fbpx
(31) 9 8309-6588 [email protected]

Você contador, tem pensando em abrir um escritório contábil e se tornar dono de seu próprio empreendimento? 

Saiba, que antes é preciso compreender que o empreendedorismo, é hoje, uma das chaves de ouro, para quem deseja se destacar no mercado. 

O sonho de montar um negócio, é compartilhado entre muitos contadores, principalmente entre os que ainda estão fazendo faculdade ou pelo que atuam de forma autônoma no mercado. 

Contudo esta não é uma tarefa simples, empreender no setor contábil. Pelo contrário, ela é bastante complexa e desafiadora. 

Pensando em como poderíamos ajudar, nossos leitores, preparamos este conteúdo. Confira a seguir, nossas 10 dicas para abrir um escritório de contabilidade de sucesso. Vamos lá?

Como abrir um escritório de contabilidade

 

O processo de abrir um escritório de contabilidade, é um assunto que implica uma série de dúvidas. Por este motivo, iremos listar a seguir nossas principais dicas, que devem ser aplicadas antes de criar uma empresa. 

Acompanhe a seguir, cada uma e aprenda conosco como abrir um escritório de contabilidade de sucesso. 

 

Elabore um plano de negócios

 

Todo empreendimento começa por meio de um planejamento. Passo este, que todo contador, conhece bem sua importância, correto?

Sabendo disso, para se tornar um empreendedor contábil, é preciso estar atento a elaboração deste valioso documento. 

Ou seja, durante esta etapa, será preciso ter respostas para algumas perguntas, como:

  • Quais serviços de contabilidade irá oferecer;
  • Qual será a segmentação;
  • Qual será o público-alvo;
  • Qual será o diferencial trabalhado a fim de superar seus principais concorrentes;
  • Qual será o valor do investimento social. 

Tendo respostas para cada uma de nossas perguntas, o empreendedor poderá compreender com maior clareza, o desenvolvimento desta etapa. 

Vale lembrar que o plano de negócios, é uma importante ferramenta que também contribuirá no planejamento do crescimento de uma contabilidade. 

 

Se atente a pesquisa de mercado 

 

Todo contador conhece a importância de realizar uma pesquisa de mercado. Isso porque, é preciso conhecer o terreno que irá atuar.

Inúmeros poderão ser os riscos, nos quais todo empreendedor, precisa se ater ao abrir um escritório de contabilidade

Deste modo, a pesquisa de mercado, permite a identificação de melhores oportunidades, bem como riscos de mercado, dores dos clientes e também as estratégias utilizadas pelos seus principais concorrentes.

Por este motivo, esta etapa é considerada de realização obrigatória. 

Aproveite para aprender mais lendo:

 

Tenha um planejamento financeiro 

Como é conhecido, o planejamento financeiro, também possui extrema importância, auxiliando a concretização das ideias adotadas durante o plano de negócios.

Contudo, ele necessita de uma atenção maior por parte do contador. Uma vez que, irá orientar as principais diretrizes a serem tomadas pelo empreendimento. De modo, que possa se tornar rentável a longo prazo, possibilitando as sua estruturação e sustentabilidade. 

 

Faça um checklist 

 

Algo inaceitável para um empreendedor contábil é ausência de algum documento, ou licença durante o processo de abertura de empresa. 

Deste modo, ao lidar com um alto volume de burocracia, é possível fazer um checklist, como, todas as etapas e emissão de documentos importantes. Assim é possível, regularizar a atuação da contabilidade no mercado junto a todos os órgãos. 

 

Dessa maneira, nossa dica é criar um checklist com o contato de todos os órgãos relacionados ao setor, assim como a junta comercial, prefeitura municipal e secretarias. 

 

Defina sua localização 

 

Dificilmente um escritório contábil, irá se beneficiar se instalado em um shopping, bem como em uma zona rural. 

Isso porque, em termos gerais, o cenário ideal e uma localização para uma contabilidade está relacionado ao tipo de público que espera atingir. 

Sendo assim, não existe uma regra básica. Contudo, o contador deve buscar não se distanciar muitos dos centros comerciais. De modo, que seus clientes possam ter fácil acesso ao escritório, quando preciso. 

 

Imagine o espaço que preciso

 

Outra dica importante, que requer atenção de um empreendedor contábil, que pode estar relacionado a definição da localização de um escritório é no que diz respeito a sua estrutura. 

Isso porque, suas definições precisam estar descritas no plano de negócios, elaborado em meio nossas dicas anteriores. 

Deste modo, aspectos como o perfil de cliente e tipo de serviços contábeis, poderão influenciar diretamente a delimitação de espaço. 

Logo é preciso imaginar ao menos uma recepção, sala de reuniões, banheiros, sala para funcionários, copa, dentre outros espaços. 

 

Monte um time de especialistas 

 

Outra questão a se pensar é quantos funcionários será preciso, para compor um time contábil. 

Logo é preciso pensar, quais serão as especialidades? Quais atividade poderão ser terceirizadas? 

Diante destes fatores se torna possível prever, de forma criteriosa, como será composto o seu time de especialistas.

Sendo assim, vale a pena começar com um time pequeno e conforme o escritório for aumentando sua cartela de clientes, aumentar também o seu quadro de funcionário. 

google-ads-para-contadores

Padronize a elaboração e tarefas

 

Entre as nossas dicas para abrir um escritório de contabilidade, não poderíamos esquecer de falar sobre o método de trabalho. 

Isso porque, é preciso compor uma rotina de trabalho eficiente. De modo que todos os serviços possam ser entregues com qualidade e dentro de um tempo hábil. 

As demandas do setor contábil, tendem a ser variadas e bastante burocráticas. Logo, é preciso se manter atento aos diferentes prazos de entregas. 

 

Foque na qualidade dos serviços de contabilidade

 

Ao abrir um escritório contábil, é provável, que o empreendedor esteja sedento de clientes. Contudo, não é assim que funciona o mercado. 

Afinal de contas, quando se trata de ter um negócio prospero e solido, é fundamental compreender como é feito seu atendimento, bem como, o seu padrão de qualidade. 

Logo, é fundamental, conquistar os seus clientes por meio de soluções eficientes, que possuam qualidade e um preço justo. 

 

Confira mais sobre: Qual a importância do Onboard para os clientes da sua Contabilidade?

 

Elabore uma estratégia de marketing

 

Ainda em meio os primeiros passos de um escritório contábil no mercado, é preciso se preocupar em como deverá ser feita a divulgação de seus serviços 

Ou seja, quais estratégias de marketing, serão utilizadas para a atração de clientes. Logo, o sucesso de uma campanha de marketing irá depender diretamente, do foco de sua persona

Uma vez que, é preciso entender o que seus clientes estão procurando, de modo que seu retorno possa ser o melhor possível. 

Por fim, em nosso artigo, o leitor pode conferir algumas dicas, fundamentais que auxiliam abrir um escritório de contabilidade de sucesso

Mas lembre-se o caminho para o empreendedorismo não é fácil. Contudo, todo o processo é recompensador, não somente em termos financeiros como também no número de oportunidades que surgem, quando se torna um empreendedor contábil. 

Logo, contar com a orientação de um bom planejamento para seu negócio, é um fator de fundamental importância, bem como a elaboração de estratégias de divulgação e qualificação de atendimento. 

Gostou de nosso conteúdo? Compartilhe conosco sua experiência, ficaremos felizes e saber que contribuímos em sua trajetória. 

Para mais informações sobre o mercado contábil e dicas para o seu escritório de contabilidade, siga as nossas redes sociais e acompanhe o nosso blog! Estamos sempre disponibilizando um conteúdo novo para você.