Inbound Marketing: o que é, para que serve e quais os benefícios?

AUTOR: ALMIR ESTRELA

Uma coisa é fato: as estratégias de marketing sempre estiveram presentes no dia a dia das pessoas e das empresas. Porém, os métodos utilizados foram mudando ao longo do tempo devido à necessidade de acompanhar as diversas e constantes transformações da sociedade. 


A terceira e a quarta fase da globalização — aproximadamente entre os anos de 1945 a 1989 — causaram grandes impactos no mundo. Isso porque, nesse período, ocorreram
grandes avanços tecnológicos, principalmente com o aumento dos investimentos em conhecimento científico e da integração mundial. 


Com isso, a globalização influenciou em um encurtamento de distâncias, além do surgimento acelerado de
novas tecnologias devido aos avanços na área da informação e informática. Isso levou à criação de novos meios de comunicação — como a internet — para se adaptar às novas necessidades e demandas da sociedade. 


Com o surgimento da internet, a sociedade sofreu inúmeras transformações, principalmente no
comportamento de consumo e na forma de se comunicar. Isso impactou diretamente nas relações comerciais e nos métodos utilizados para divulgar um produto, por exemplo. A partir disso, o marketing tradicional começou a perder força e eficiência nas estratégias de atração. 


Devido à rapidez e as infinitas possibilidades oferecidas pela internet, a utilização dos meios de comunicação tradicionais diminuiu. Isso porque o meio digital facilitou o acesso a produtos, serviços e soluções. Com isso, as empresas começaram a utilizar as plataformas online para divulgação para atrair e manter clientes. Esse uso, posteriormente, foi chamado de
marketing digital.


Atualmente, no marketing digital, existem diferentes estratégias que podem ser utilizadas. Uma delas é o
Inbound Marketing, um dos métodos mais eficientes e eficazes para conseguir atrair e converter clientes. Portanto, se uma empresa deseja obter resultados positivos, é fundamental investir nessa estratégia. 


Ficou interessado em saber mais sobre o
Inbound Marketing? Continue lendo esse artigo e saiba também os benefícios que ele pode trazer para sua empresa!


O que é o Inbound Marketing?


Em uma tradução para o português, o
Inbound Marketing também pode ser chamado de “marketing de atração”. Esse termo surgiu em 2009, nos Estados Unidos, após a publicação do livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”, escrito pelos autores Brian Halligan e Dharmesh Shah. Após isso, a estratégia passou a ser adotada por diversas empresas. 


Diferente do marketing tradicional — ou
Outbound Marketing —, ao invés de correr atrás de clientes, o Inbound Marketing foca no uso de estratégias para que a empresa seja encontrada por eles. Isso significa que esse método, ao contrário de fornecer anúncios, oferece informações que sejam relevantes para o potencial consumidor. 


Uma das características principais e positivas do
Inbound Marketing é a não utilização de táticas que interrompem a experiência do cliente. Dessa forma, nessa estratégia, um vídeo que você está assistindo, por exemplo, não será interrompido para exibir um anúncio. Isso colabora para chamar a atenção do potencial consumidor de uma forma que não seja incômoda para ele. 


Algumas outras características desse método são:


  • Comunicação aberta;
  • Relacionamento forte e de longo prazo;
  • Pessoas interessadas são atraídas pelo produto ou serviço;
  • Maior engajamento.


Sendo assim, o
Inbound Marketing permite que as empresas dialoguem com seu público-alvo, com foco na criação de um relacionamento. Isso é feito a partir do compartilhamento de conteúdos interessantes, originais e que sejam relevantes para o consumidor, visando conquistá-lo. 


Esse compartilhamento é feito por meio de diversas plataformas utilizando como principal estratégia o
marketing de conteúdo, o qual é a criação de conteúdos relevantes e de valor para o consumidor. Além disso, também são utilizadas:


  • Blogs;
  • Redes sociais;
  • Estratégias de SEO (Search Enginee Optimization): otimização dos mecanismos de busca.


O
Inbound Marketing serve para atrair e fidelizar clientes, além de garantir uma certa autoridade para a empresa com a produção de conteúdos de valor. Isso contribui para o aumento das vendas e mantém a organização competitiva no mercado. 


Como funciona o Inbound Marketing? 


O
Inbound Marketing funciona visando conquistar clientes por meio de canais online. Porém, para atingir esse objetivo, é preciso conhecer sua metodologia. Essa estratégia possui quatro etapas complementares e fundamentais para o sucesso da conversão de consumidores


Etapa 1: Atração


Nessa etapa, a empresa tem como objetivo principal a atração de visitantes regulares e valiosos. Isso significa que o foco é em chamar a atenção de usuários que tenham uma
maior probabilidade de realizarem uma compra no futuro. Desse modo, é possível conseguir um tráfego qualificado


Sendo assim, as estratégias de
Inbound Marketing nessa fase incluem a criação de bons conteúdos capazes de atrair consumidores de maneira espontânea. Isso é fundamental para atrair públicos engajados que estejam mais propensos a avançar no funil de vendas. Entre as formas de fazer isso, estão:


  • Blogs: conteúdos de qualidade baseados no público-alvo e nas etapas da jornada de compra que ele pode estar, colaborando para criação de um relacionamento e identificação com o público;
  • SEO: estratégias de produção de conteúdos que ajudam um site a ocupar as primeiras páginas dos mecanismos de busca;
  • Redes sociais: permitem um maior alcance de pessoas, o que torna o compartilhamento dos conteúdos e informações fácil e efetivo;
  • Links patrocinados: um anúncio na hora certa na internet pode ser assertivo (search, display, Facebook Ads, etc.)


Etapa 2: Conversão


Após atrair visitantes, é preciso tornar o maior número possível deles em
leads, ou seja, em possibilidades reais de venda. Nesse sentido, a conversão diz respeito ao cliente fornecer dados e informações sobre ele em troca de algum benefício oferecido pela empresa.


Ao fazer isso, é possível que a empresa obtenha dados como nome, telefone, e-mail e profissão do cliente, por exemplo. Com essas informações em mãos, a organização consegue criar formas mais
assertivas e diretas de se comunicar com os possíveis consumidores.


A oferta de benefícios em troca desses dados pode ser feita de duas maneiras:


  • Ofertas diretas: mais voltadas com a compra, oferecendo orçamentos, demonstração de softwares, testes gratuitos, etc;
  • Ofertas indiretas: tem o foco em educar e resolver o problema do possível consumidor por meio de e-books, webinars, etc.


Além disso, a conversão também pode ser realizada utilizando técnicas como as
landing pages — arquitetadas com foco no convencimento. Essas “páginas de aterrissagem”, para obter resultados positivos, precisam conter elementos como call-to-actions, formulários, dobras, headlines, CRO (otimização de conversão), etc. 


Etapa 3: Venda


Nesse momento, por terem sido nutridos com conteúdos de qualidade na etapa anterior, os leads estão mais
propensos a realizar a compra. Porém, para que isso realmente aconteça, é preciso fazer a relação das etapas do funil de vendas que o possível cliente se encontram. 


Estabelecer qual etapa cada consumidor em potencial se encontra é fundamental para oferecer conteúdos personalizados e mais assertivos. Isso faz com que os vendedores saibam a abordagem que deve ser utilizada para fechar um negócio, sabendo quais leads estão prontos ou não para realizar a compra.


Além disso, a venda propriamente dita pode ser realizada por sites, telefone, WhatsApp ou até mesmo pelas
mídias sociais. Por isso, é importante conhecer as necessidades e demandas do cliente, visto que é necessário saber qual canal de vendas ele prefere — o que também influencia na finalização da compra. 


Etapa 4: Encantamento e fidelização


É muito importante entender que
o processo de vendas não termina quando o cliente finaliza a compra. Isso porque, além de torná-lo um consumidor de fato, é preciso que ele também seja um divulgador da marca. Por isso, é fundamental criar estratégias focadas na experiência do cliente até mesmo depois da finalização da venda. 


A partir do momento que um cliente tem uma boa experiência durante, no momento e após a compra, as chances de
fidelização aumentam. Dessa forma, além de realizar uma nova aquisição no futuro, ele possivelmente indicará o produto ou serviço da empresa para outras pessoas. 


Portanto, investir em estratégias que foquem na satisfação do cliente é muito importante para o
sucesso de uma empresa. Isso porque com consumidores satisfeitos, é possível aumentar o número de vendas, a visibilidade e a credibilidade.


Quais os benefícios do Inbound Marketing?


Após entender o que é o
Inbound Marketing e como ele funciona, é preciso compreender os motivos pelos quais uma empresa deve investir nessa estratégia. Além das vantagens já citadas anteriormente — como atrair e fidelizar clientes, aumentar a credibilidade e as vendas da organização —, existem outros benefícios que devem ser considerados. 


São eles: 


  • Custos menores comparados às estratégias do marketing tradicional;
  • Utilização de estratégias assertivas e eficazes por serem baseadas nas necessidades dos clientes;
  • Comunicação direta, próxima e de mão dupla;
  • Redução no custo de aquisição de clientes;
  • Resultados mensuráveis;
  • Ações e conteúdos de longo prazo;
  • Aumento da visibilidade da marca;
  • Ciclo de vendas mais curto;
  • Aumento do ticket médio;
  • Minimização de danos e solução de problemas de maneira efetiva.


Porém, para usufruir de todos esses benefícios, é preciso ter conhecimento das técnicas de
Inbound Marketing. Portanto, se uma empresa deseja obter sucesso nas estratégias de vendas e nas práticas de divulgação, o ideal é investir em uma empresa especializada no segmento de marketing digital. 


Ter
profissionais qualificados e especializados possibilita que as estratégias de Inbound Marketing tenham mais chance de sucesso. Isso porque, por terem experiências anteriores com outras empresas, eles já sabem o que tem maior probabilidade de dar certo e o que não é tão eficaz.


A
contratação de agências especializadas também permite a otimização dos trabalhos da empresa. Isso acontece porque, com o serviço de marketing digital terceirizado, é possível focar em outras tarefas. Além disso, profissionais da área conseguem realizar uma análise aprofundada do negócio, criando estratégias personalizadas e exclusivas.


Conheça o Contador Agora!


O Contador Agora é uma startup com foco em alavancar os resultados da sua empresa de contabilidade por meio de estratégias de marketing digital. Nosso trabalho é feito visando sempre o sucesso do nosso cliente! 


Visando transformar o setor contábil brasileiro, o Contador Agora já colaborou com o sucesso de mais de 700 empresas em todo território nacional. Com profissionais capacitados e experientes, podemos ajudar o seu negócio a crescer por meio de estratégias de marketing digital personalizadas e eficientes! 


Aproveite para entrar em contato conosco e entender melhor como nossos especialistas podem contribuir para o sucesso do seu escritório de contabilidade.

Autor:

Almir Estrela

CEO do Contador Agora

Especialista em alavancar negócios contábeis através de criação de canais de vendas e processos de marketing digital. Já ajudou mais de 700 empresas contábeis no Brasil e Estados Unidos a estruturarem processos de crescimento.

Receba conteúdos exclusivos e novidades!

Cadastro News Blog

Por Time de Conteúdo 26 abr., 2024
Descubra os passos essenciais para abrir uma empresa em Londrina com este guia informativo. Explore o processo de registro empresarial, incluindo os documentos necessários e os órgãos reguladores envolvidos
Por Time de Conteúdo 26 abr., 2024
Descubra os passos essenciais para abrir uma empresa em Guarulhos com este guia informativo. Explore o processo de registro empresarial, incluindo os documentos necessários e os órgãos reguladores envolvidos
Por Time de Conteúdo 26 abr., 2024
Descubra como um contador em Barra Mansa pode ser vital para o sucesso financeiro de sua empresa ou finanças pessoais com este guia informativo
Ler Mais
Share by: