fbpx
(31) 9 8309-6588 [email protected]

A utilização de um sistema de gestão contábil se apresenta como uma das principais ferramentas para a gestão de uma contabilidade.

Todo escritório contábil precisa lidar com uma rotina repleta de tarefas e compromissos. Diante de um dia a dia tão atarefado, o principal desafio é desempenhar todas as suas obrigações com excelência.

Dessa forma, um sistema de gestão contábil surge como um dos principais aliados de uma contabilidade. O seu uso no dia a dia de um escritório pode, além de automatizar os seus processos operacionais, aumentar a sua produtividade.

No entanto, é fundamental entender, em primeiro lugar do que se trata um sistema de gestão. Ao entender a sua aplicabilidade e as necessidades do seu escritório contábil, é possível optar pela melhor opção no mercado.

Portanto, se você deseja entender tudo sobre os sistemas de gestão contábil, continue acompanhando este artigo. Leia cada item abordado aqui e descubra como revolucionar a rotina da sua contabilidade!

 

Sistema de gestão contábil: o que é?

Um dos principais desafios encontrados em um escritório de contabilidade diz respeito à como otimizar os seus processos por meio de uma gestão prática e eficaz.

A fim de atender a demanda dos profissionais contábeis, surge a opção de implementar um sistema de gestão em sua rotina. Os benefícios da sua utilização vão muito além do que apenas obter um maior controle sobre os seus processos. Agora, é possível otimizar toda a sua rotina.

Sendo assim, um sistema de gestão contábil se apresenta como uma plataforma completa com foco total na gestão do dia a dia de uma contabilidade.

Ou seja, por meio da sua utilização, é possível não somente controlar todos os seus processos, como também fazer a integração com os seus clientes de uma maneira mais eficiente.

Um exemplo: você, contador, consegue imaginar quantas horas seriam gastas em um ano com processos sem automatização? Estamos nos referindo à tarefas como digitação, cobranças e, principalmente, conferência de documentos.

Com o uso de um sistema de gestão contábil, é possível reduzir o tempo que seria gasto na realização de tais tarefas.

Dessa forma, é possível concentrar as suas atividades em outros setores, proporcionando assim uma maior integração entre todos os setores.

No entanto, é possível encontrar alguns contadores com dúvidas em relação ao uso de sistemas de gestão. Conheça agora alguns dos seus principais benefícios.

 

Por que utilizar um sistema de gestão contábil?

De maneira prévia, você já conseguiu perceber que a utilização de um sistema de gestão contábil é de extrema importância em um escritório.

Além de uma maior gestão de tempo, processos como o relacionamento e captação de novos clientes se tornam mais assertivos.

Agora, é possível, ao invés de gastar uma grande quantidade de tempo trocando dados financeiros e cobranças por Whatsapp ou por e-mail com os seus clientes, você pode utilizar a própria plataforma para tais fins.

Ou seja, um sistema de gestão contábil permite uma integração completa com os seus clientes. É o que o torna tão prático na hora de se relacionar com eles.

Além disso, existem outras finalidades de um sistema de gestão em uma contabilidade. Confira agora algumas das suas principais vantagens:

 

Relacionamento com o cliente

Uma das principais dificuldades dos escritórios contábeis que precisam lidar com uma grande quantidade de tarefas é encontrar tempo para se relacionar individualmente com cada cliente.

Sem o uso de um sistema de gestão contábil, os contadores se veem obrigados a gastar tempo com outras formas de comunicação. O disparo de e-mails e mensagens no Whatsapp ou Telegram são os principais meios.

No entanto, a implementação de um sistema de gestão acaba otimizando o relacionamento de uma contabilidade com o seu cliente. Agora é possível, por meio da própria plataforma adicionar lembretes para que os seus clientes se mantenham em dia com as suas obrigações.

Além disso, todas as solicitações de documentos, como notas fiscais ou extratos, podem ser solicitados pela própria plataforma. Isso porque ela permite uma integração automatizada do controle financeiro de cada um dos seus clientes.

 

Armazenamento de dados

Talvez a sua contabilidade ainda esteja investindo na utilização de planilhas e documentos de papel para armazenar os seus dados.

Desse modo, o seu escritório pode estar correndo o risco de perdê-los e, consequentemente, enfrentar problemas em sua rotina.

No entanto, por meio de um sistema de gestão contábil, é possível armazenar todos os dados na nuvem. Tal processo acaba gerando uma economia de documentos e mais segurança ao protegê-los em um ambiente digital.

