O Diabo Veste Prada: aprenda 5 lições de gestão de pessoas com o filme

AUTOR: ALMIR ESTRELA

O filme “O Diabo Veste Prada”, de 2006, se tornou um clássico no mundo cinematográfico e traz, no seu enredo, diferentes lições sobre a gestão de pessoas.


Na obra, a atriz Anne Hathaway atua como uma jovem formada em jornalismo que começa a trabalhar como secretária. A sua chefe, Meryl Streep, protagoniza uma editora-chefe de uma grande revista de moda.


Deste modo, a jovem secretária cumpre as suas demandas da sua maneira, mesmo sem experiência na área.


Além disso, ela precisa lidar com uma chefe altamente autoritária e perfeccionista. Fato que acaba deixando a sua subordinada sob muita pressão.


Sendo assim, “O Diabo Veste Prada” nos apresenta uma série de lições sobre a gestão de pessoas dentro de uma empresa. Afinal, a relação entre empregador e funcionários é uma das marcas principais do filme.


Portanto, o que você acha de compreender melhor quais são essas lições e como colocá-las em prática dentro do seu escritório de contabilidade?


Confira a seguir 5 lições do filme “O Diabo Veste Prada” para a gestão de pessoas do seu empreendimento. Acompanhe!

 

1. Obtenção de resultados rápidos


Atualmente, qualquer empresa, independentemente do seu segmento, acaba encontrando um mercado bastante competitivo.


Deste modo, uma das exigências para que um empreendimento se mantenha competitivo no mercado é a entrega de resultados cada vez melhores.


É o que vemos no filme “O Diabo Veste Prada”. Por mais que os métodos utilizados sejam, em suma, questionáveis, a editora-chefe da revista acaba conquistando todos os seus objetivos.


Sendo assim, por meio de uma liderança que acompanha de perto os seus funcionários, uma empresa pode sim entregar resultados positivos e se destacar no mercado.

 

2. Transformar o impossível em algo possível


A segunda lição por trás do filme “O Diabo Veste Prada” se apresenta em fazer do impossível, algo que seja possível.


No filme, encontramos situações em que a secretária se depara com situações nas quais a saída mais fácil é desistir. No entanto, ela acaba encontrando uma solução e, assim, cumprir as suas tarefas.


Desta forma, é bom salientar que, no dia a dia de um escritório de contabilidade, os contadores também podem se deparar com atividades assim. Ou seja, que parecem ser impossíveis. Contudo, com muito trabalho e disposição, é possível concluí-las com êxito.


Sendo assim, é preciso pensar fora da caixa e buscar sair da sua zona de conforto. Somente com muita desenvoltura que um contador poderá transformar o impossível em algo que seja possível.

3. Se atentar a todos os detalhes


Para ter uma boa performance na rotina de um escritório de contabilidade, é de extrema importância que o contador esteja atento a todos os detalhes do seu trabalho.


Ou seja, por muitas vezes, será necessário se adaptar a um contexto específico da rotina contábil. O foco deve ser entregar um resultado que seja positivo.


Desta maneira, todo e qualquer contador precisa se atentar até mesmo à maneira com a qual ele se veste. Afinal de contas, diante de um mercado altamente competitivo, conquistar um cliente é uma tarefa que pode ser feita por meio de detalhes.

 

4. Sacrifícios que valem a pena


Uma empresa de sucesso e que se destaca no mercado é um empreendimento que entende a necessidade de se fazer sacrifícios.


Durante todo o filme “O Diabo Veste Prada”, percebemos tanto a secretária quanto a editora-chefe fazendo sacrifícios em prol do crescimento da revista.


Sendo assim, o mesmo acontece dentro de um escritório de contabilidade. Em alguns momentos, abrir mão de tempo ou de lazer para fazer algo acontecer é uma decisão que, por mais que pareça ser dolorosa, tem grandes chances de ser recompensadora.


5. Não espere por reconhecimento


Uma das coisas mais comuns no ser humano, principalmente no ambiente corporativo, é a necessidade de reconhecimento.


No entanto, profissionais que vivem em prol do reconhecimento, na grande parte das vezes, acabam se frustrando. Ou seja, o fundamental é compreender que o que importa é desempenhar um bom trabalho.


Deste modo, é imprescindível entender que, a partir do momento que você, contador, se esforça e desempenha um trabalho excelente, o reconhecimento vem, de forma natural.


Portanto, podemos concluir que o filme “O Diabo Veste Prada” nos ensina valiosas lições sobre como devemos nos portar no dia a dia do nosso trabalho.


Esperamos que você tenha extraído tudo o que for útil para a sua vida profissional e aplique na sua rotina contábil.

Não se esqueça também de seguir as nossas redes sociais e acompanhar o nosso blog para outros conteúdos como este!

Autor:

Almir Estrela

CEO do Contador Agora

Especialista em alavancar negócios contábeis através de criação de canais de vendas e processos de marketing digital. Já ajudou mais de 700 empresas contábeis no Brasil e Estados Unidos a estruturarem processos de crescimento.

Receba conteúdos exclusivos e novidades!

Cadastro News Blog

Por Time de Conteúdo 16 abr., 2024
Descubra práticas de contabilidade específicas para empresas de robótica e inteligência artificial (IA) com este guia informativo
Por Time de Conteúdo 16 abr., 2024
Descubra práticas de contabilidade essenciais para empresas de automação industrial com este guia detalhado
Por Time de Conteúdo 16 abr., 2024
Descubra as melhores práticas de contabilidade para centros de pesquisa com este guia informativo
Ler Mais
Share by: