fbpx
(31) 9 8309-6588 [email protected]

Abrir um escritório contábil não é uma atividade simples. Uma vez que, é preciso pensar na captação de clientes, gestão de contas, burocracias, números, dentre outros fatores que podem fazer com um contador desista de ter seu próprio negócio. 

 

Contudo, se manter estagnado não o levará a lugar algum. Logo é preciso colocar na ponta do lápis quais são os reais motivos que o impedem de empreender no segmento contábil.

 

Porém nem sempre será fácil compreender, como empreender de forma saudável e lucrativa em meio a um mercado altamente competitivo. 

Isso porque, será necessário realizar uma série de investimentos, a fim de aumentar a sua carteira de clientes, bem como a receita de sua contabilidade. 

 

Portanto, para crescer na contabilidade com pouco dinheiro é preciso se planejar e vender todos os seus serviços contábeis com qualidade. De modo, que consiga aumentar os seus lucros e evoluir no mercado com seu negócio. 

Falaremos a seguir sobre o crescimento dos escritores contábeis, continuei lendo. 

 

Por que é difícil crescer na contabilidade?

 

Qual empreendedor contábil não sonha em ter uma contabilidade de sucesso? Mas antes será preciso superar alguns desafios para que consiga ter um negócio próspero. 

 

Sendo assim, é preciso construir uma relação bastante sólida e de confiança com seus clientes. Tendo em mente que para expandir é preciso superar os seus atuais concorrentes do mercado, oferecendo sempre um serviço de qualidade e diferenciado. 

 

Desse modo, se o contador deseja fazer a sua contabilidade crescer, fazendo baixo investimento, deverá ter em mente, que nada ocorrerá de repente. Isso porque, será preciso implementar estratégias que auxiliem no ganho de autoridade e posicionamento no mercado.

 

O processo de crescimento, pode ser doloroso, inúmeros problemas poderão surgir, clientes reclamarem do horário. Contudo é preciso persistir e organizar todo os seus processos. De maneira que cada problema possa se tornar um impulso.

Mas afinal como fazer meu escritório contábil crescer? Ao contrário do que muitos profissionais imaginam, não é preciso um alto valor de investimento, mas sim de ações estratégicas.

A seguir, o leitor irá aprender quais a são os principais passos para que o crescimento de sua contabilidade aconteça de forma saudável e com pouco dinheiro.

google-ads-para-contadores

Por onde começar?

 

Primeiramente, é preciso que o empreendedor contábil entenda onde ele está:

  • Qual cenário atual sua empresa se encontrar
  • Quantos clientes possui;
  • Sua contabilidade possui reconhecimento no mercado;
  • Quais serviços contábeis oferece;
  • Possui algum tipo de softwares de automatização. 

Somente depois de compreender cada um dos elementos ditos anteriormente, o contador poderá partir para as próximas etapas. Veja a seguir quais são:

 

Análise dos anos anteriores

 

Como nossa primeira dica, o empreendedor contábil, orientamos que realize uma análise completa do cenário econômico de sua empresa. Isso é, fato o atual como os anos anteriores. 

 

Deste modo, deverão ser apurados, importantes dados de gestão que serão utilizados na elaboração de um novo planejamento. De maneira, que seja possível identificar, quais são os pontos positivos e negativos, bem como as suas oportunidade e ameaças. 

 

Metas

 

É extremamente difícil conseguir chegar a um lugar, sem almejar o que deseja. Logo, para que uma contabilidade possa crescer de forma estruturada é preciso saber onde quer chegar. 

Sendo assim é imprescindível que o contador tenha foco. Diante disso, metas deverão ser estabelecidas, assim como novos objetivos para que assim possa continuar seguindo rumo à expansão. 

Portanto, os processos de planejamento e estruturação são os mais importantes durante o crescimento de um negócio. Para crescer é preciso ter estratégia!

Ou seja, por meio de um bom planejamento, o contador conseguirá ver de forma clara quais são as suas metas, objetivos a curto e longo prazo, assim como as mudanças necessárias. 

 

Planejamento

 

Já deu para o leitor perceber que a elaboração de um planejamento é de extrema importância para o processo de crescimento de uma contabilidade. 

Se você ainda não possui um planejamento, para tudo que estiver fazendo! E reserve um tempo para sua elaboração. 

 

Faça uma análise, planos, estude suas vontades e sonhos. Tente imaginar como seu escritório estará daqui dez anos e então comece a planejar. 

Veja a seguir quais são os principais pontos que devem estar descritos em seu planejamento:

 

Processos

 

A fim de que uma contabilidade cresça, será preciso que o empreendedor conheça a fundo todos os seus processos. Isso porque, serão justamente eles que indicaram a trajetória de serviços até seus clientes. 

 

Sendo assim, é preciso compreender o que são eles, quais seus fins específicos e como eles se diferenciam dos entregues por seus clientes. 

 

Entrega de valor

 

A entrega de valor, é um elemento de suma importância para o conhecimento de um contador. Isso porque, seu escritório contábil não conseguirá crescer no mercado, caso esteja entrando serviços sem valor para seus clientes. 

Sendo assim, como contador, pense nas seguintes questões:

  • Qual o seu tipo de serviço?
  • Está entregando só o básico?
  • Realiza um acompanhamento diferenciado?

Com a transformação digital e surgimentos das contabilidades online. Hoje o contador, briga por preço em seus serviços. A cada esquina ele irá encontrar um concorrente que cobra menos. 

Contudo, é preciso projetar um diferencial, de forma que consiga proporcionar uma entrega de valor inestimável aos seus clientes. 

 

Quais serão os próximos passos para crescer na contabilidade ?

 

Por fim, um escritório de contabilidade só conseguirá crescer, realizando investimentos com pouco dinheiro se fundir cada um de nossos tópicos no desenvolvimento de suas estratégias. 

Isso porque não adianta investir em marketing digital contábil, se não conseguir entregar serviço de qualidade. 

 

Portanto, que fazer seu escritório crescer? Análise dos anos anteriores, estabeleça metas, planeje e estruture processos!

Esperamos que o leitor tenha gostado de nosso conteúdo. Para continuar aprendendo siga a gente em nossas redes sociais e acompanhe nosso blog.