fbpx

Não é necessário viajar para o futuro para descobrir quais as principais tendencias e o futuro da contabilidade para os próximos anos. Convidamos você leitor a fazer primeiro uma viagem ao passado e analisar as mudanças até aqui. Adivinhar o futuro nada mais é que analisar o passado e perceber que mudanças são padrões e ciclos repetidos inúmeras vezes ao longo dos anos.

Nascimento da contabilidade

A origem da contabilidade está ligada a necessidade humana de se registrar os fatos comerciais. Desde os primórdios, quando a demanda era tão somente ter registrados as colheitas, safras e frações de terras, surgiram as trocas de bens e serviços e a necessidade de se controlar as variações comerciais e também os impostos que em 200 a.C já se tem registro na Babilônia.

O Guarda livros

No Brasil a contabilidade surgiu no inicio do seculo XX, por volta dos anos 50 e 60, contudo ainda conhecido como “guarda Livro“. Nesta época todos os registros contábeis eram feitos em montes de papeis e livros.

A Chegada dos primeiros computadores

A partir de 1980 os primeiros micro computadores chegavam ao Brasil, com a chegada dele as pilhas de papeis sumiram, mas foi somente na década de 90 que começaram a aparecer os primeiros sistemas de gestão de empresas, foi a partir daí que o contador passou a ter sua importância reconhecida e obrigatória na gestão de qualquer empresa.

 

E o Futuro da contabilidade?

cena do filme de volta para o futuro, clássico dos anos 80

A contabilidade vem se modificando de acordo com a evolução da sociedade. Não estamos mais em 200 a.C na Babilônia, mas hoje mais do que nunca o contador tem papel fundamental neste processo.  Diante das mudanças que vêm afetando não só o mercado contábil, mas toda a forma de trabalho tradicional que conhecemos, algumas características serão mais evidentes no futuro da contabilidade.

Sistemas de automação comercial integrado a sistemas contábeis

Vivemos em uma era que a quantidade de informações criadas nos últimos 2 anos é maior do que a gerada em toda a história da humanidade.

Números dados são gerados todos os dias por nós. Sistemas de automação não nasceram hoje, isso já sabemos, contudo, a total integração entre as informações clientes x contador x fisco estão cada vez mais automáticos, seguros e precisos.

Não é à toa que o as maiores e mais disruptivas empresas mundiais de BI ( business intelligence) estão investindo tanto neste mercado. São informações valiosas para o trabalho dos contadores.O futuro da contabilidade está ligado diretamente com o avanço tecnológico.

Automação

Otimizar processos foi fundamental para a forma como realizamos a contabilidade hoje em dia. Tarefas de analise, nutrição de fatos em dados são completamente dependentes dessa ferramenta.

Essa tecnologia é, provavelmente, a principal responsável pelo surgimento de algumas inovações que ainda vamos abordar nesse post.

A partir do momento que conseguimos automatizar análises de dados, atendimento ao fisco e serviços, abrimos espaços para uma Contabilidade com foco em resultado.

Personalização

Acredito que todos nós, como profissionais e/ou clientes, não ficamos satisfeitos quando um serviço contábil não traz efetividade pratica.

Foi o tempo em que os escritórios contábeis apenas entregavam impostos para seus clientes, isto as Contabilidade online fazem por até 10 x mais barato que um escritório convencional.

Essa inovação reserva um futuro fantástico. Poderemos reconhecer melhor ainda os números de nossos clientes e trabalhar no “front” através de métricas claras e objetivas nortear os clientes para o caminho do lucro.

 Analise técnica

Falamos como os sistemas integrados já afeta e pode alterar o nosso dia a dia na contabilidade. Com a quantidade de dados sendo criados, analisar essas informações será o grande segredo da contabilidade no futuro.

O profissional com boas habilidades analíticas e atento as atualizações vão se destacar ainda mais daqui a alguns anos.

O grande foco do mercado será receber os dados do cliente e fazer este dado ser de fato efetivo e para isto é necessário um conhecimento profundo em gestão financeira, estratégias de mercado e principalmente ser um profissional  voltado para resultados.

Um bom profissional de contabilidade está sempre um passo à frente ao mercado, sempre planejando anos à frente, vou tomar a liberdade de fazer um trocadilho, o contador atento está sempre “provisionando” o futuro de seu negócio. Mas em um cenário de constante mudanças, muitas dúvidas costumam surgir.

A tecnologia é uma das variáveis que mais influenciam essas incertezas. Com tanta novidade surgindo, é difícil dizer qual será a que mais vai interferir diretamente nos escritórios contábeis.