Contabilidade Bancária: O que é e como funciona?

AUTOR: ALMIR ESTRELA

Em todas as profissões existem diversas especialidades que os profissionais podem optar por seguir, seja por interesse ou afinidade. Para isso, é preciso se dedicar e adquirir conhecimentos específicos da área escolhida. Dessa forma, é possível determinar e se encaixar em um nicho de atuação. 


Isso não é diferente na área de Ciências Contábeis. Isso porque, nesse ramo, os profissionais também podem optar por diversas especialidades. Uma delas é a contabilidade bancária, que diz respeito a tudo que envolve instituições financeiras. 


Apesar dessa especialidade possuir muitos aspectos em comum com outros tipos de serviços de contabilidade, ela possui diversas particularidades. Ao contrário de empresas de outros segmentos, as instituições financeiras estão sujeitas a diversas regras específicas do ramo.


Isso porque as organizações bancárias são responsáveis por recursos e sistemas financeiros de várias pessoas e empresas. Sendo assim, no Brasil, elas devem seguir as normas estabelecidas pelo Banco Central, tendo que apresentar relatórios contábeis detalhados e com muito rigor. 


Portanto, o profissional contábil que deseja se especializar em contabilidade bancária deve compreender de forma detalhada tudo que diz respeito a essa área. Isso porque muitas das práticas contábeis dessa especialidade precisam estar de acordo com a legislação. 


Por isso, para compreender o que é e como funciona a contabilidade bancária, continue lendo esse artigo!


O que é a contabilidade bancária?


Como dito anteriormente, a contabilidade bancária é um ramo da ciência contábil que se dedica ao controle das instituições financeiras. Isso significa que ela lida com classificação, registro e análise de todas as transações financeiras realizadas por bancos e outras instituições de finanças. 


Dessa forma, podemos dizer que essa especialidade é responsável pela gestão dos recursos e pelas operações financeiras realizadas internamente nos bancos. Isso quer dizer que a contabilidade bancária lida com dados sobre empréstimos, depósitos, investimentos e várias outras atividades financeiras de um banco. 


No caso, essa área contábil também é responsável pela organização de todos os dados citados acima. Para isso, são feitos relatórios financeiros utilizados para analisar o desempenho da instituição financeira, bem como para cumprir com requisitos legais, regulatórios e de conformidade. 


Portanto, podemos afirmar que a contabilidade bancária auxilia as organizações financeiras no gerenciamento de riscos — como risco de crédito, de mercado e operacional. Desse modo, essa especialização contábil define quais serviços essas instituições podem fornecer aos clientes. 


Nesse sentido, o serviço contábil bancário colabora para que os gestores gerenciem o fluxo de capital interno. Com isso, é possível determinar os tipos de produtos financeiros que serão interessantes para a obtenção de lucro. 


Além disso, a contabilidade bancária também realiza a contabilização e o controle do patrimônio de instituições bancárias. Sendo assim, essa especialidade cuida de fatores como:


  • Ativos e passivos;
  • Juros e taxas;
  • Demonstrações financeiras (balanço patrimonial, demonstração de resultados, etc.);
  • Receitas e despesas: conhecimento real de custos e ganhos, da rentabilidade referente a cada produto e serviço disponibilizado;
  • Controle das variáveis fundamentais: o tipo de risco que a entidade bancária pode ou deseja assumir. 


Qual a origem da contabilidade bancária?


A contabilidade bancária teve sua origem no século XV, com o surgimento do mercantilismo na Europa. Sendo assim, ela é originada da transição do feudalismo para o capitalismo, que ocorreu durante a crise da Idade Média a formação dos Estados Nacionais. 


O mercantilismo, no caso, era um sistema econômico que permitia a realização de transações comerciais — exatamente como as que temos hoje em dia. Isso significa que ele é basicamente a troca de mercadoria por não mercadorias, ou seja, por aquilo que representa o valor das coisas, a moeda.


Entretanto, na época, assim como hoje em dia, cada localidade tinha sua própria moeda. Isso foi um obstáculo na vida de muitos viajantes, visto que eles se viam sem a possibilidade de comprar qualquer mercadoria nos lugares que não tinham a mesma moeda do seu lugar de origem. 


Nesse cenário, surgiu a figura do banqueiro. Esse indivíduo ficava fixado em determinada região e tinha em depósito uma grande variedade de moedas. Sendo assim, sua função era trocar as moedas inválidas dos viajantes pelas válidas naquela localização, o que possibilitava a compra de mercadorias por eles. Essa prática é o que hoje conhecemos como câmbio


Logo em seguida, esses banqueiros começaram a oferecer empréstimos. No caso, devido ao perigo constante de assaltos nas estradas, eles também criaram as cartas de crédito. Isso foi uma solução para os viajantes não precisarem circular com grandes quantidades de dinheiro em mãos. 


Conforme o passar dos anos, os banqueiros se estabeleceram em prédios próprios, os denominados monte. Já a partir do século XVIII, essas instalações de crédito passaram a ser chamados pelo nome que conhecemos atualmente, os bancos


Como funciona a contabilidade bancária?


Por determinação do Banco Central do Brasil, todas as instituições financeiras são obrigadas a seguirem o COSIF, ou seja, o Plano Contábil das Instituições do Sistema Financeiro Nacional. Esse plano nada mais é do que uma norma contábil que define regras e procedimentos a serem cumpridos pelas instituições financeiras do Brasil. 


O principal objetivo do COSIF é a padronização do registro e da elaboração das informações contábeis de cada instituição. Dessa forma, a comparação de cada um é facilitada. Além disso, essa norma também pauta diretrizes para a execução de procedimentos como:


  • Elenco de contas;
  • Classificação de contas;
  • Livros de escrituração;
  • Câmbio;
  • Critérios de Avaliação e Apropriação Contábil;
  • Entre outras operações internas. 


O COSIF também é responsável por definir as contas contábeis que devem ser utilizadas pelos bancos para o registro de cada operação, assim como as regras de elaboração de demonstrações financeiras — incluindo a de resultados, balanço patrimonial e das mutações do patrimônio líquido. Além disso, esse Plano Contábil estabelece critérios para:


  • Avaliação de ativos e passivos;
  • Avaliação de procedimentos para constituição de reservas e provisões;
  • Elaboração de relatórios gerenciais (incluindo risco de crédito e de mercado, por exemplo).


Sendo assim, a contabilidade bancária funciona totalmente baseada no COSIF que, como dito anteriormente, tem a utilização obrigatória para todos os tipos de instituições financeiras. Além disso, ele é constantemente atualizado, se fazendo necessário o constante acompanhamento pelos profissionais de contabilidade bancária. 

Qual a função e os tipos de bancos existentes?



Em todo o mundo os bancos são conhecidos pelas práticas abusivas. No Brasil, por exemplo, é muito comum a cobrança de juros em valores absurdos. Apesar disso, as instituições bancárias possuem funções muito importantes para o desenvolvimento do país


Isso porque, além de realizarem funções financeiras, os bancos desempenham um importante papel no crescimento econômico e social dos países. No caso, eles são os principais financiadores e operadores de transações relacionadas a atividades industriais, comerciais, agrícolas e de prestação de serviços. 


Considerando isso, podemos dizer que o ramo responsável por possibilitar que todas essas práticas sejam feitas é a contabilidade bancária. Isso porque ela permite a realização de uma gestão eficiente, controlando todos os recursos e as transações financeiras de pessoas físicas e jurídicas. 


Após compreender a função dos bancos, é muito importante saber quais são os principais tipos de instituições financeiras existentes. Cada um deles possui suas particularidades, porém, todos funcionam da mesma forma, ou seja, seguindo as normas estabelecidas pelo COSIF. 


Bancos comerciais


Nada mais são do que aqueles tradicionais. Sendo assim, eles oferecem serviços como a obtenção de contas correntes, financiamentos, empréstimos, investimentos, etc. 


Bancos de investimento


Esse tipo de banco é especializado em fornecer serviços de assessoria financeira. Isso significa que ele tem como objetivo auxiliar na gestão de recursos e investimentos no mercado financeiro, como a bolsa de valores.


Bancos digitais


O número de
bancos digitais vem crescendo exponencialmente nos últimos anos. Isso porque eles oferecem serviços bancários através de plataformas digitais, ou seja, não existe agência física. Isso é um atrativo para os usuários, visto que a abertura de contas é facilitada, bem como a resolução de problemas, etc. 


No caso, os bancos
digitais também podem se enquadrar em outros tipos, como o comercial e o de investimentos. 


Bancos de desenvolvimento


Os
bancos de desenvolvimento podem ser públicos ou privados. No caso, eles oferecem financiamentos e créditos para projetos que visam o desenvolvimento econômico, ou seja, para ações relacionadas a infraestrutura, indústria e agricultura, por exemplo. 


Bancos múltiplos


Os
bancos múltiplos são conhecidos por oferecerem mais de um tipo de serviço bancário. Isso significa que, assim como os bancos comerciais, eles também podem oferecer o serviço de investimento, de financiamento, etc. 


Bancos públicos


Assim como o próprio nome já diz, os
bancos públicos são aqueles controlados pelo governo — sendo ele municipal, estadual ou federal. Sendo assim, eles também podem se encaixar em qualquer um dos outros tipos de bancos.

 

Bancos cooperativos


Os
bancos cooperativos são aqueles que pertencem aos próprios clientes. Dessa forma, eles se tornam donos da instituição financeira, participando da gestão e dos resultados. Geralmente, esse tipo de instituição financeira é voltada para pequenos empreendedores, cooperativas e associações, como a Sicredi. 


Qual a importância de divulgar o serviço de contabilidade bancária?


Uma coisa é fato: cuidar dos relatórios contábeis de uma instituição financeira é bem diferente comparado ao de outras empresas. Isso por os bancos serem responsáveis pelo sistema econômico de um país, tornando a responsabilidade desse trabalho bem maior. 


Porém, isso pode ser um benefício para as empresas contábeis especializadas na contabilidade bancária. Isso porque, visto que as instituições financeiras precisam seguir normas específicas e ter um cuidado minucioso com todos os dados e informações que possuem, é muito provável que eles procurem um especialista na área. 


Além disso, com o aumento do surgimento de bancos digitais, a
demanda por contadores bancários também aumentou consideravelmente. Portanto, é de extrema importância que um escritório de contabilidade divulgue os serviços de contabilidade bancária a fim de ganhar visibilidade, atrair mais clientes e melhorar os resultados. 


Para isso, é fundamental que a
empresa contábil invista em especialistas de marketing digital. Isso porque esses profissionais podem auxiliar na construção de uma estratégica eficaz, eficiente e assertiva de divulgação dos serviços prestados. Sendo assim, será possível atingir mais pessoas, gerar leads e ter maiores possibilidades de conversão


O
Contador Agora pode te ajudar nisso! Somos uma startup com foco em alavancar os resultados da sua empresa de contabilidade por meio de estratégias de marketing digital. Nosso trabalho é feito visando sempre o sucesso do nosso cliente! 


Com o objetivo de transformar o setor contábil, o Contador Agora já colaborou com o sucesso de mais de 700 empresas em todo território nacional. Com profissionais capacitados e experientes, podemos ajudar o seu negócio a crescer por meio de estratégias de marketing digital personalizadas e eficientes! 


Portanto, para divulgar os serviços de contabilidade bancária da sua empresa,
entre em contato conosco e entenda melhor como podemos contribuir para alavancar seus resultados! 


Autor:

Almir Estrela

CEO do Contador Agora

Especialista em alavancar negócios contábeis através de criação de canais de vendas e processos de marketing digital. Já ajudou mais de 700 empresas contábeis no Brasil e Estados Unidos a estruturarem processos de crescimento.

Receba conteúdos exclusivos e novidades!

Cadastro News Blog

Por Time de Conteúdo 13 mai., 2024
Saiba como abrir sua empresa em Vinhedo com nosso guia detalhado, que inclui desde o processo de registro até a conformidade com as regulamentações locais
Por Time de Conteúdo 13 mai., 2024
Confira nosso guia passo a passo para abrir sua empresa em Várzea Paulista, cobrindo desde o registro inicial até a conformidade com as normas e regulamentações locais
Por Time de Conteúdo 13 mai., 2024
Descubra como abrir sua empresa em Vargem Grande do Sul com nosso guia prático, abrangendo desde o registro até a conformidade com as regulamentações locais
Ler Mais
Share by: