Entenda o que é Google Ads, como ele funciona e suas vantagens

AUTOR: ALMIR ESTRELA

É fato que a internet possibilita muitas oportunidades para empresas. Uma delas é a possibilidade de alcançar um grande número de pessoas em diferentes localizações, o que seria bastante difícil utilizando os métodos tradicionais de divulgação. 


Isso é possível principalmente utilizando as
estratégias de marketing digital. Essa prática nada mais é do que a utilização de ferramentas e plataformas virtuais pelas empresas para a divulgação de produtos e serviços de maneira rápida e eficiente. Fazendo isso, as organizações aumentam as chances de terem melhores resultados.


Atualmente, a grande maioria das empresas utiliza as ferramentas fornecidas pelo meio virtual para
ganhar visibilidade. É muito comum, por exemplo, fazer uma pesquisa nos mecanismos de busca — como o Google — e encontrar links em destaque, acessar um blog e visualizar um banner anunciando algo ou até mesmo ver anúncios que aparecem antes de um vídeo. 


Não é novidade para ninguém que
o Google é o buscador mais utilizado no mundo. Isso porque ele possui grande relevância de resultados, rapidez na execução de pesquisas e na indexação de sites, e ferramentas próprias. Essas características o diferenciam de todos os outros mecanismos de busca existentes.


Uma das ferramentas que o Google oferece é o
Google Ads. Ela nada mais é do que uma plataforma de anúncios que auxilia empresas a divulgarem seus produtos e serviços para um grande número de usuários. Assim, é possível atrair mais clientes e aumentar as vendas


O
Google Ads é uma peça fundamental para as organizações conseguirem ter mais visibilidade e, consequentemente, mais oportunidades de negócio. Portanto, é preciso compreender sobre essa ferramenta para obter bons resultados no negócio


Por isso, se você deseja entender de maneira aprofundada
o que é o Google Ads, para que ele serve, como funciona e quais as vantagens, continue lendo esse artigo!


O que é Google Ads?


Criada em 2000, o Google Ads — antigo Google AdWords — nada mais é do que a plataforma de anúncios do Google. Isso significa que ele é basicamente uma ferramenta de publicidade online que é bastante utilizada pelas empresas que investem no marketing digital para divulgação de produtos e serviços. 


Sendo assim, o Google Ads é uma plataforma que tem como objetivo a
exibição de anúncios de diversos formatos. Eles podem ser em forma de links patrocinados, banners dentro de sites e blogs, propagandas antes ou durante a exibição de um vídeo no YouTube, etc. Além disso, essa ferramenta permite que todos essas campanhas sejam segmentadas conforme a persona — que é a representação do consumidor ideal — de determinada empresa. 


Desse modo, as empresas possuem mais chances de atingir potenciais clientes, ou seja,
leads qualificados que representam maiores oportunidades de vendas. Isso porque, com a segmentação dos anúncios, é possível atingir o usuário na exata hora na qual ele está procurando o produto ou serviço que a organização oferece. 


Em suma, o Google Ads é uma ferramenta utilizada para as empresas
anunciarem seus produtos e serviços. Assim, os materiais de campanha aparecem para os usuários certos e na hora certa. 


Como funciona o Google Ads?


Apesar do surgimento constante de outras plataformas no meio virtual, o Google continua sendo a empresa com a maior receita resultante de anúncios online. De acordo com dados do Statista, apenas no ano de 2019, a empresa teve a receita publicitária no valor de U$ 134 bilhões.


Com isso, é possível confirmar o quanto a utilização dessa ferramenta é importante e o quanto ela é utilizada pelas empresas ao redor do mundo. Portanto, é necessário saber
como o Google Ads funciona a fim de compreender um pouco mais do motivo pelo qual tantas organizações investem nessa plataforma. 


Como dito anteriormente, o Google Ads é uma forma das empresas divulgarem seus produtos e serviços. Sendo assim, é possível que as organizações criem suas próprias campanhas de maneira personalizada conforme os objetivos do negócio e seu
público-alvo


De certo modo, nesse serviço as empresas pagam ao Google para conseguirem ter destaque na internet. Entretanto, é preciso compreender que o pagamento ao Google Ads é
baseado no desempenho de determinada campanha. Isso significa que, caso um anúncio não tenha nenhum clique, leads ou vendas, a organização não precisa pagar nenhum valor.


