fbpx

Em algum momento, você empreendedor já se deparou com o termo marketing B2B ou marketing B2C? 

 

Ambos os termos, podem causar uma pequena confusão, porém quando empregados de forma correta em escritórios de contabilidade, contribuem para seu sucesso no mercado. 

 

Desta forma, em um mercado cada dia mais competitivo, se torna essencial a adoção de estratégias de marketing digital, para que assim sua empresa consiga se destacar. 

 

Aprenda conosco como fazer o Marketing B2B para contadores e se tornar referência no mercado contábil. Confira!

 

Marketing B2B: o que é? 

 

A sigla B2B, se refere a terminologia em inglês para Business to Business, ou seja, é o processo de venda feito entre empresas.

Já a B2C, ocorre quando a venda de um produto ou serviço é oferecida ao consumidor. 

 

Sendo assim, os exemplos mais comuns de B2B, são de empresas produtoras de matérias primas, que fazem vendas para outro modelo de empresas, as que desenvolve um produto. 

 

Além disso, as prestadoras de serviços, que trabalham com a solução de questões operacionais, também podem se encaixar neste modelo, como por exemplo a contabilidade. 

 

Como fazer o Marketing B2B para contadores

 

Quando um consumidor busca por seu escritório contábil, é considerado como um cliente qualificado. 

 

Diante disso, os usos de estratégias convencionais acabam não sendo mais efetivas. 

 

Dessa maneira, o primeiro passo que um empreendedor precisa adotar para fazer o Marketing B2B para contadores, é conhecer quem é verdadeiramente o seu público-alvo, a persona de seu negócio. 

 

Assim, poderá conhecer o perfil de quem busca pelo seu produto e tendo essas informações em mãos, compreenderá quais são as dores e necessidades de seus clientes. 

 

Após feito isso, também será preciso estudar os serviços, para que assim consiga entender como eles podem solucionar os problemas de seus consumidores. 

 

Desse modo, ao realizar uma análise profunda, se torna possível identificar quais são as situações mais recorrentes, apontadas pelos clientes, e quais são as soluções que eles buscam ao contratar os seus serviços.  

 

Sendo assim, a grande maioria das estratégias criadas de Marketing B2B para contadores, envolvem assuntos como a presença e posicionamento do escritório contábil no mercado. 

 

Falaremos a seguir, um pouco mais sobre cada umas das estratégias utilizadas:

 

Atendimento

 

A qualidade do atendimento ao cliente é capaz de fortalecer os seus laços com uma empresa.

 

Sendo assim, a sua qualidade deve ser mantida também após o fechamento de uma venda e não somente no momento de tratativa. 

 

Diante disso, toda a abordagem de captação de novos clientes deve ser feita por profissionais especialistas no assunto, que tenham conhecimento dos serviços oferecidos como também das principais necessidades de seus clientes. 

 

Lembrando que durante o pós-venda, pesquisas de satisfação devem ser realizadas. A fim de identificar possíveis deficiências em seus processos oferecidos. 

 

Além disso, contribui para o fortalecimento de seu relacionamento, permitindo que possa trabalhar estratégias de fidelização, tornando os seus clientes verdadeiros aliados de sua marca. 

 

Eventos

 

Quando uma empresa participa de eventos, ela acaba obtendo uma oportunidade de agregar valor aos seus produtos, como também conquistar mais consumidores. 

 

Além do que, esta é uma excelente chance de criar uma rede de relacionamentos com mais profissionais de sua área. 

Marketing Digital

 

Falando em marketing digital, ou mais especificadamente das estratégias de marketing de conteúdo, é uma ótima forma de mostrar o know how de seu escritório contábil.

 

Sendo assim, para que consiga fortalecer a sua presença no meio digital é fundamental ter um site contábil, como também perfil nas principais redes sociais.  

 

A mais importantes das estratégias a serem desenvolvidas, se trata da criação de um blog para contabilidade , no qual você possa compartilhar conteúdos educativos de seu setor. 

 

Lembre-se de criar conteúdo que seja relevante, para que assim o seu escritório contábil possa se tornar referencia no mercado. 

 

Como o Marketing B2B para contadores pode impactar em seus resultados?

 

Veja a seguir, uma lista dos principais benefícios de realizar o Marketing B2B para contadores: 

  • Auxilia na criação de relacionamentos mais coesos com seus clientes;
  • Aumento na percepção de seu escritório contábil;
  • Ganho de autoridade para potenciais clientes;
  • Humanização do nome de sua empresa por meio de publicações (fotos comemorativas de sua equipe);
  • Fortalecimento do relacionamento com potenciais clientes e usuários de suas redes sociais ou site institucional;
  • Aumento do faturamento ao converter leads em clientes;
  • Possibilidade em gerar novos negócios e novas oportunidades.

 

Agora que o leitor já compreende o que o Marketing B2B para contadores e como o seu uso pode beneficiar não somente o aumento de sua cartela de clientes, como também o fortalecimento de seu relacionamento, novas oportunidades de negócios e reconhecimento de seu escritório no mercado. 

 

Se sente pronto para fazer o uso das estratégias de Marketing B2B para contadores em sua empresa? 

Precisa de ajuda? Entre em contato agora mesmo como um de nossos consultores, clicando no banner abaixo.