fbpx

A DRE na contabilidade significa o quê?

A DRE na contabilidade significa: Demonstração do Resultado do Exercício. É na DRE que se reproduz a síntese financeira dos resultados operacionais e não operacionais de uma empresa em dado período.

É um recurso utilizado na contabilidade para que seja averiguada a saúde financeira da empresa e visa atestar o lucro ou prejuízo da organização em determinado período. Em sua maioria, o período determinado corresponde ao ciclo anual de doze meses (janeiro a dezembro), como exercício financeiro da empresa.

Na realidade, a DRE é uma ferramenta da contabilidade que ajuda o balanço patrimonial. Isso quer dizer que, enquanto no balanço patrimonial estão dispostos todos os saldos das contas contábeis dos bens e direitos da empresa, na Demonstração do Resultado do Exercício são apresentados os ganhos e os gastos conquistados pela empresa no período estipulado.

Essa modalidade de controle contábil proporciona que os administradores tenham uma visão financeira real e muito precisa da empresa, sendo uma ferramenta de fundamental importância na tomada de decisão.

A responsabilidade da DRE

Para fins legais, é necessário apresentar uma DRE anualmente. Entretanto, as empresas podem realizar DREs mensais simplificadas para fins administrativos e DREs trimestrais para a fiscalização das despesas fiscais.

A Demonstração do Resultado do Exercício tem a responsabilidade de conferir os indicadores de despesas, investimentos, receitas, custos e provisões apurados, dando evidência à formação do resultado líquido da empresa naquele momento.

As instruções que se apresentam na DRE

É na Demonstração do Resultado do Exercício que é especificado o valor referente à receita bruta de vendas e serviços, com as respectivas deduções, além dos impostos que incidem sobre as operações de venda e os outros abatimentos.

Assim sendo, chega-se, então, ao valor da receita líquida do período do qual são subtraídos os custos das mercadorias vendidas, os serviços prestados, com a finalidade de obtenção do resultado operacional bruto.

As despesas realizadas no período desse valor são subtraídas e acrescidas às outras receitas, determinando o resultado operacional líquido, antes da incidência dos impostos.

A partir do momento que os valores dos impostos são subtraídos, o resultado líquido é encontrado antes da participação nos lucros, que é calculado sobre o valor do resultado líquido menos o valor do prejuízo apurado nos períodos anteriores.

A análise da empresa através da DRE

Através da DRE, há a possibilidade de realizar uma análise se a administração da empresa está tendo um controle efetivo dos gastos de maneira eficiente, e se o lucro produzido é compatível com o capital que foi investido no empreendimento.

A Demonstração de Resultados do Exercício é responsável por indicar a saúde financeira do negócio.

As vantagens da DRE para os negócios

Os principais benefícios que a Demonstração de Resultados do Exercício oferece para o empreendimento são:

  • Permite corrigir os erros administrativos e financeiros para obter os melhores resultados;
  • Direciona a tomada de decisão com base no atual quadro financeiro da empresa;
  • É permitido que todos os detalhes sobre a situação financeira do negócio no período sejam acessados e facilita o serviço de investidores, bancos e governo;
  • Por meio da apresentação dos resultados obtidos, permite conquistar e captar investidores potenciais;
  • Além de lucros e prejuízos, auxilia na avaliação da eficácia da gestão.

Como é feita e estruturada uma DRE?

A estrutura, ordem das informações e os tópicos que devem ser discriminados na DRE são definidos pela Lei das Sociedades por Ações (Lei nº 6.404/1976), no seu artigo 187. Assim sendo, não há possibilidade de alterações ou personalização de conteúdo.

Assim sendo, a DRE (Demonstração do Resultado do Exercício), nos termos da lei, deverá abranger:

  • O prejuízo ou lucro líquido do exercício e o seu montante por ação do capital social.
  • A receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos;
  • A receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos, e o lucro bruto;
  • O lucro ou prejuízo operacional, as outras receitas e as outras despesas;
  • O resultado do exercício antes do imposto sobre a renda e a provisão para o imposto;
  • As participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiárias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados, que não se caracterizem como despesa;
  • As despesas com as vendas, as despesas financeiras deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais;

Qual a importância da DRE?

São diversos benefícios gerenciais oferecidos pela análise da DRE. Por meio dessa demonstração, a fiscalização do governo analisa se os impostos que são devidos pela empresa foram calculados corretamente e se houve uma possível sonegação fiscal.

Ter controle da saúde financeira para que o negócio possa evoluir ou ajustar possíveis problemas que estão causando prejuízo é o que confirma a sua importância.

A função da DRE é clara, pois muitos desconhecem sua autêntica função, empregabilidade, benefício e estruturação. Por essa razão, abaixo, algumas perguntas serão respondidas e algumas orientações serão apresentadas para auxiliar no desenvolvimento da DRE para os negócios.

  • A DRE tem validade jurídica?

 A DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) tem grande importância para os usuários externos, é um documento que só possui validade jurídica e financeira quando assinado por um profissional de contabilidade, legalmente habilitado pelo conselho regional de contabilidade do Estado.

A Demonstração do Resultado do Exercício passa a ser apenas um simples demonstrativo gerencial sem a assinatura de um profissional da contabilidade.

  • Como é possível ter acesso a DRE da empresa?

 A DRE é elaborada pelo profissional contábil ou pelo escritório de contabilidade responsável pela empresa.

É necessário averiguar diretamente com o responsável pela gestão contábil, para ter acesso ao demonstrativo.

  • Qual é a importância da Demonstração do Resultado do Exercício na prática?

Se a DRE for gerada corretamente, permite que o empreendedor tenha uma visão geral da real situação financeira da empresa, retirando as informações mais relevantes.

  • O que é possível analisar por meio da DRE?

Recapitulando, através da Demonstração do Resultado do Exercício é possível examinar o total das despesas gerais da empresa, composição dos custos relacionados aos serviços e produtos, receita total de vendas, lucro obtido pela empresa com suas operações, incidência dos impostos sobre os produtos comercializados, o nível de endividamento do negócio e as estratégias adotadas.

Todas as referências apresentadas pela DRE podem ser utilizadas com a finalidade legal ou fiscal e é possível usar as informações dos demonstrativos para a gestão estratégica do empreendimento.

Recomenda-se jamais parar de por em prática as instruções sobre a Demonstração do Resultado do Exercício referidas, para organizar os documentos que possam ser compreendidos com facilidade e dar nitidez à situação do negócio em cada um dos seus exercícios.

Fale com consultor online