fbpx

Uma das maiores necessidades de um escritório contábil é acompanhar as mudanças de mercado e, com isso, se manter atento às tendências da contabilidade.

Junto com a revolução digital e o advento da internet, vieram várias mudanças na sociedade e na maneira de se fazer negócios. Com isso, toda empresa que deseja se manter no mercado, precisa se adaptar às mudanças existentes.

O cenário acima também inclui os escritórios de contabilidade, que precisam, necessariamente, acompanhar a evolução digital.

Desse modo, é possível notar que, atualmente, o perfil do cliente da contabilidade já não é mais o mesmo. Os seus hábitos mudaram e ele está cada vez mais exigente quanto aos serviços de um escritório.

Sendo assim, se você, contador, deseja ver o seu negócio vencendo a concorrência e captar um número cada vez maior de clientes, é indispensável acompanhar as tendências da contabilidade.

Foi pensando em apresentar cada uma das tendências encontradas no mercado contábil, que preparamos este artigo! Leia com atenção e descubra como tornar a sua contabilidade uma referência no mercado.

 

Por que acompanhar as tendências da contabilidade?

Um dos maiores problemas que uma contabilidade pode encontrar, no seu dia a dia, é a estagnação do seu negócio.

Ou seja, quando um escritório deixa de apresentar resultados positivos, passa a encontrar sérias dificuldades para captar novos clientes e não consegue crescer.

Sendo assim, quais são as soluções para fazer com que uma contabilidade consiga crescer e se tornar referência no mercado? Essa é, sem sombra de dúvidas, uma das principais dúvidas na cabeça dos contadores.

É levando em consideração o cenário citado acima que as tendências da contabilidade surgem como uma necessidade para todos os escritórios contábeis.

Afinal de contas, acompanhar a evolução e todas as mudanças do segmento contábil é indispensável para que uma contabilidade possa sair na frente dos seus concorrentes. O objetivo é sempre captar novos clientes e melhorar a qualidade dos seus serviços.

No entanto, é necessário entender, em primeiro lugar, quais são as tendências da contabilidade disponíveis no mercado. Continue acompanhando o nosso artigo e descubra!

 

Quais as principais tendências da contabilidade?

O mercado contábil é repleto de mudanças. O que era uma novidade no mês passado pode não ser uma agora.

Desse modo, é fundamental estar atento ao mercado e identificar as principais tendências da contabilidade para que o seu escritório largue na frente. Confira agora quais são:

 

1. Estratégia de marketing digital

A primeira tendência ainda pode ser desconhecida por parte dos contadores, mas uma estratégia de marketing digital pode ser fundamental para alavancar os resultados de uma contabilidade.

Sendo assim, é fundamental ressaltar, em primeiro lugar, que o marketing digital tem sido utilizado em empreendimentos de diferentes segmentos. Por isso, cada um deles possui as suas próprias características.

Dessa maneira, como estamos falando da contabilidade, toda estratégia de marketing digital deve seguir o Código de Ética Profissional do Contador (CRC).

Existem algumas ações que são proibidas e não podem fazer parte, de maneira alguma, da estratégia de uma contabilidade, como:

  • Produzir conteúdo que diminua algum profissional contador ou uma organização;
  • Comparações referente a qualidade e capacitação com outros contadores;
  • Informar o valor dos serviços;
  • Veicular promoções ou informações enganosas.

Deve-se compreender que uma estratégia de marketing digital vai muito além do que postagens nas redes sociais.

Ou seja, o marketing digital é uma área que abre várias possibilidades para os contadores, como Inbound Marketing. Confira algumas ações que podem contribuir para uma estratégia assertiva

 

Produza conteúdo relevante

O seu público está interessado em um conteúdo relevante e que seja diferente dos demais perfis de contadores.

Sendo assim, a sua contabilidade pode contar com um blog dentro do seu site, a fim de informar e agregar valor ao seu conteúdo.

Dessa maneira, todas as dúvidas do seu público podem ser respondidas por meio dos artigos produzidos pelo seu blog.

 

Produza vídeos

Outra estratégia que tende a gerar bons resultados é a gravação de vídeos para as redes sociais ou para o Youtube.

Com a gravação e utilização de vídeos, é possível atrair a sua audiência de uma maneira orgânica, melhorando assim o seu rankeamento nas páginas de busca.

 

Faça anúncios

Acima você viu como o seu negócio pode crescer de forma orgânica. No entanto, ele também pode crescer de maneira paga.

Ou seja, a realização de anúncios, tanto nas redes sociais quanto no Google, pode levar mais pessoas a conhecer a sua contabilidade.

 

google-ads-para-contadores

 

2. Foque em um atendimento personalizado

Dentre as tendências da contabilidade, encontra-se a maneira como um escritório contábil lida com os seus clientes.

É necessário entender, em um primeiro momento, que os clientes da contabilidade estão cada vez mais exigentes. Com isso, além de procurar por um serviço diferenciado, eles também buscam um atendimento personalizado.

Desse modo, o seu escritório de contabilidade precisa ir além do que apenas prestar os serviços contratados por seus clientes. É indispensável ajudar o seu cliente e auxiliá-lo na gestão do seu negócio.

Existem algumas maneiras de prestar um atendimento personalizado para os seus clientes, como as que você verá a seguir:

 

Canais de contato

O seu cliente gosta de ser ouvido e ter as suas dúvidas solucionadas. Com isso, é fundamental explorar mais canais de comunicação para que ele possa entrar em contato com o seu escritório.

 

Agregue valor

Outra maneira de personalizar o seu atendimento é agregando valor ao seu conteúdo. Como assim? Se o seu escritório possui muitos clientes em um segmento só, é importante separá-los e investir em ações práticas.

Ou seja, você pode separar um dia para entrar em contato com todos os seus clientes e fornecer uma palestra sobre um assunto relevante.

 

Invista no relacionamento

Uma das formas de se aproximar do seu cliente e prestar um atendimento personalizado é por meio do relacionamento.

Portanto, o seu escritório pode encaminhar e-mails ou mensagens questionando o que eles estão achando dos seus serviços. É fundamental demonstrar empatia e se importar com todos os seus clientes.

 

3. Atualize os seus processos

Um escritório contábil lida, diariamente, com uma série de atividades e processos. O que pode, inclusive, aumentar de acordo com a sua quantidade de clientes.

Desse modo, uma das maneiras de se apropriar das tendências da contabilidade é implementando sistemas de gestão, atualizando processos que seriam feitos manualmente.

Sendo assim, além de não ficar de fora das tendências da contabilidade, o seu escritório pode aumentar a sua produtividade. O que, consequentemente, acaba o impulsionando para o seu crescimento e sucesso.

Portanto, por meio das dicas apresentadas por aqui, um escritório de contabilidade pode modernizar os seus processos, se consolidando assim como uma autoridade no assunto.

O que você achou do conteúdo que acabou de ler? Para ler outros como este, acesse o nosso blog e siga as nossas redes sociais e confira!