Sendo assim, uma empresa só paga quando as pessoas clicarem para visitar o site, entrarem em contato ou visualizarem o conteúdo. Além disso, o Google Ads faz com que o
anúncio seja mostrado na hora certa e para as pessoas certas de acordo com as demandas e a estratégia de marketing de cada negócio. 


Dessa forma, podemos considerar o essa ferramenta como um investimento em leads qualificados que tenham real interesse no produto ou serviço oferecido. No caso, os usuários visualizam os anúncios — geralmente colocados no topo ou no rodapé das páginas — de acordo com suas pesquisas feitas no Google. 


Ad Rank 


No Google Ads, as empresas que desejam anunciar algo oferecem determinado valor em troca de cliques. Porém, não necessariamente a maior oferta ganha. Isso porque o Google faz uma combinação de alguns fatores de qualidade para posicionar cada anúncio através do Ad Rank


O Ad Rank é obtido pela
multiplicação do índice de qualidade (IQ) pelo lance feito (CPC máximo). Isso significa que, por mais que o valor oferecido por alguma empresa seja alto, não necessariamente o anúncio será destacado. Sendo assim, é preciso que ele seja de ótima qualidade. 


Nesse caso, o índice de qualidade é como o Google avalia um anúncio, estabelecendo notas de 0 a 10. Com o valor do lance, essa nota é determinante para estabelecer a posição de um anúncio para determinada palavra-chave e segmentação. Para definir essa nota, a plataforma de busca considera a taxa de cliques (CTR), a relevância e a página de destino.


Quais são as formas de fazer um anúncio no Google Ads?


No Google Ads são fornecidas diversas possibilidades para anunciar algo. Isso significa que as empresas podem escolher qual o formato e o local onde o anúncio irá aparecer, de modo que ele possa ser o mais adequado possível às suas necessidades e objetivos.


O
Google Ads faz com que, por meio da análise de cookies e das palavras-chave utilizadas pelos possíveis clientes, os anunciantes determinem em quais locais os anúncios serão exibidos. Desse modo, produtos e serviços podem ser anunciados em vídeos, banners, resultados de pesquisa, etc. 


Rede de pesquisa


A rede de pesquisa é o principal formato de anúncio do Google Ads, sendo a mais indicada para empresas que estão iniciando a fazer campanhas através dessa ferramenta. Além disso, também é uma maneira simplificada de criar anúncios, visto que não exige vídeos, imagens ou cadastro da empresa no Google Meu Negócio


Nesse formato, os anúncios são exibidos nos resultados de pesquisa de determinadas palavras-chave. Geralmente, eles aparecem no começo e no final da
SERP (Search Engine Results Page), sendo identificados como link patrocinado com a legenda de “anúncio”. 


Sendo assim, podemos citar o seguinte exemplo: consideremos uma empresa de
contabilidade. Quando um usuário pesquisar no Google as palavras-chave relacionadas ao negócio — como “escritório contábil” ou “contabilidade” —, o anúncio dessa organização será exibido na área de destaque, ou seja, geralmente nas primeiras posições. 


Portanto, podemos concluir que a rede de pesquisa é um formato que tem como principal objetivo o
alcance de pessoas que procuram por determinado produto, serviço ou alguma solução específica. Desse modo, os anúncios são exibidos apenas para pessoas interessadas, aumentando as chances de receber cliques e visualizações. 


Nesse modelo, também é preciso considerar alguns pontos que podem gerar dificuldades. Entre eles estão a concorrência por algumas palavras-chave com outras empresas — gerando um custo por clique mais alto — e também o baixo volume de buscas por elas, o que gera menor alcance. 


Rede de display


Esse é o formato no qual são usados recursos visuais, ou seja, imagens e vídeos. Dessa forma, os anúncios geralmente aparecem em sites, blogs e páginas de notícias, podendo alcançar a grande maioria dos usuários da internet. 


Devido a essa possibilidade de um maior alcance, a
rede de display é indicada para empresas que estão começando a vender seus produtos ou serviços pela internet. Além disso, esse formato permite que haja uma segmentação específica das campanhas. Isso significa que é possível exibir um anúncio em sites que sejam do mesmo segmento da empresa, por exemplo. 


Essa segmentação pode ser realizada de acordo com diversas opções. Entre elas podemos citar as palavras-chave, informações demográficas, características da persona e remarketing. Esse último é uma estratégia utilizada para gerar uma nova influência em algum usuário que já demonstrou interesse no produto ou serviço da empresa. 


As opções que o Google Ads oferece para anúncios gráficos na rede de display são:


  • Banners: podem ser usadas imagens, elementos interativos, layouts personalizados, animações, etc.;
  • Texto: anúncios em caixa de texto que possuem informações como nome da empresa, descrição, URL de destino do site, etc.;
  • Anúncios de aplicativos: podem ser imagens, vídeos, etc.;
  • Gmail: são anúncios personalizados que são exibidos na caixa de entrada dos usuários da plataforma.


Com essa alternativa, é possível incentivar possíveis clientes a visualizar a empresa, considerar as ofertas e até mesmo realizar alguma ação. Portanto, a rede de display tem um potencial enorme para a
conversão de vendas, visto que faz com que o anúncio seja exibido no momento no qual o potencial consumidor procura sobre o assunto na internet.


Anúncios no YouTube


Ao assistir um vídeo no YouTube, é muito comum se deparar com anúncios tanto no início quanto durante a exibição. Isso porque, essa plataforma audiovisual pertence ao Google e é um dos maiores buscadores online atualmente. Por isso, o Google Ads permite que as empresas criem campanhas para serem exibidas no YouTube. 


Nessa plataforma, as pessoas procuram informações, entretenimento, soluções e
dicas. Portanto, também é possível escolher o público-alvo para a exibição de anúncios com base em informações como gênero, idade, localização e nos interesses. Além disso, também existem diversos formatos de campanhas para o YouTube, sendo alguns deles:


  • Anúncios in-stream puláveis e não-puláveis;
  • Anúncios de descoberta: vídeos sugeridos de acordo com a palavra-chave pesquisada;
  • Anúncios bumper: duram no máximo 6 segundos e não podem ser pulados;
  • entre outros.


Um detalhe importante é que as empresas só pagam pelos anúncios se os usuários interagirem de alguma forma com a campanha. Sendo assim, se um vídeo de divulgação for pulado antes do fim ou de 30 segundos, não é necessário pagar. 

Google Ads para Contadores



Quais as vantagens do Google Ads?


Com tudo falado anteriormente, é possível concluir que o Google Ads é fundamental para empresas que desejam ganhar visibilidade e promover um negócio de maneira assertiva, segmentada e eficaz. Isso porque ele permite alcançar as pessoas com maiores possibilidades de se tornarem clientes no momento certo. 


Além disso, existem inúmeras vantagens que o Google Ads pode oferecer para uma empresa. 


Resultados rápidos


Estratégias de marketing digital — como marketing de conteúdo, SEO e redes sociais — oferecem grandes resultados para uma empresa. Entretanto, a visualização deles pode demorar um pouco para ocorrer e, infelizmente, nem todas as empresas conseguem depender apenas desse tráfego orgânico para atrair mais clientes. 


Desse modo, é fundamental investir em links patrocinados, ou seja, no Google Ads. Isso porque isso possibilita a montagem de uma campanha de divulgação com o
potencial de gerar resultados — como a atração de visitantes qualificados — em um curto período de tempo. 


Baixo custo


Uma das vantagens do Google Ads é que o orçamento da campanha pode ser determinado pela própria empresa anunciante. Além disso, também é possível alterá-lo a qualquer instante caso seja necessário.


Sendo assim, as organizações possuem uma maior segurança financeira de investir em um anúncio. Isso porque é possível analisar os resultados obtidos com eles e ir ajustando o orçamento conforme o andamento. Dessa forma, se uma campanha alcançar bons resultados, mais investimento pode ser feito, e vice-versa. 


Outro ponto importante a ser destacado é que uma empresa só é cobrada por determinado anúncio quando ele receber cliques. Isso recebe o nome de
Custo por Clique (CPC) — valor a ser pago por cada clique recebido — e também pode ser definido pela própria organização. 


Além disso, o Google Ads permite que uma empresa gaste até 20% a mais do CPC estabelecido. Sendo assim, quando o anúncio é exibido muitas vezes, o link patrocinado não pare de receber visualizações e
gerar oportunidades para o negócio


Campanhas em todos os estágios do funil de vendas


Como dito anteriormente, o Google Ads consegue fazer com que um anúncio chegue a uma pessoa na hora exata na qual ela está buscando por algo. Isso também se encaixa quando se trata do funil de vendas. Sendo assim, com essa ferramente de anúncios, é possível criar anúncios específicos de acordo com o estágio do funil no qual o cliente se encontra. 


Desse modo, é possível que o anúncio de uma empresa atinja o
maior número possível de clientes que se encontrem em diferentes momentos do processo de compra. 


Com esse conteúdo foi possível compreender
o que é o Google Ads, como ele funciona e quais as suas vantagens? Esperamos que sim!


O Contador Agora é uma Startup focada em alavancar os resultados na contabilidade por meio de uma estratégia de marketing digital e Google ads. O nosso trabalho é sempre voltado para o sucesso do nosso cliente.


Aproveite para 
entrar em contato conosco e descobrir como o nosso time de especialistas pode contribuir com o seu escritório de contabilidade.

Autor:

Almir Estrela

CEO do Contador Agora

Especialista em alavancar negócios contábeis através de criação de canais de vendas e processos de marketing digital. Já ajudou mais de 700 empresas contábeis no Brasil e Estados Unidos a estruturarem processos de crescimento.

Receba conteúdos exclusivos e novidades!

Cadastro News Blog

Por Time de Conteúdo 08 mai., 2024
Descubra como abrir sua empresa em Matão com nosso guia detalhado, desde o registro inicial até a conformidade com as regulamentações locais
Por Time de Conteúdo 08 mai., 2024
Saiba como abrir sua empresa em Pradópolis com nosso guia completo, cobrindo desde o processo de registro até o cumprimento das regulamentações locais
Por Time de Conteúdo 08 mai., 2024
Abrir uma empresa em Porto Ferreira , localizada no interior do estado de São Paulo, pode ser uma excelente oportunidade para empreendedores devido ao seu ambiente econômico diversificado e posição estratégica. Conhecida como a "Capital da Cerâmica Artística e Decoração", Porto Ferreira possui uma economia vibrante, com destaque para o setor cerâmico, além de agricultura, indústria e serviços. Aqui estão algumas considerações importantes para quem deseja empreender em Porto Ferreira. Análise de Mercado É essencial realizar uma análise de mercado antes de iniciar um negócio em Porto Ferreira. A cidade é conhecida pelo seu polo cerâmico, o que oferece oportunidades para negócios relacionados, como produção, distribuição e comercialização de cerâmica e produtos de decoração. Além disso, há espaço para negócios nos setores agrícola e de serviços, especialmente no comércio varejista, que serve tanto a população local quanto os turistas que visitam a cidade. Planejamento Estratégico Desenvolver um plano de negócios detalhado é fundamental para o sucesso. Este plano deve incluir análises de viabilidade, estratégias de marketing, operações e projeções financeiras. Considerando a forte presença do setor cerâmico e de decoração em Porto Ferreira, o plano deve explorar as oportunidades de integrar-se a essa cadeia produtiva, bem como estratégias para atrair e fidelizar turistas e visitantes da região. Registro e Legalização Para abrir uma empresa em Porto Ferreira, é necessário registrar o negócio na Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP), obter o CNPJ através da Receita Federal e cumprir com todas as regulamentações municipais para obter licenças e alvarás necessários. Dependendo do tipo de negócio, podem ser necessárias licenças específicas, como sanitárias ou ambientais. Escolha do Local A escolha do local é um fator decisivo para o sucesso do empreendimento. Porto Ferreira oferece opções que vão desde áreas industriais até zonas comerciais no centro da cidade. Para indústrias, áreas próximas a rodovias e à infraestrutura ferroviária são ideais. Para comércio e serviços, locais com alta visibilidade e fluxo de pessoas, como a Avenida do Comércio, são recomendados. Recursos Humanos Porto Ferreira tem uma força de trabalho qualificada, especialmente em áreas relacionadas à cerâmica e ao comércio varejista. A proximidade de cidades como São Carlos e Pirassununga facilita o acesso a profissionais técnicos e graduados. Investir em programas de treinamento e desenvolvimento é uma estratégia eficaz para atrair e reter talentos. Incentivos Fiscais Explorar os incentivos fiscais oferecidos pelo município de Porto Ferreira e pelo estado de São Paulo pode proporcionar vantagens competitivas. Esses incentivos podem incluir reduções fiscais ou apoio em infraestrutura, especialmente para empresas que contribuem para o desenvolvimento econômico local e a criação de empregos. Conclusão Abrir uma empresa em Porto Ferreira é uma escolha estratégica acertada devido ao seu polo cerâmico, economia diversificada e ambiente de negócios favorável. Com um planejamento cuidadoso e uma compreensão clara das oportunidades de mercado, os empreendedores podem estabelecer um negócio próspero e contribuir para o desenvolvimento econômico da cidade.
Ler Mais
Share by: