fbpx

O envio de e-mail marketing ainda é muito importante para alcançar leads novos e nutrir leads já contidos em uma base para aumentar as possibilidades de conversão e fidelização.

Uma das estratégias mais baratas e importantes no marketing digital é o envio inteligente e eficaz e-mail marketing. Nesse artigo, você entenderá qual a importância de se ter um planejamento estratégico para o envio e e-mails e quais são as melhores ferramentas gratuitas que você pode utilizar.

Por que investir em e-mail marketing?

É preciso ter em mente que é necessário investir em marketing digital, principalmente nos dias atuais, onde tudo ocorre pela internet. O marketing digital dá oportunidades de segmentação e personalização de públicos para que a empresa alcance clientes potenciais e a utilização de e-mail marketing permite que a comunicação com esse público seja mais criativa e interativa.

Além disso, o e-mail marketing também é uma excelente maneira de fidelizar o seu cliente, educar e fortalecer a relação e comunicação com ele.

O e-mail marketing é, portanto, uma ótima estratégia para nutrição de leads e alavancagem do seu funil de vendas.

Seja com um conteúdo que direcione o leitor para a venda, divulgando alguma novidade ou mesmo apenas para informar, o e-mail marketing é uma ferramenta mais direta, eficiente, de baixo custo e que vai lhe trazer um grande retorno se for usado com estratégia e criatividade.

Benefícios do uso do e-mail marketing

Benefícios do uso do e-mail marketing

  • Alcance grande e previsível

Imagine quantas pessoas você pode impactar disparando um único e-mail? Utilizando formulários de cadastros e estratégias de Inbound como newsletter, disponibilização de e-books e anúncios, você pode criar sua própria base de contatos qualificados (que possuem interesse em seu produto ou serviço).

  • Segmentação

Além de alcançar mais pessoas, a utilização de ferramentas de e-mail marketing permite que façamos uma segmentação detalhada, por exemplo: Título do material que o cliente se interessou, se fechou ou não compra, região em que mora, área em que atua, etc.

  • Baixo custo

Para fazer essa segmentação e administrar sua base de contatos, você precisará de uma ferramenta de e-mail marketing, existem no mercado diversas dessas ferramentas tanto gratuitas (que oferecem algumas limitações) como com preços e planos variados (dependendo do tamanho da base de leads).

  • Personalização

Um outro diferencial da utilização das ferramentas de e-mail marketing é a possibilidade de personalização dos conteúdos enviados. Faz toda a diferença na comunicação chamar seu cliente pelo nome e fazer ele reparar que você sabe a cidade onde ele mora ou o que ele já comprou da sua empresa.

  • Análise de resultados

Por fim, a utilização dessas ferramentas de e-mail marketing permitem um acompanhamento dos resultados dos disparos de e-mails, com eles você consegue saber quantos e-mails foram entregues e abertos, quem abriu, clicou no link ou não demonstrou interesse.

 

Como fazer e-mail marketing?

Ao mesmo tempo que um cliente não quer sua privacidade invadida, ele quer atenção às suas necessidades e desejos. Veja algumas dicas para fazer um e-mail marketing:

Defina um objetivo:

É preciso determinar quais os principais objetivos a serem atingidos por sua campanha, pense no resultado final em todas as etapas de criação do e-mail e segmente-o com esse objetivo, assim você poderá mensurar de forma mais assertiva, além de segmenta-lo para o público correto.

Faça uma segmentação de público:

Pensando no objetivo final da sua campanha, personalize o público que será atingido. É importante fazer uma segmentação da base e e-mails levando em conta todos os fatores mais importantes para o seu produto ou negócio. Também é importante levar em conta resultados de envios anteriores, taxas de abertura de e-mails, conversão, etc.

Faça uma oferta valiosa:

Busque sempre enviar e-mails com conteúdos relevantes para cada público segmentado, ofereça ofertas ou materiais ricos que despertem o interesse de quem irá recebe-lo, para definir isso, leve em conta quais benefícios podem ser oferecidos a sua persona.

Preze por materiais interessantes, que atraia interesse em saber mais, use linguagem simples e mais pessoal, encante o cliente.

Pense muito no assunto do e-mail:

O campo “assunto” é o que faz com que o cliente queira, ou não, ler o seu conteúdo.

Ao criar um assunto, procure usar entre 25 e 40 até 50 caracteres, que é a média exibida por cada provedor, escreva mensagens de atração e promoção. O marketing de relacionamento nas empresas é um resultado conquistado a longo prazo. Logo, é essencial criar estratégias para gerar um bom diálogo com seus clientes auxiliando a geração de novas receitas de oportunidades e as recorrentes.

Leia: O segredo do marketing de relacionamento

Destaque seu call to action:

A Chamada para Ação é o que direcionará o cliente a executar a função desejada dentro do e-mail, seja atrativo e desperte o interesse.

Algumas dicas:

  • Mantenha a chamada na parte de cima do e-mail;
  • Use cores mais quentes para chamar a atenção ao botão da chamada;
  • Trabalhe com escassez e crie uma sensação de urgência (por tempo limitado, ultimas vagas, ultimas unidades, etc);
  • Destaque a chamada para que o cliente a veja como principal elemento da página.

