos:


  • PIS;
  • ICMS;
  • COFINS;
  • SEST/SENAT


Portanto, a sua aplicação permite um melhor acompanhamento e fiscalização na movimentação de cargas em todo o Brasil.

Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e)


Finalizando a nossa lista de documentos fiscais e as suas particularidades, temos o MDF-e, que reduziu consideravelmente o período de fiscalização nos postos.


Relacionado ao transporte, o MDF-e contempla diversos dados. Confira alguns deles e tire as suas dúvidas.


  • Qual a origem e o destino da carga;
  • O motorista encarregado pela operação;
  • Especificação do veículo que está sendo usado.


Como fazer a gestão de documentos fiscais?


Uma das principais possibilidades para otimizar a gestão de documentos fiscais de um escritório de contabilidade diz respeito ao uso da tecnologia.


Ou seja, a implementação de um software de gestão é de extrema importância, uma vez que torna a gestão mais prática e fácil de ser feita.


Por meio de um sistema de gestão, uma empresa contábil pode se beneficiar de diferentes maneiras, como:


  • Aumento da produtividade;
  • Prevenção contra erros manuais;
  • Maior segurança;
  • Armazenamento de dados em nuvem.


Portanto, por mais que a gestão de documentos fiscais seja um assunto que ainda gera dúvidas entre os gestores de uma empresa, colocá-la em prática pode proporcionar uma série de vantagens.


O nosso intuito, por meio deste conteúdo, foi proporcionar para você, contador, uma visão mais clara sobre a gestão fiscal. Caso ainda tenha dúvidas, compartilhe conosco no campo para comentários.

Autor:

Almir Estrela

CEO do Contador Agora

Especialista em alavancar negócios contábeis através de criação de canais de vendas e processos de marketing digital. Já ajudou mais de 700 empresas contábeis no Brasil e Estados Unidos a estruturarem processos de crescimento.

Receba conteúdos exclusivos e novidades!

Cadastro News Blog

Por Time de Conteúdo 30 abr., 2024
Saiba como abrir sua empresa em Santos com nosso passo a passo, que cobre desde o registro até as práticas recomendadas para iniciar suas operações com sucesso
Por Time de Conteúdo 30 abr., 2024
Descubra como abrir sua empresa em Betim seguindo nosso guia detalhado, que inclui desde a escolha do tipo jurídico até o cumprimento das regulamentações locais
Por Time de Conteúdo 30 abr., 2024
Conheça o processo de abrir sua empresa em Mogi das Cruzes, desde a preparação da documentação até a conformidade com as normas locais
Ler Mais
Share by: