fbpx
(31) 9 8309-6588 [email protected]

O seu escritório contábil já possui um perfil nas redes sociais? Sem sombra de dúvidas, a presença digital é fundamental para aumentar a visibilidade de um negócio. Neste sentido, é indispensável compreender do que se trata o Social Selling na contabilidade.

O termo Social Selling, no português, significa venda social. Você compreende o que este termo quer dizer?

Estamos falando de um processo que tem como foco criar relacionamentos e vendas utilizando as redes sociais. Com isso, escritórios de contabilidade podem utilizar plataformas como Facebook, Instagram e Linkedin para alcançar os seus objetivos.

Deste modo, as redes sociais deixam de ser uma ferramenta somente para proporcionar presença digital. Agora, os contadores podem utilizá-las para captar novos clientes e, com isso, aumentar as suas vendas.

No entanto, é fundamental que um escritório contábil saiba como utilizar as redes sociais da forma correta. Afinal de contas, qualquer deslize pode afetar drasticamente a reputação de um negócio, afastando as oportunidades de vendas.

Portanto, o que você acha de compreender melhor como utilizar o Social Selling na contabilidade? Leia o nosso artigo e descubra tudo o que você precisa saber para ter as redes sociais como aliadas de vendas.

Aproveite para acompanhar também o nosso artigo sobre: Como definir Hashtags para redes sociais de contabilidade.

 

O que é o Social Selling na contabilidade?

Isso porque estamos falando de uma estratégia que permite prospectar clientes em potencial e investir em relacionamento com eles por meio das redes sociais. O foco se encontra em aumentar as suas vendas.

Deste modo, o Social Selling na contabilidade tem como objetivo identificar consumidores que se aproximem do cliente ideal de um escritório contábil. Com isso, o próximo passo é se aproximar dele, a fim de ganhar a sua confiança.

No entanto, como este processo de aproximação acontece? Não existe uma receita ideal, mas é possível investir em algumas práticas, como:

  • Curtir as suas postagens;
  • Interagir em grupos;
  • Oferecer conteúdos de valor.

Sendo assim, sem ter muita pressa para fechar as suas vendas, o escritório de contabilidade vai ganhando a confiança dos seus consumidores aos poucos. Ou seja, um dos focos do Social Selling na contabilidade é fazer com que o lead evolua no funil de vendas.

Portanto, as redes sociais surgem como uma ótima forma de alavancar as vendas de um escritório contábil. Continue acompanhando o nosso artigo e descubra mais sobre este assunto!

Leia também o nosso artigo referente ao assunto: O que esperar de uma agência de marketing ao fazer a contratação?

 

Qual a importância do Social Selling na contabilidade?

A maneira com a qual as empresas fazem as suas vendas tem passado por drásticas mudanças com o passar dos anos. Este contexto se dá, principalmente, pelo avanço digital e a popularização do marketing digital.

Deste modo, empresas de todos os segmentos passaram a utilizar redes sociais como Facebook, Instagram e Linkedin para fazer as suas vendas. Contexto que se expandiu para o mercado contábil também.

No entanto, não foi somente o mercado que passou por mudanças. O comportamento do consumidor também. Hoje, o fator relacionamento é fundamental para o fechamento de uma venda.

Atualmente, 87% das pessoas seguem dicas de influenciadores digitais no Instagram para se inspirarem para fazer uma compra. O que nos faz concluir que fechar uma venda é um resultado do relacionamento de confiança entre cliente e marca.

Sendo assim, compreendendo que as redes sociais são espaços nos quais podem ser utilizados para a construção de relacionamento, o Social Selling na contabilidade surge como uma excelente estratégia.

Agora, os responsáveis pelas vendas de um escritório contábil entram em contato com os  potenciais clientes no momento certo. Ou seja, quando eles procuram por soluções para os seus problemas.

Portanto, por meio deste método, as chances de fechar uma venda aumentam consideravelmente. Leia a seguir as principais vantagens do Social Selling na contabilidade. Vamos lá?

Confira também o nosso artigo sobre o assunto: Como otimizar um site contábil? Descubra as melhores técnicas.

google-ads-para-contadores

Quais as vantagens do Social Selling?

Um escritório de contabilidade pode se beneficiar de diferentes maneiras por meio de estratégias como o Social Selling. Afinal de contas, já foi possível compreender o grande potencial por trás das redes sociais.