Acompanhe e analise os resultados:

Após pensar no objetivo, segmentar o público e caprichar no conteúdo, no assunto e na call to action do e-mail, é preciso acompanhar todo o resultado apresentado pela campanha.

Faça um monitoramento da abertura dos e-mails, taxas de cliques e conversões. Isso permitirá que você saiba se sua campanha está atingindo o resultado esperado ou não, assim é mais fácil identificar onde está o problema para resolve-lo mais rápido.

Ferramentas gratuitas de e-mail marketing 

 

Mailchimp

logo Mailchimp

O Mailchimp é uma das ferramentas de envio de e-mail marketing mais utilizada entre os profissionais de marketing, inclusive, é a ferramenta utilizada por nós, aqui do Contador Agora. Isso ocorre, pois ela é uma ferramenta bem intuitiva e com uma excelente taxa de entrega.

Com o Mailchimp você pode: Personalizar facilmente os e-mails e templates, ter acesso à templates profissionais gratuitos, relatórios de envio (entrega, abertura, cliques, etc), gestão e segmentação da base de contatos (básico e avançado), integração com diversos serviços e aplicativos (WordPress, Magento, twitter, Facebook, Shopify, etc), criação de formulários customizados, e testes A/B.

Plano grátis: Até 2.000 contatos e 12.000 e-mails enviados por mês.

Plano pago: A partir de $10 para envios ilimitados para até 500 contatos.

Sendinblue

O Sendinblue também é uma ferramenta usada por algumas grandes marcas A assinatura permite o envio de até 9.000 e-mails marketing grátis por mês, sem um limite de contatos por conta.

Com o Sendinblue você pode: Personalizar e-mail marketing a partir de uma biblioteca online, programar respostas automáticas, fazer uma gestão avançada da base de dados, criação de formulários personalizados, estatísticas de envio, abertura, etc., integrações com APIs e plugins (WordPress, Magento e Pretashop), e assistência por email.

Plano grátis: 9.000 e-mails por mês (300 por dia) para ilimitados contatos.

Plano pago: A partir de $25 sem limite de envio diário, até 40.000 e-mails enviados por mês.

Nitro News

O Nitro News é um software brasileiro, por isso é todo em português, e permite que sejam enviados até 5.000 e-mails marketing grátis para até 1.000 contatos durante um mês. A única condição é que o e-mail cadastrado tenha domínio próprio.

Com o Nitro News você pode: Segmentar a lista de contatos, programar respostas automáticas e agendar o envio dos e-mails, além disso, ele também possui integração com o Analytics, Facebook, Twitter e site, hospedagem de imagens, versão web (automática) do e-mail marketing, estatísticas e relatórios de envio detalhados (aberturas, cliques, descadastro, etc), acompanhamento da interação dos contatos e muito mais.

Plano grátis: 10.000 e-mails por mês para até 1.000 contatos.

Plano pago: A partir de R$30 para até 1.000 envios por mês.

Benchmark Email

O Benchmark Email é uma plataforma que tem muitas funcionalidades bacanas.

Com o Benchmark Email você pode: Personalizar templates profissionais, criar formulários e enquetes para inserção em sites e e-mails, gestão e segmentação da base de dados, programação de respostas automáticas, testes A/B, e integração com mais de 300 aplicativos e plugins.

Plano grátis: 250 e-mails por mês para até 2.000 contatos.

Plano pago: A partir de $13,99 para até 1.000 envios por mês.

Enviou

O Enviou é uma plataforma de e-mail marketing grátis especializada em e-commerces. Ela possui um plano de pagamento diferenciado, por comissão de vendas (5% CPA), ou seja, você só paga se o e-mail marketing der resultado.

Com o Enviou você pode: Criar newsletters integradas com as promoções e produtos da loja, efetuar recuperação de carrinhos abandonados, analisar e fazer segmentação comportamental, emitir relatórios e envio e conversão de e-mails e importar dados de clientes que efetuaram compras.

Plano pago: A partir de R$24,90 para até 1.000 envios por mês.

Thunderbird

O Thunderbird é um aplicativo da Fundação Mozilla (a mesma do navegador Firefox) que, além de permitir o gerenciamento de várias contas de e-mail, permite o envio massivo de e-mails marketing grátis.

Agora que você já conheceu algumas das principais ferramentas gratuitas para envio de e-mails, procure entender qual atende melhor as necessidades de comunicação da sua empresa, conheça mais profundamente. As ferramentas de e-mail marketing são indispensáveis para melhorar e ampliar o relacionamento com sua base de clientes.

Lembre-se:

Seu e-mail deve ser bem redigido, sem erros de português e seguindo o tipo de linguagem característico de seu público alvo. A segmentação correta também é muito importante e deve ter uma atenção especial, não adianta enviar uma oferta para um cliente que demonstrou interesse em outro. Conheça bem sua base de leads.

Caso você conheça alguma outra ferramenta para e-mail marketing grátis ou paga que não está nessa lista, compartilhe a informação! Comente para que outras pessoas também saibam.

Leia mais artigos em nosso blog!