fbpx

Você sabe os métodos para conseguir clientes de contabilidade? Enumeramos os 3 passos definitivos para seu escritório captar clientes todos os dias! Captamos clientes diariamente e enviamos aos nossos contadores afiliados.

Prospectar e divulgar serviços contábeis não é uma tarefa fácil, principalmente pelas normas de divulgação impostas pelos conselhos. Contudo, hoje não vamos falar de teorias, mostraremos na prática como o Contador Agora captou mais de 20.000 pedidos de orçamentos e proporcionou aos nossos afiliados mais de 5 milhões de novos negócios em 2017.

Confira a seguir como conseguir clientes de contabilidade!

 

Passo 1 – Segmentação de mercado

como conseguir clientes de contabilidade

como conseguir clientes de contabilidade

 

Segmentação de um nicho de mercado é basicamente oferecer uma solução “quase perfeita” para um problema de um grupo específico de pessoas ou de empresas”. “Viver de blog”

Grandes empresas não se interessam por mercados de nicho, pois não enxergam reais possibilidades de ganhos, deixando o terreno livre para pequenos empreendedores.

Desse modo, todo contador trabalha com empresas do simples nacional. Entretanto, que contador você conhece que trabalha somente com padarias, por exemplo, ou até mesmo com franquias ou com empresas do terceiro setor?

Um erro estratégico que um pequeno empresário comete é querer “abraçar o mundo”. As grandes empresas trabalham com grandes mercados e fazem marketing de massa, anunciam nos meios de comunicação como canais de televisão que são anúncios milionários.

Dessa forma, a estratégia inteligente é trabalhar nichos e sub nichos de mercado. Por exemplo: Você contador pode trabalhar com todos os tipos de empresas. Contudo, a concorrência diminui se você se concentrar apenas em empresas do terceiro setor, ou ainda apenas em igrejas e associações de bairro, por exemplo. Neste momento, você se posicionou para um sub nicho de mercado.

Segmentação de mercado na prática

como conseguir clientes de contabilidade amazon

Você sabe o que a maior loja de produtos online do mundo, a Amazon, e a enorme rede de hotéis Resorts Marriott têm em comum? Além de serem negócios bem sucedidos e multimilionários, ambas começaram de forma bastante parecida como um pequeno negócio focado em um nicho de mercado.

O fundador da Amazon, Jeff Bezos, criou sua livraria online na garagem de sua casa. O casal J. Willard e Alice Marriott começaram com um pequeno negócio em Washington, especializado na venda de um refresco chamado Root Beer (mistura de sorvete de baunilha com refrigerante).

Muito provavelmente nem teríamos ouvido falar dessas empresas se os seus fundadores não tivessem começado seus negócios em nichos menores e, aos poucos, fossem aumentando sua atuação no mercado.

Sendo assim, foram necessários anos, até mesmo décadas para crescer esses impérios e, enfim,  ganhar destaque. Somente após se consolidar como uma loja online de livros que a Amazon começou a oferecer uma maior variedade de produtos que vemos hoje. E isso quando já tinha dominado o seu nicho inicial e juntado capital suficiente para investir na ampliação do negócio.

Portanto mesmo que você queira atuar em um mercado mais amplo, guarde essa lição: comece pequeno, focado em um mercado de nicho, conquiste seu lugar e só depois suba para o próximo degrau.

 

Passo 2 – Construa sua autoridade no seu nicho de mercado.

Para ser um especialista em um assunto, você só precisa saber mais do que a maioria das pessoas sabe. E isso não é um feito tão difícil de conquistar. Basta estudar seu nicho (e não falo de anos e anos de estudo).

Dessa forma, suponhamos que você escolheu trabalhar com empresas de terceiro setor, ótimo. Agora é hora de ser visto como uma autoridade. Produza conteúdos na internet para seu nicho.

É possível ver muitos contadores “panfletando” no Facebook. Ou seja, divulgando os seus serviços para todos os usuários, sem ao menos ter uma estratégia traçada.

No entanto, você deve ter como regra gerar conteúdo que proporcione valor ao seu nicho.

Disponibilizar conteúdo para o seu nicho é fundamental para captar clientes.

Confira a seguir algumas das estratégias para produzir um conteúdo relevante para a sua contabilidade.

●  Blog:

Por que ter um blog? Quando você tem uma dor de estomago, você vai ao médico ou vai no Google e pesquisa sobre o seu sintoma? Atualmente, 95% dos usuários de internet pesquisam suas dúvidas no Google e, com toda a certeza, o seu sub nicho pesquisa suas dores e dúvidas no Google.

Ou seja, a criação de um blog é fundamental para que você se aproxime do seu sub nicho. Não somente no sentido de se aproximar, mas você demonstra que a sua contabilidade é expert naquele assunto que se propõe a falar.

Portanto, descubra o que deve ser feito:

  • Identifique os blogs, sites e influenciadores mais populares de seu nicho de mercado;
  • Estude tudo a respeito dele: quais são artigos mais populares, dúvidas e dores que o seu nicho sente;
  • Escreva em seu blog para seu nicho. Produza conteúdos profundos e ricos (melhores que os do seu concorrente), que resolvam as dúvidas e respondem os questionamentos mais profundos do seu nicho. É de extrema importância produzir conteúdos realmente envolventes e que fale a língua do seu nicho. Nada de falar “contabiles”. Use os termos do seu nicho. Entenda que só haverá identificação com você se você falar a mesma língua.

A criação de um blog é só o primeiro passo para uma estratégia de conteúdo. Você verá que, com o tempo, vão existir outras ferramentas para serem produzidas e disponibilizadas para os seus clientes. E-books e Newsletters são só alguns dos exemplos para dar continuidade à sua proposta.

●    Mídias Sociais:

Ter presença e traçar uma estratégia para as redes sociais é fundamental para toda empresa, independentemente do seu ramo. Só para você ter em mente a importância dessas plataformas, confira alguns dados associados ao Instagram:

  • Já são mais de 1 bilhão de contas na plataforma;
  • 90% das contas seguem pelo menos uma empresa.

Dessa forma, as redes sociais se apresentam como uma excelente solução para alavancar os resultados da sua contabilidade. Além de captar novos clientes dentro do seu sub nicho, você consegue construir uma autoridade no mercado e se relacionar com os seus clientes.

Além disso, existem outras ferramentas que podem ser utilizadas dentro de uma estratégia de presença nas redes sociais, como:

  • Facebook: Sempre que produzir um material em seu blog, poste também no Facebook e, sempre que possível, pague para o Facebook divulgar seu “post” para seu sub nicho. Não sabe como fazer? Então, Leia esta matéria. 
  • Linkedin: Estamos falando de uma rede social voltada para o mercado profissional. É interessante propagar seu conteúdo por lá para negócios B2B. Ou seja, negócios feitos de empresa para empresa. É importante que os funcionários da empresa (seu cliente ideal), os diretores e até os CEOs estejam no Linkedin. eles vão ver seus conteúdos e conhecer sua marca. Não sabe como usar o Linkedin? Então, leia esta matéria.

●    Faça eventos:

Realizar eventos também é uma estratégia de extrema importância. Quer um exemplo disso?

Nós, do Contador Agora organizamos uma palestra gratuita na Livraria Leitura, em BH, com o tema: 10 passos simples para a gestão de um pequeno negócio. Convidamos 45 empresários de BH e, neste di,a fechamos para os nossos afiliados 14 novos negócios.

Ou seja, um evento, principalmente ao vivo, é uma excepcional oportunidade de gerar negócios, aumenta ar percepção de “valor” dos seus serviços contábeis, além de ser uma forma ativa de relacionamento e network.

Dessa maneira, faça palestras em sua cidade. Comece pequeno, no seu escritório mesmo. Convide 5 empresários da sua rua para uma palestra (desde que estes empresários seja parte do seu nicho), gere valor, se mostre como um profissional contábil que entende as reais necessidades deste mercado.

 

Defina um diferencial competitivo

A sua contabilidade, para se destacar no mercado, precisa lidar com um mercado altamente competitivo. São vários os seus concorrentes e, para captar novos clientes para o seu negócio, é necessário apresentar um diferencial competitivo.

Ou seja, o que diferencia a sua contabilidade das demais? Quais são as atividades que o seu negócio têm como referência?

Dessa maneira, além de se especializar no seu nicho, é fundamental se capacitar para entregar algo a mais. O que significa entregar um serviço que supere as expectativas dos seus clientes e façam com que eles escolham o seu escritório.

Muitos podem ser o diferencial competitivo de uma contabilidade. Entre eles, nós podemos citar os seguintes:

  • Atendimento ao cliente humanizado;
  • Entrega de serviços de maneira rápida e eficaz;
  • A localização da sua contabilidade;
  • Uso de sistemas de gestão que otimizem o seu trabalho.

Portanto, analise os seus processos e defina um diferencial competitivo para o seu negócio, se firmando cada vez mais no mercado.

 

Se posicione

Você já ouviu falar em posicionamento de marca? O termo se refere a identidade da sua contabilidade no mercado.

Ou seja, o posicionamento de marca passa pelo nome da sua contabilidade, a sua identidade visual e até mesmo as cores que você utiliza para se apresentar.

Desse modo, pense no posicionamento da sua marca de maneira estratégica, pensando, por exemplo, no sub nicho que você se especializou. Até mesmo as cores utilizadas em uma identidade visual podem influenciar no poder de decisão dos seus clientes.

 

Mensure os seus resultados

De nada adianta investir tempo e dinheiro em estratégias se elas não dão o retorno esperado, correto? No entanto, como mensurar o retorno obtido?

Toda e qualquer estratégia para captar novos clientes em uma contabilidade precisa de avaliada constantemente. Esse, inclusive, é um dos principais passos de um planejamento estratégico.

Sendo assim, é fundamental mensurar todas as práticas adotadas para captar novos clientes para um escritório contábil. Faça avaliações se a sua estratégia tem ou não proporcionado os resultados esperados e faça quantos reajustes puder.

Caso contrário, você pode cair no erro de investir uma grande quantidade de recursos em vão, não obtendo um Retorno sobre o Investimento (ROI) satisfatório.

Como conseguir clientes de contabilidade?

Acima você viu algumas dicas de como conseguir clientes de contabilidade.

Agora, vamos apresentar outra estratégia fundamental para captar clientes na contabilidades, o Contador Agora!

Afilie-se ao Contador Agora:

 como conseguir clientes de contabilidade

O que é o Contador Agora?

Somos a maior plataforma de contratação de serviços contábeis do Brasil. Atualmente, somos mais de 5.000 profissionais, dentre eles empresários contábeis, contadores e contabilistas freelancers ou em início de carreira que desejam alavancar seus negócios.

Dessa forma, sabe aquela dúvida de muitos empresários contábeis de como conseguir clientes para seu escritório de contabilidade?

Nós resolvemos isso. Com o Contador Agora, o empresário contábil se preocupa apenas em executar com maestria sua profissão, deixando por nossa conta o trabalho de prospecção.

Também somos um plano B para muitos profissionais que trabalham com a CLT e, em suas horas de folga, complementam a renda e/ou criam uma base de clientes para poder se dedicar exclusivamente ao seu negócio futuramente.

Como funciona o Contador Agora?

O Contador Agora atua na captação de clientes de contabilidade em todo o Brasil, enviando estes clientes aos nossos contadores afiliados:

  1. O contador se cadastra como afiliado em nossa plataforma;
  2. Nossa plataforma promove ações online e offline para captar clientes em mais de 300 nichos de mercados diferentes;
  3. Captamos estes clientes e enviamos aos nossos contadores afiliados;
  4. Os contadores afiliados recebem os pedidos de orçamentos e negociam diretamente com o potencial cliente.

A nossa missão é fazer com que o contador tenha novos clientes todos os meses. Os contadores afiliados recebem do Contador Agora diversos pedidos de orçamentos de serviços contábeis de sua região e orçamentos de outras regiões de serviços que podem ser feitos de forma online.

Dessa maneira, atuamos com o intuito de alavancar os resultados de uma contabilidade, auxiliando na construção de uma autoridade de mercado.

Vale a pena me afiliar ao Contador Agora?

Nosso grande diferencial para o contador é que conseguimos democratizar a contabilidade online em todo Brasil.

Ao longo dos últimos anos, apenas uma empresa no Brasil era responsável por 70% do mercado contábil digital. Isso ocorreu, pois os pequenos escritórios não tinham como concorrer com uma mega empresa de tecnologia. 

Sendo assim, com o Contador Agora, qualquer contador poderá captar clientes de outras regiões e da sua própria região, aumentando mês a mês seu faturamento e sua carteira de clientes.

Somos hoje a maior plataforma de contadores do Brasil. Com o avanço das contabilidades online e a crise que sofremos, muitos contadores sofreram com a falta de clientes.

Desse modo, nossa plataforma possibilita ao empresário contábil receber pedidos de orçamentos e ter novos clientes todos os meses. Essa é a nossa grande missão. O que mais nos alegra é poder impactar negócios e mudar vidas.

Se você se questiona como conseguir clientes de contabilidade, entre em contato conosco!

Contador Agora, a ponte entre o empreendedor e o contador!