fbpx
(31) 9 8309-6588 [email protected]

Ultimamente, muito tem se falado em como um escritório contábil pode se destacar no mercado. Dentre as opções que vêm sendo encontradas, vender serviços de contabilidade para startups pode ser uma das formas de driblar a concorrência.

Afinal de contas, estamos falando de um mercado que vem crescendo cada vez mais. Até o início de 2020, o Brasil tinha 12.700 startups. Os dados são da Associação Brasileira de Startups (Abstartups).

Sendo assim, vender serviços de contabilidade para startups se apresenta como uma ótima forma de se consolidar no mercado. E, precisamos concordar, qual escritório contábil não deseja se tornar uma referência?

Aproveite para ler o nosso artigo sobre Como vender serviços de contabilidade para salões de beleza?

Dessa forma, é indispensável entender melhor como funciona este mercado antes de se especializar nele. Afinal de contas, para oferecer serviços contábeis para startups, é necessário entender se elas realmente precisam de uma contabilidade.

Portanto, preparamos este artigo para que você, contador, saiba como vender serviços de contabilidade para startups. Permaneça até o fim e descubra tudo sobre este mercado e como investir nele. Boa leitura!

 

Como posso vender serviços de contabilidade para startups?

A fim de compreender como vender serviços de contabilidade para startups, é essencial que o contador tenha um panorama da sua realidade. Ou seja, porque um escritório contábil deve se especializar no mercado das startups?

Como foi possível identificar, o número de startups abertas no país tem aumentado consideravelmente ao passar dos anos. Com isso, a demanda por serviços contábeis acaba sofrendo um aumento também.

Ou seja, uma startup, por mais que se apresente de uma maneira diferente das empresas tradicionais, também possui as suas obrigações, sejam elas fiscais ou até mesmo tributárias.

No entanto, antes de compreender como vender serviços de contabilidade para startups, deve-se entender melhor o que é uma startup. O que torna este modelo de negócios tão atrativo assim e quais as suas diferenças para uma empresa tradicional.

Continue acompanhando para entender melhor o que é uma startup e como o seu escritório contábil pode vender os seus serviços de maneira assertiva. Veja a seguir e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Aproveite também para ler sobre Contabilidade em pequenas cidades: Como o BPO pode ajudar o seu escritório a se destacar.

 

O que é uma startup?

Para que seja possível vender serviços de contabilidade para startups, é fundamental compreender o que é uma startup. Afinal de contas, toda a sua estratégia estará sendo voltada para este mercado em ascensão.

Estamos falando de um termo que surgiu nos Estados Unidos e sempre se referiu à empresas jovens. Negócios que possuem uma estrutura voltada para soluções inovadoras dentro de um cenário de incertezas.

Sendo assim, uma startup anda de mãos dadas com a tecnologia, uma vez que o seu modelo de negócio se baseia em oferecer soluções inovadoras para melhorar os processos e resultados dos seus clientes.

Além disso, uma startup também possui um modelo de negócios escalável e repetível, apresentando grandes chances de retorno financeiro. Calma que nós vamos explicar o que cada um desses termos significa.

Quando falamos em escalável, significa que uma startup pode expandir os seus ganhos sem que seja necessário aumentar as suas despesas. Enquanto isso, repetível significa que pode crescer sem mudar a sua estrutura de negócios.

Confira também o nosso artigo sobre Como oferecer serviços de contabilidade para uma empresa de TI?

Dessa maneira, o que responder quando alguém questionar quais as diferenças de uma startup para uma empresa tradicional? Leia a seguir e descubra como diferenciar ambos os modelos de negócio.

 

Startups x empresas tradicionais

Ainda no nosso tema sobre vender serviços de contabilidade para startups, é fundamental compreender as diferenças entre uma startup e uma empresa tradicional. Fato que faz com que seja possível implementar uma estratégia cada vez mais assertiva.

Desse modo, existem três maneiras de diferenciar uma startup de uma empresa tradicional. Conheça-as a seguir:

  • Estrutura de negócios;
  • Organização;
  • Ambiente de trabalho.

Por se tratar de uma empresa jovem, uma startup tem a sua estrutura focada em aproveitar toda e qualquer oportunidade no mercado. Além de ser planejada para escalar, uma startup precisa estar preparada para lidar com possíveis mudanças no mercado.

Enquanto isso, as empresas mais tradicionais possuem uma estrutura mais completa, na qual os seus gestores não correm tantos riscos assim no mercado e cada um dos seus funcionários possui tarefas bem definidas.

Leia também o nosso artigo sobre o tema Clientes na contabilidade: como aumentar a sua carteira de clientes.

Agora que você já sabe tudo sobre as startups, que tal entender como vender serviços de contabilidade para startups? Leia a seguir!

google-ads-para-contadores

 

Chegou a hora de vender serviços de contabilidade para startups

Uma startup, assim como uma empresa qualquer, também precisa se manter em dia com as suas obrigações. Existem várias burocracias fiscais e tributárias que podem acabar se tornando um entrave na gestão empresarial.

Sendo assim, uma startup, para se manter devidamente regularizada, precisa lidar com todas as suas burocracias. E, em grande parte das vezes, o principal responsável acaba se tornando o próprio empreendedor.

Considerando a quantidade de responsabilidades de um empreendedor, contar com um serviço especializado é fundamental. É neste momento que a contabilidade cumpre um papel de extrema importância.

Dessa forma, é indispensável que um escritório saiba como vender serviços de contabilidade para startups. Afinal de contas, as startups possuem demandas específicas que devem fazer parte dos serviços de uma contabilidade.

Portanto, confira a seguir como o seu escritório de contabilidade pode oferecer os seus serviços para uma startup. Vamos lá?

 

1. Regime tributário

Uma startup é focada em resultados rápidos. Com isso, é de extrema importância que elas contem com uma contabilidade caminhando ao seu lado. Dentre as atribuições de um escritório contábil, está o regime tributário.

O suporte na hora da escolha do regime tributário é fundamental para que uma startup não pague mais impostos do que deveria. Fato que faz com que seja extremamente necessário avaliar cada um dos modelos disponíveis.

Sendo assim, como você já sabe, uma startup pode se enquadrar no Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido.

Além disso, é fundamental compreender o que é o CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas). Acontece que uma startup precisa estar enquadrada em pelo menos uma CNAE, classificando assim um negócio.

 

2. Investimentos

O seu escritório contábil também será o responsável por lidar com todos os números e informações contábeis de uma startup. Fato que faz com que seja possível tomar decisões de maneira mais assertiva.

Dessa maneira, a contabilidade tem o papel de orientar o empreendedor a tomar as melhores decisões para a sua startup. O que acontece quando nós falamos sobre a possibilidade de se realizar investimentos.

Portanto, no momento de vender serviços de contabilidade para startups, não se esqueça que o seu escritório pode dar uma melhor orientação para onde o empreendedor deve investir o seu dinheiro.

 

3. Valuation

Finalizando a nossa lista de como vender serviços de contabilidade para startups, temos o cálculo do valuation. Isto é, estamos falando de um cálculo que tem como intuito identificar o valor de um empreendimento.

Desse modo, o seu escritório contábil irá prestar todo suporte possível para que o empreendedor saiba como administrar a sua startup da melhor maneira possível.

O que você achou das nossas dicas sobre como vender serviços de contabilidade para startups? Para mais informações sobre como alavancar os resultados do seu escritório, entre em contato conosco!

O Contador Agora é uma startup com foco em estratégias digitais para melhorar os resultados na contabilidade. Possuímos um time de especialistas capazes de aumentar a carteira de clientes do seu escritório!

Para mais informações e dicas, siga as nossas redes sociais e acompanhe o nosso blog para conferir o nosso conteúdo! Nos vemos lá?