fbpx
(31) 9 8309-6588 [email protected]

Uma das maneiras de manter o seu escritório contábil atualizado e competitivo no mercado é por meio de uma análise de concorrentes. Fato que contribui para uma estratégia assertiva de posicionamento no mercado.

Aproveite para ler também sobre Saiba como fazer seu escritório de contabilidade se destacar da concorrência.

Entender os seus concorrentes e como eles se posicionam no mercado é uma tarefa indispensável para todo escritório de contabilidade. Afinal de contas, agora você, contador, consegue entender o que faz com que um negócio acabe vendo mais do que outro.

Ou seja, para que uma contabilidade possa se estabelecer no mercado, ela precisa fazer duas avaliações. Em primeiro lugar, olhar para a sua estrutura de negócio e entender como os seus serviços são úteis para os seus clientes.

Além disso, também é necessário fazer uma análise de concorrentes. O que pode fazer com que um escritório tenha uma visão mais ampla do mercado e possa aprimorar os seus processos internos.

Desse modo, preparamos para você este artigo, no qual vamos apresentar como um escritório de contabilidade pode fazer uma análise de concorrentes. Leia a seguir e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.

 

Por que fazer uma análise de concorrentes?

Todo contador, quando decide abrir o seu escritório de contabilidade, precisa estar ciente do mercado no qual ele vai estar inserido. E, quando falamos no mercado contábil, estamos nos referindo à uma grande concorrência.

Leia também o nosso artigo sobre Serviços Contábeis: Conheça as oportunidades de negócio do Brasil.

Desse modo, é necessário compreender o que o seu escritório contábil pode aprender com a sua concorrência. Fazer uma análise de concorrentes, inclusive, é um fator indispensável para todo e qualquer empreendimento.

Por meio de uma análise de todos os seus concorrentes, um escritório contábil pode se manter atualizado às tendências na contabilidade. Fato que pode fazer com que ele comece a implementar métodos que já têm dado certo na sua estrutura.

A análise de concorrentes pode fazer com que o seu escritório se mantenha por dentro do que tem dado certo ou não no mercado contábil. Com as constantes mudanças, é de extrema importância entender como captar novos clientes para a sua contabilidade.

Ou seja, um escritório não pode estar focado somente em se manter acessível ao seu clientes para se consolidar no mercado. Para se estabelecer como uma autoridade, é fundamental analisar a sua concorrência.

Leia também sobre um dos métodos mais utilizados atualmente, o Benchmarking Contábil: uma ferramenta valiosa para seu escritório.

Fatores como tendências na contabilidade, precificação de serviços e quais serviços estão em alta podem ser obtidos por meio de uma análise de concorrentes. No entanto, para conhecer a sua concorrência, é necessário entender a si mesmo.

Portanto, confira a seguir a importância de compreender o seu próprio modelo de negócio e como ele se posiciona no mercado. Continue acompanhando e entenda melhor como melhorar o posicionamento do seu escritório contábil.

 

Conheça o seu escritório contábil

Toda análise de concorrentes passa, em primeiro lugar, pelo entendimento do seu próprio escritório de contabilidade. Afinal de contas, é necessário compreender qual é o seu diferencial competitivo e como o seu negócio se posiciona no mercado.

Inclusive, estamos falando de um dos momentos mais importantes na análise da concorrência. Fato que faz com que muitos contadores acabam encontrando dificuldades neste momento.

Ou seja, para analisar os seus concorrentes, é indispensável conhecer o seu próprio negócio. É o que possibilita compreender quais são os fatores que os seus concorrentes acabam se diferenciando de você.

Sendo assim, após olhar e entender o seu próprio escritório contábil, é a hora de fazer a sua análise de concorrentes. O que demanda que você não esqueça de analisar alguns aspectos importantes, como os que vamos citar a seguir.

google-ads-para-contadores

1. Faça uma diferenciação

O primeiro ponto que deve ser levado em consideração na hora de uma análise de concorrentes é a diferenciação. Isto é, em quais pontos o seu escritório de contabilidade se diferencia da sua concorrência?

Aqui, vários fatores podem ser levados em consideração. Desde a precificação praticada pelos seus concorrentes até mesmo a sua localização, qualidade dos serviços prestados e o atendimento ao cliente.

Sendo assim, será possível aprimorar os processos do seu escritório de contabilidade. Por exemplo, agora você pode definir um preço ideal para os seus serviços, sem estar cobrando caro ou barato demais.

Além disso, conhecendo os seus concorrentes, o seu escritório pode definir um diferencial competitivo. Aquilo que vai fazer com os seus clientes fechem um serviço com você e não a concorrência.

Portanto, não ignore a etapa da diferenciação. Toda a sua análise de concorrentes assertiva passa por ela. Que tal conhecermos os próximos passos para o seu entendimento sobre a concorrência contábil?

 

2. Analise a identificação

Você sabe como o seu cliente enxerga o seu escritório contábil? Pode acontecer, e é muito comum, que ele veja o seu negócio diferente de como você mesmo vê. Estamos falando de fatores como missão, visão e valores da sua contabilidade.

Existe a possibilidade do seu público-alvo não ter a mesma percepção da imagem que o seu escritório deseja passar. Fato que faz com seja fundamental fazer uma análise de concorrentes contábeis.

Ou seja, a partir de uma análise da concorrência, é possível enxergar o que está faltando no seu escritório. Isto é, na maneira com a qual você quer ser visto no mercado para os seus clientes.

Desse modo, um fato que contribui diretamente com a imagem da sua contabilidade é uma estratégia de marketing digital, principalmente como você se posiciona nas redes sociais.

Os tempos são outros. Logo, a maneira com a qual uma pessoa pode escolher um escritório contábil para atender uma das suas necessidades é a imagem que ele passa no ambiente digital. As redes sociais, sites e blogs contribuem com uma imagem sólida do seu negócio.

Sendo assim, uma análise de concorrentes também passa pela maneira que eles se posicionam no ambiente digital. Fato que faz com que seja possível identificar se eles passam uma imagem correta do seu negócio ou não.

 

3. Nível de eficiência

O terceiro passo para uma análise de concorrentes é identificar o nível de eficiência dos serviços prestados. Tal etapa começa em uma avaliação dos processos do seu escritório de contabilidade e como eles são entregues.

Logo em seguida, deve-se avaliar como os seus concorrente entregam os seus serviços. Fatores como tempo e qualidade são fundamentais e fazem toda a diferença na hora de atrair novos clientes para o seu escritório.

Um cliente satisfeito e fidelizado à um escritório contábil é aquele que recebe um serviço de qualidade. Fato que faz com que o seu negócio se posicione cada vez mais como uma autoridade no mercado.

Sendo assim, se os concorrente utiliza metodologias inovadoras e ferramentas tecnológicas em seus processos e o seu escritório não, chegou a hora e avaliar a sua estrutura de negócio e buscar otimizar a sua rotina.

 

4. Não se esqueça do portfólio

Por fim, mas não menos importante, é necessário identificar o que os seus concorrentes estão oferecendo aos seus clientes. Afinal de contas, um escritório de contabilidade que está se destacando no mercado certamente está oferecendo algo a mais.

Sendo assim, por meio de uma análise de concorrentes, é possível identificar se a sua concorrência está oferecendo diversos serviços ou, por exemplo, se especializando em um nicho.

Leia também nosso artigo sobre o assunto Como vender serviços de contabilidade para salões de beleza?

A correta análise dos concorrentes também permite que um escritório contábil busque reestruturar o seu modelo de negócios. O que abre as portas para alavancar os seus resultados por meio de tendências que já têm dado certo.

Portanto, agora que você já sabe como fazer uma análise de concorrentes, chegou a hora de colocá-la em prática! O crescimento do seu negócio contábil passa por metodologias como a que acabamos de apresentar.

Caso você queira mais informações sobre como alavancar os seus resultados por meio de uma estratégia digital, fale com um dos nossos especialistas! O Contador Agora está pronto para contribuir no sucesso da sua contabilidade.

Para mais informações sobre o mercado contábil e dicas para o seu escritório de contabilidade, siga as nossas redes sociais e acompanhe o nosso blog! Estamos sempre disponibilizando um conteúdo novo para você.