fbpx
(31) 9 8309-6588 [email protected]

Diante de um mercado altamente competitivo, é preciso estar atento às estratégias que diferenciam os seus serviços de seus concorrentes. Deste modo, se torna fundamental entender qual o valor de cada empresa no mercado. . 

 

Mas afinal como fazer uma avaliação do valor de sua empresa? Está dúvida pode ser solucionada por meio dos inúmeros métodos de Valuation. Isso porque, escolher corretamente o método ideal, é de extrema importância, para que o empreendedor possa compreender o real valor de seu negócio. 

Pensando nas características deste serviço, preparamos um guia com as principais dicas de como oferecer o serviço de valuation na contabilidade. Confira! 

 

O que é valuation? 

 

São conhecidos por Valuation, o conjunto de recursos, que permitem conhecer o valor de mercado de um negócio. 

Isso porque, o valor de uma empresa, vai além da quantidade de clientes, volume de estoque, preço de serviços e etc. 

Ou seja, é a junção de todos os recursos de um negócio possui, bem como os que oferece a seus clientes, comprador, investidor.

Deste modo, o contador, exercer um papel de suma importância na hora de definir o valor de mercado de uma empresa. Possibilitando assim, que um escritório contábil, trabalhe oferecendo o serviço de Valuation

Uma vez que, o profissional contábil possui conhecimentos sobre o poder financeiro, dentre outras disciplinas, que podem ajudar na estimativa dos métodos de Valuation

 

Aproveite, que está por aqui e leia também: Quais serviços de contabilidade oferecer para se consolidar na era digital?

google-ads-para-contadores

Realizando os serviços de valuation na contabilidade: Como calcular o valor de uma empresa

 

A seguir separamos, alguns tópicos importantes, que pode ajudar o contador a entender como realizar o valuation na contabilidade 

 

Fluxo de Caixa Descontado

Um dos métodos mais completos e conhecidos, na contabilidade para avaliar o valor de uma empresa, é por meio do fluxo de caixa. 

Isso porque, o contador, possui expertise e poderá realizar análise de despesas, receitas, investimento, de forma mais assertiva. 

Deste modo, o principal requisito será avaliar um fluxo de caixa descontado, permitindo que cada membro compreenda, o valor de seu empreendimento.

Além disso, também permitirá compreender a capacidade de gerar lucro futuros. 

Logo, para calcular o valor de empresa, por meio deste método, existem quatro a ser seguidos. Confira: 

  • Calcule o fluxo de caixa histórico;
  • Análise e projete o fluxo de caixa;
  • Calcule a taxa de desconto;
  • Calcule o valor presente do fluxo de caixa projetado;

 

Valor patrimonial 

 

Um segundo método viável, principalmente para os clientes de sua contabilidade, que no momento estão passando por dificuldades financeiras. 

Isso porque, o seu valuation será zero, logo, o método anterior não poderá ser utilizado. Deste modo, uma excelente alternativa é utilizar o valor patrimonial de cada empresa. 

Assim, se torna possível calcular o valor de seus ativos tanto tangíveis como intangíveis. Sendo considerados tangíveis, os móveis, veículos, maquinários e equipamentos.

Diante disso, se torna importante, calcular também os passivos, como contas a pagar, despesas, passíveis trabalhistas e tributários. 

O passo seguinte, é pura matemática:  Ativos – passivo = valor patrimonial. 

Logo como contador, o profissional deve estar preparado para manter um bom relacionamento com seus clientes. Isso porque será preciso comprovar o valuation de uma empresa e fomentar a captação de novos investimentos. 

 

Avaliação por múltiplos 

 

Por último, temos o método de avaliação por múltiplos. Neste modelo, o cálculo a ser realizado, envolverá a aplicação do fator de referência, ou seja, tem como base empresas concorrentes.

Deste modo, é multiplicado o número de receitas pelo lucro líquido. Assim será ajustado valores de despesas financeiras, impostos e depreciação. 

 

Entenda qual o valor entregue pelo seu setor contábil 

 

Agora que o empreendedor contábil, já conhece quais são os serviços de valuation, que podem ser oferecidos por seu escritório. Vamos destacar a importância de conhecer o valor dos serviços entregues pelo seu setor contábil. 

Deste modo, é preciso compreender qual a visão que seus clientes possuem sobre os serviços entregues.

Portanto, busque entregar sempre algo a mais, que possa superar as suas expectativas tanto de seus clientes quanto de seus consumidores. 

Sendo assim, está premissa vale tanto para o escritório contábil, quanto para orientação de seus clientes. Logo, busque manter seus clientes sempre atualizados, sobre diversos assuntos e serviços pertinentes. 

Torne-se parceiro e o trate-o como único. A princípio isso pode parecer um tanto clichê. Contudo é exatamente este sentimento, que faz com que uma marca se torne única no mercado. 

Por fim, podemos concluir que por meio de uma gestão estratégica, uma contabilidade pode ajudar os seus clientes a gerarem valor sobre seus serviços no mercado. Atuando assim em situações decisivas e desenvolvendo soluções voltado para o crescimento de um empreendimento. 

Vamos juntos gerar valor? Quer saber como nós do Contador Agora podemos ajudar a sua contabilidade a ter mais oportunidade de negócios em seu mercado? 

Fale hoje mesmo com um de nossos especialistas e conheça nossas soluções. Clique no banner a seguir!

Esperamos que o leitor tenha gostado de nosso conteúdo. Para continuar aprendendo siga a gente em nossas redes sociais e acompanhe nosso blog.