Desta maneira, acompanhe a seguir algumas das principais vantagens por trás do Social Selling na contabilidade:

  • Consolidação no relacionamento com o cliente;
  • Novas oportunidades;
  • Otimização do ciclo de vendas;
  • Reduz o custo por aquisição de clientes;
  • Aumenta a retenção dos seus clientes.

Sendo assim, que tal compreender como cada um dos benefícios citados acima se apresentam dentro de um escritório de contabilidade? Confira a seguir!

Aproveite para acompanhar também o nosso artigo: Como fazer análise SEO de um site contábil? Descubra agora.

 

1. Consolidação no relacionamento com o cliente

A primeira vantagem por trás do Social Selling na contabilidade está relacionada com o relacionamento com o cliente. Afinal de contas, o seu foco é construir uma relação de confiança.

Deste modo, é possível consolidar o relacionamento com os seus clientes, tornando a relação cada vez mais segura e capaz de gerar bons resultados. Isso porque as chances de indicarem os seus serviços contábeis aumentam consideravelmente.

Ou seja, uma vez seguros e satisfeitos com o seu escritório de contabilidade, os clientes podem recomendar os serviços para amigos e familiares. O que aumenta as chances de alavancar as suas vendas.

 

2. Novas oportunidades

Por meio do Social Selling na contabilidade, um escritório encontra a possibilidade de alcançar consumidores que provavelmente nunca conheceriam os seus serviços.

Ou seja, estamos falando de uma estratégia que permite a realização tanto de uma prospecção ativa como também passiva. O foco é fazer com que cada vez mais pessoas se interessem por um negócio contábil.

Deste modo, eles podem tanto encontrar respostas para as suas dúvidas com os seus vendedores quanto com os conteúdos compartilhados nas redes sociais. O que influencia positivamente na relação de confiança.

Acompanhe também o nosso artigo sobre o assunto: Como criar um e-mail marketing e definir assuntos relevantes.

 

3. Otimização do ciclo de vendas

A partir do momento que os seus clientes confiam nos serviços contábeis do seu escritório de contabilidade, o processo de vendas é encurtado. Afinal, todo o processo de persuasão é otimizado.

Desta forma, por meio do Social Selling na contabilidade, os vendedores já conhecem os seus prospects. Tudo isso é possível por causa da relação mais próxima, que permite uma análise do seu comportamento.

 

4. Reduz o custo por aquisição de clientes

Como você viu no item acima, o Social Selling na contabilidade permite otimizar o ciclo de vendas de um escritório. Com isso, o custo por aquisição de clientes também tende a ser reduzido.

Afinal de contas, agora uma contabilidade não precisa mais investir em diferentes abordagens com os seus clientes. Fato que proporciona uma economia de tempo e um maior investimento em outras tarefas.

Confira também o nosso artigo sobre o assunto: Como fazer pesquisa de palavra-chave para blog contábil?

 

5. Aumenta a retenção dos seus clientes

Um dos maiores desafios encontrados por um escritório de contabilidade diz respeito à retenção dos seus clientes. No entanto, com o Social Selling na contabilidade, é possível aumentar a fidelidade dos consumidores.

Isso porque clientes que se sentem seguros com um serviço tendem a permanecer por mais tempo com uma empresa. Afinal, todas as suas compras são feitas de maneira consciente, entendendo assim o valor do que está sendo oferecido.

 

Como elaborar uma estratégia de Social Selling na contabilidade?

A fim de concluir o nosso artigo sobre o Social Selling na contabilidade, é fundamental compreender como elaborar uma estratégia assertiva. Que tal fazermos isso agora?

Deste modo, acompanhe a seguir o passo a passo para elaborar uma estratégia de Social Selling para o seu escritório contábil:

  • Faça um alinhamento entre vendedores e presença digital;
  • Mantenha as equipes de marketing e vendas alinhadas;
  • Faça com que os seus vendedores sejam especialistas;
  • Produza conteúdos que resolvam os problemas do seu cliente;
  • Participe ativamente de grupos;
  • Mapeie as pessoas certas dentro de uma empresa;
  • Faça conexões pessoais;
  • Analise constantemente as métricas;
  • Não converse somente nas redes sociais.

Portanto, após seguir todos esses passos, é possível implementar o Social Selling na contabilidade com mais assertividade. Que tal colocar essa estratégia em prática no seu escritório contábil?

Que tal aproveitar este conteúdo para entrar em contato conosco e descobrir como nós podemos te ajudar? Acesse o banner abaixo e fale com um dos nossos especialistas!

Não se esqueça também de seguir as nossas redes sociais e acessar o nosso blog para outros conteúdos como este!