Quando e como recuperar a ECF anterior? Entenda melhor!

AUTOR: ALMIR ESTRELA

Uma das dúvidas que encontramos por aí diz respeito a como recuperar a ECF anterior. O assunto Escrituração Contábil Fiscal ainda é motivo de vários questionamentos.


Estamos falando de uma das novidades proporcionadas pelo Sistema Público de Escrituração Digital (SPED). Isso é, a utilização de saldos e de contas da ECD (Escrituração Contábil Digital) para realizar o preenchimento inicial da ECF.


Além disso, também é possível recuperar os saldos finais da ECF anterior. O foco é proporcionar o batimento dos saldos iniciais referentes à escrituração atual.


Deste modo, é fundamental compreender tanto como quanto quando a ECF anterior será recuperada. O que você acha de entender melhor este assunto agora?


Portanto, continue acompanhando o nosso artigo e aproveite para tirar todas as suas dúvidas relacionadas a ECF anterior. Confira conosco!


Entenda as informações recuperadas da ECF anterior

Na ECF, encontramos tanto informações recuperadas da ECF anterior como também o cálculo fiscal de dados que foram recuperados por meio da ECD.


Sendo assim, o preenchimento desses dados, como alguns pensam, não é feito pelas empresas. O papel de preencher as informações é do PGE (Programa Gerador/Validador de Escrituração), que toma como base a recuperação da ECF e da ECD.


Deste modo, quando falamos na ECF anterior, algumas informações específicas são recuperadas, como:


  • Registro E010 – Saldos Finais Recuperados da ECF Anterior;
  • Registro E015 – Contas Contábeis Mapeadas;
  • Registro E020 – Saldos Finais das Contas na Parte B do e-Lalur da ECF Imediatamente Anterior.


No entanto, uma outra dúvida compartilhada por muitos profissionais diz respeito a quando deverá ser feito essa recuperação. Vamos compreender melhor este assunto?

Quando deve ser feita a recuperação?

A recuperação da ECF é obrigatória diante de algumas situações, que são determinadas pelo Manual de Orientação da ECF. Confira quais são:


  • Quando a forma de tributação for o Lucro Real;
  • No momento no qual a data inicial da ECF atual for diferente do dia 1 de janeiro de 2014;
  • Quando o indicador de situação do início do período for equivalente a zero ou dois.


No entanto, diante de algumas situações, poderá acontecer a não recuperação da ECF anterior. Isso acontece de acordo com algumas regras, como:


  • Erro verifica, no regime Lucro Real, quando existir uma EFC que for transmitida para a base do SPED do período anterior, além do número do recibo, quando se encontra igual ao informado no Registro 0010;
  • Erro verifica, no regime Simples Nacional, quando não existir uma ECF que for transmitida para a base do SPED do período anterior. Isso se o Registro 0010 não for preenchido.


Portanto, é exibida uma advertência por meio do PGE da ECF, com o intuito de alertar o contribuinte da recuperação da ECF anterior.


Como é o processo para recuperar a ECF anterior?

O processo para recuperar a ECF anterior é bastante simples e pode ser feito por meio do PGE da ECF.


Deste modo, o primeiro passo deve ser acessar o menu Escrituração e, depois, a opção “Recuperar ECF Anterior”. Em seguida, o contribuinte encontrará uma tela, na qual poderá marcar algumas opções, como:


  • Recuperar dados cadastrais e outros registros, se houver;
  • Recuperar vinculação das contas contábeis para as contas referenciais.


Desta forma, quando o contribuinte marca a segunda opção, o próprio PGE da ECF se responsabiliza por sobrepor os dados do Plano de Contas e Mapeamento.


Se, na base de dados, o programa identificar uma ECF anterior, ele apresentará a escrituração que será recuperada. Se isso não acontecer, deve-se clicar em “localizar” para escolher o arquivo assinado.


Desta maneira, se a empresa se encontrar obrigada a escrituração contábil, será necessário realizar a recuperação do arquivo referente a ECD do ano-calendário. Caso contrário, constará erro no PGE da ECF.


Portanto, após a recuperação de arquivos, deve ser feito a validação, gerar para ser feita a entrega, assinar e, por fim, transmitir a escrituração.


Que tal descobrir como nós podemos ajudar a sua empresa contábil? Acesse o banner abaixo e fale com um dos nossos especialistas!


O que você achou do nosso artigo? Para outros conteúdos como este, siga as nossas redes sociais e acesse o nosso blog!

Autor:

Almir Estrela

CEO do Contador Agora

Especialista em alavancar negócios contábeis através de criação de canais de vendas e processos de marketing digital. Já ajudou mais de 700 empresas contábeis no Brasil e Estados Unidos a estruturarem processos de crescimento.

Receba conteúdos exclusivos e novidades!

Cadastro News Blog

Por Time de Conteúdo 13 mai., 2024
Saiba como abrir sua empresa em Vinhedo com nosso guia detalhado, que inclui desde o processo de registro até a conformidade com as regulamentações locais
Por Time de Conteúdo 13 mai., 2024
Confira nosso guia passo a passo para abrir sua empresa em Várzea Paulista, cobrindo desde o registro inicial até a conformidade com as normas e regulamentações locais
Por Time de Conteúdo 13 mai., 2024
Descubra como abrir sua empresa em Vargem Grande do Sul com nosso guia prático, abrangendo desde o registro até a conformidade com as regulamentações locais
Ler Mais
Share by: