fbpx
(31) 9 8309-6588 [email protected]

 Conquistar novos clientes, pode custar cerca de cinco vezes mais caro do que manter os atuais de sua carteira. 

No entanto, por mais que as empresas dediquem todas as suas forças em montar estratégias de atração de clientes, também é essencial investir esforços na retenção de clientes. 

Desta forma, garantir a satisfação do consumidor, é uma ação de extrema importância, pois resulta no processo de fidelidade. Quer entender melhor este assunto? 

Primeiro passo:Conheça os melhores canais para aquisição de clientes

Para que seu escritório contábil possa ter sucesso na aquisição de seus clientes, é essencial investir na montagem de algumas estratégias. 

Veja a seguir, quais são:

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo, é uma metodologia que possui foco principal na geração de conteúdo, relevantes para os clientes do escritório contábil. 

Sendo assim, o contador poderá contar com apoio especializado na produção de conteúdos de valor. 

Além disso, suas estratégias possibilitaram o fortalecimento da presença online e aumento da autoridade digital. 

Logo, os próximos passos serão compreender o funil de vendas de seu escritório.  

Relacionamento com leads

Ao trabalhar uma isca digital ou a assinatura de uma newsletter, o empreendedor contábil poderá solicitar dados de um prospect em troca de um rico material. 

Resultando no que chamamos de lead. Em resumo, quando uma pessoa se interessa pelo seu conteúdo, poderá se tornar um possível cliente no futuro. 

Mas atenção, ao se transformar em cliente é essencial se relacionar com ele. Deste modo, será possível se comunicar com ele por e-mail marketing, dentre o compartilhamento de outros materiais. 

Marketing direto

Se comunicar diretamente com seu público, de forma clara e objetiva é um fator de crucial importância. Além disso, auxiliará na aquisição de novos clientes. 

Neste momento, o contador poderá trabalhar estratégias de marketing direto, que auxiliaram a ter relações mais próximas com os leads. 

Aproveite para ler: Formas de contato com o cliente na contabilidade

Entenda o Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

Agora que o leitor já conhece as três técnicas principais na aquisição de clientes. Chegou o momento de falarmos de um aspecto importante desta área: o Custo de Aquisição de Clientes (CAC). 

Sendo assim, se você ainda não conhece a fórmula, saiba que ela é bastante simples. Isso porque, basta dividir a soma dos valores investidos nas estratégias de atração de um novo cliente pelo número consumidores adquiridos. 

Em resumo: CAC = Soma dos investimentos / Número de clientes adquiridos

google-ads-para-contadores

Segundo passo: Invista na retenção de clientes

O processo de retenção de clientes, tem como foco principal o aumento da taxa de rentabilidade de um escritório contábil. Por este motivo, é fundamental contar com um time comercial que possa não somente assegurar a realização de vendas de forma recorrente como também manter sua base estável. 

Deste modo, são estratégias que todo contador deve aprender para conseguir reter clientes: 

  • Priorize a excelência no atendimento: conte com um time de especialista e faça o acompanhamento completo da jornada do consumidor;
  • Apresente resultados concretos: análise os resultados de forma concreta e apresenta benefícios;
  • Organize-se em torno do cliente: busque fazer melhorias em todos os processos;
  • Valorize a sua marca: construa uma boa reputação no mercado;
  • Acompanhe as principais métrica: são elas Churn Rate, LFT (lifetime value) e NPS (Net Promoter Score);

Portanto para que o empreendedor consiga manter os seus clientes satisfeitos, é preciso ficar atento às novas oportunidades. 

Esperamos que o leitor tenha gostado de nosso conteúdo? O que achou de nossas dicas para a aquisição e retenção de clientes? Certamente com muita disciplina e comprometimento, o contador conseguirá montar uma boa estratégia. 

Se você gostou deste artigo, aproveite para ler: O que esperar de uma agência de marketing ao fazer a contratação?

Não se esqueça também de seguir as nossas redes sociais e acessar o nosso blog para acompanhar o conteúdo que produzimos para você, contador.