Além disso, os contadores podem acessá-los de qualquer lugar, mesmo sem estar alocado dentro do escritório contábil.

 

Documentos devidamente organizados

Escritórios de contabilidade lidam constantemente com uma grande quantidade de documentos e dados. Com isso, mantê-los organizados se apresenta como uma dificuldade compartilhada por todo contador.

No entanto, o uso de um sistema de gestão permite que você, contador, organize os seus documentos de maneira prática.

Assim, será possível identificar exatamente onde cada um dos documentos se encontra, otimizando tempo e trabalho na sua rotina.

 

Controle sobre as finanças

Outra vantagem dos sistemas de gestão contábeis é o controle financeiro tanto dos clientes quanto da própria contabilidade.

Processos como controle de fluxo de caixa, registro de contas a pagar e a receber podem ser feitos de maneira automatizada. É o que mantém um escritório em dia com as suas responsabilidades financeiras.

 

Otimização de processos

Agora, diversos processos que levariam horas para serem feitos, podem ser realizados de maneira automatizada.

Desse modo, toda a rotina de uma contabilidade acaba sendo otimizada também. Afinal, processos como a produção de relatórios, envio de cobranças, dentre outros, podem ser feitos de uma maneira mais prática.

Apesar de conhecer todas as vantagens da utilização de um sistema de gestão contábil, você pode estar se perguntando como escolher um.

Existem alguns pontos que devem ser levados em consideração na hora de escolher por um sistema no mercado. Conheça quais fatores você precisa avaliar!

 

Como escolher um sistema de gestão contábil?

Atualmente, um contador que deseja um sistema de gestão para a sua contabilidade, encontra no mercado algumas opções.

A escolha do melhor sistema deve ser feita com muita cautela, analisando as necessidades do seu escritório e como ele pode te atender.

Dessa maneira, confira quais fatores você deve analisar na hora de escolher o melhor sistema de gestão contábil para o seu escritório. Veja a seguir:

  • Como o sistema lida com a integração e o relacionamento com o cliente;
  • Se ele possui o seu sistema na nuvem;
  • Como ele possibilita a otimização da rotina contábil;
  • Se ele permite um melhor controle sobre as finanças.

Essas são só algumas das principais ferramentas que um sistema de gestão deve oferecer à sua contabilidade. É indispensável levar em consideração, em primeiro lugar, as suas necessidades e como elas seriam atendidas.

Que tal conhecer agora os principais sistemas de gestão contábeis disponibilizados no mercado? Confira a seguir!

 

5 Sistemas de gestão para contabilidade

Os escritórios de contabilidade podem encontrar no mercado algumas opções de sistemas de gestão contábil, como:

 

Conta Azul

A Conta Azul é uma das plataformas mais conhecidas no Brasil. Ela conecta a sua contabilidade às empresas que ela atende.

Além disso, a própria plataforma também possibilita a conexão com bancos, governo e até mesmo aplicativos para que uma empresa tenha acesso à todas as informações que ela precisa.

 

Gestta

Outra plataforma contábil disponível com o intuito de automatizar a gestão de uma contabilidade é o Gestta.

As funcionalidades se concentram tanto na comunicação quanto na potencialização da produtividade de um escritório contábil.

Dessa forma, o seu uso possibilita o envio de boletos de maneira prática e assertiva, além de programar a cobrança automática dos seus clientes.

 

Alterdata

A Alterdata também se apresenta como um sistema de gestão contábil bastante eficiente para uma contabilidade.

Sendo assim, os profissionais contábeis possuem à sua disposição uma plataforma que tem como objetivo atender todas às necessidades e demandas na rotina contábil.

Além da segurança e velocidade no processamento de informações, o sistema também contribui em outros processos como folha de pagamentos, dentre outros.

 

SCI

O SCI também se apresenta como um sistema completo, que oferece opções seguranças aos escritórios contábeis.

São diversos os serviços oferecidos pela plataforma, como otimização da comunicação, além de diversos outros processos contábeis.

Além disso, o SCI se dispõe a atender empresas de diferentes portes, uma vez que ele se encontra apto para suportar qualquer que seja o volume de dados.

 

Além da possibilidade de criar um site para uma contabilidade, a plataforma atua em outros processos rotineiros.

Portanto, como você pode perceber, os sistemas de gestão contábeis apresentam inúmeras vantagens para uma contabilidade.

Agora é com você, contador, optar por qual sistema atende melhor as necessidades do seu escritório!

Para mais informações e dicas para a sua contabilidade, acesse o nosso blog e as nossas redes sociais para conferir!