fbpx

Whatsapp para contadores: Como fazer?

Segundo estatísticas, o Brasil é o segundo maior usuário desse aplicativo. A África do Sul é o grande campeão. Esse aplicativo, o WHATSAPP, é utilizado por 76% dos brasileiros que usufruem dos serviços de telefonia, e tornou a ferramenta de comunicação predileta em nosso país. Hoje em dia, se um empreendedor deseja ter um negócio de sucesso deve estar sempre atento à tecnologia, não importando a sua atividade. Por essa razão, é importante que os profissionais da contabilidade saibam como usar essa ferramenta para os negócios.

Foi liberada uma nova versão do WHATSAPP. O aplicativo tem caráter empresarial e tem como objetivo aproximar o relacionamento entre empresas e clientes. A nova versão é chamada de WHATSAPP BUSINESS .

 

§  A sua importância e utilização do whatsapp para contadores

O aplicativo é uma solução que possibilita a criação de estratégias de marketing e às relações interpessoais, auxilia na comunicação, criação de parcerias, troca de informações com os clientes, cria promoções para um público determinado e para o esclarecimento de dúvidas.

Essa nova versão da ferramenta foi criada recentemente e permite a criação de um perfil mais profissional para as empresas, com a identificação do endereço físico, horário de funcionamento, site e e-mail para contato.

Para utilizar o WHATSAPP business para contadores  é muito simples:

Basta fazer o download do aplicativo no smartphone ou iphone e aceitar as solicitações para o acesso. O aplicativo enviará um código para confirmar o telefone. É fundamental deixar bem claro que não há a possibilidade de utilizar o mesmo número para uma conta pessoal e empresarial. Por essa razão, é muito importante que seja selecionado um contato que seja exclusivo para essa função. Essa versão do aplicativo para empresas tem um selo de verificação para identificar os usuários e que essa é uma conta somente para negócios. Desta forma, o cliente não poderá confundir a conta com a de um amigo.

Haverá apenas um número e esse será literalmente comercial, pois aumentará as possibilidades de concretizar os negócios. Como todos sabem, esse aplicativo se tornou imprescindível na esfera empresarial e essa espécie de relacionamento com o cliente proporcionará uma diminuição nas despesas da empresa, pois o uso de ligações para clientes será bem menor. A maioria dos negócios serão resolvidos e fechados mediante o aplicativo.

 

§  Funções do WHATSAPP para o profissional da contabilidade

O aplicativo de comunicação preserva muitas funcionalidades como as do modelo tradicional. Entretanto, ele também acrescentou algumas soluções para aprimorar o relacionamento entre a empresa e o cliente.

Veja alguma delas:

 

As respostas automáticas: é possível criar um padrão de respostas automáticas com a finalidade de atender os clientes com mais rapidez. É possível fornecer informações sobre o empreendimento, dar respostas às perguntas frequentes e comunicar quando o serviço estiver indisponível por motivo da empresa estar fechada.

Essa é uma forma de não deixar os clientes esperando por muito tempo, afinal, o aplicativo é uma ferramenta usada para uma conversação rápida.

 

Acompanhando as estatísticas: há a possibilidade de monitorar quantas mensagens foram enviadas, lidas ou respondidas e saber se o relacionamento está eficiente.

 

Divulgando a empresa: o aplicativo é uma importante ferramenta para ser usada como técnica de propaganda da empresa e os serviços prestados. Todos os dados serão divulgados no perfil. Assim, é possível se aproximar de eventuais clientes que buscavam informações sobre os serviços ou esclarecer rapidamente as dúvidas de uma empresa parceira.

 

Migrando as conversas: se houver a criação de um perfil para a empresa no aplicativo tradicional e não deseja perder as conversas, não há problemas, pois existe a migração automática para que não seja perdido nenhum dos contatos para a versão do novo aplicativo.

 

A Versão Web: A versão do aplicativo para o modo empresarial tem outra vantagem: a plataforma na web. Isso facilita muito a administração do perfil e a comunicação com os clientes em tempo real.

 

§  WHATSAPP Business: como usá-lo para contadores ?

Essa nova versão do WHATSAPP veio para aproximar os laços com os clientes e realizar melhores negócios.

 

§  Conteúdos personalizados

Poderá ser criado um conteúdo personalizado para ser enviado pelo WHATSAPP tirar as dúvidas dos clientes. Com esse procedimento evitará um enorme número de perguntas. Haverá, também, a possibilidade de lembrar os clientes sobre o cumprimento de prazos, pagamento de salários, alterações cadastrais de colaboradores e o fechamento do mês. Essa ferramenta tornará melhor o relacionamento com os clientes e realizar um trabalho eficiente.

 

§  O profissional responsável pelo aplicativo

 

É muito importante determinar uma pessoa responsável para realizar a comunicação pelo WHATSAPP BUSINESS para evitar desordem. Poderá ser um responsável pelo departamento de marketing ou o próprio empreendedor.

Escolhendo um ou outro será fundamental, pois evitará que os conteúdos sejam replicados e informações erradas sejam enviadas.

 

  • Botões para o compartilhamento

Caso o escritório tenha um blog, crie botões de compartilhamento no WHATSAPP dentro do blog. A maioria das pessoas entra na internet através do celular, e no momento que é inserido um botão de compartilhamento, tornará muito mais viável que o conteúdo do blog seja dividido com outras pessoas através do aplicativo.

 

§  Negociando os contratos

A forma mais prática, pelo WHATSAPP, de solucionar alguma dúvida, ou esclarecimentos sobre os termos do contrato, ou divergências de opiniões, quando o cliente fecha ou está para fechar um contrato é enviando uma mensagem de texto e um áudio. Enviando as duas formas de comunicação evitará que o cliente procure outro escritório, pois a rapidez e agilidade na assistência ao cliente o deixarão muito satisfeito.

 

  • Clareza e objetividade nas mensagens

 

A maioria dos clientes usará o aplicativo em celulares. É sempre bom lembrar que os celulares possuem telas pequenas e as fontes são menores do que nos computadores e a leitura dos textos pode ser prejudicada quando os textos forem grandes. Portanto, o recomendado é que tenha mais objetividade e brevidade nas conversas. Além disso, outra recomendação muito importante é que sejam tomados cuidados com erros gramaticais e de digitação. Muita atenção a boa educação no atendimento e comunicação com o cliente para não utilizar uma linguagem inadequada.

 

§  Criando os grupos

A ferramenta também poderá ser utilizada para a criação de determinados grupos de clientes. Assim sendo, o escritório poderá realizar o compartilhamento de acontecimentos específicos com relação ao assunto, palestras para os clientes e reuniões de negócios.

Essa segmentação contribui no direcionamento de conteúdos personalizados e na criação de discussões entre os próprios clientes sobre as práticas mais comuns no mercado.

 

  • Segmentando os clientes

 

O WHATSAPP BUSINESS possui uma grande vantagem que é a segmentação dos clientes de acordo com a sua localização, interesse e as dúvidas que eles possuem em comum. Segmentando os clientes é possível simplificar a comunicação, pois há a oportunidade de comunicar com várias pessoas de uma única vez e poupar tempo. Além de tudo explicado acima, o aplicativo é tão facilitador para os negócios que poderão ser realizadas ofertas, promoções e divulgação de novos serviços.