fbpx
(31) 9 8309-6588 [email protected]

O seu escritório de contabilidade sabe usar os relatórios contábeis da maneira correta? Atualmente, com a mudança no papel do contador, utilizar este método é uma excelente forma de impressionar os seus clientes.

No universo contábil, os números possuem um grande potencial para direcionar os seus clientes. A tomada de decisão, quando baseada em dados confiáveis, tem um alto potencial para ser assertiva.

Sendo assim, é de extrema importância saber utilizar os relatórios contábeis para demonstrar o valor do seu escritório contábil. O que você acha de compreender mais sobre este assunto?

Acompanhe o nosso artigo a fim de compreender como fazer com que os seus clientes enxerguem valor no seu trabalho. Leia com atenção e descubra o poder por trás dos relatórios contábeis. Vamos lá?

Leia também o nosso artigo sobre a Profissão Contador: Tudo o que você precisa saber para entrar no mercado.

 

Por que investir nos relatórios contábeis?

Atualmente, como o seu escritório contábil tem se comunicado com a sua carteira de clientes? O uso de relatórios contábeis é uma das principais ferramentas quando assunto é a relação entre o contador e cliente.

Desse modo, estamos falando de facilitadores que direcionam a comunicação entre o profissional contábil e os seus clientes, fazendo com que as informações cheguem de maneira clara aos seus ouvidos.

Ou seja, a utilização de gráficos e números nos relatórios contábeis é indispensável para todo escritório contábil. Afinal de contas, são eles que direcionam o cliente na tomada de decisão para a sua empresa.

Em tempos nos quais a tecnologia foi introduzida na rotina contábil e conceitos como a contabilidade digital se tornaram comuns, a emissão de relatórios de tornou uma tarefa simples pouco custosa para os contadores.

Agora, a função de emitir relatórios contábeis não demanda tanto tempo dos contadores, tampouco se apresenta como uma atividade repetitiva. O que possibilita foco em outros setores do escritório contábil.

Portanto, a utilização de relatórios na contabilidade deve ser vista como uma prioridade para os contadores. Confira a seguir outros aspectos deste recurso na relação com os seus clientes.

Aproveite para ler o artigo referente ao assunto Contador ou Contabilista: conheça a especialidade de cada profissional.

 

Como usar relatórios contábeis?

Antes de apresentar os relatórios contábeis para o seu cliente, é imprescindível que a sua contabilidade analise alguns pontos. Isto é, não estamos falando de um processo que é feito de qualquer maneira.

Sendo assim, são dois pontos fundamentais que devem ser levados em consideração por uma contabilidade. Conheça:

  • A estratégia do seu escritório de contabilidade;
  • As necessidades apresentadas pelos clientes.

O que isso quer dizer? Na prática, se o seu escritório contábil está atendendo uma empresa pequena, o ideal é encaminhar um informativo mensal, apresentando como foi a sua performance financeira.

No entanto, com empresas de grande porte, o recomendado é enviar um e-mail de forma quinzenal, proporcionando assim uma maior regularidade nas análises feitas pelo seu escritório. Viu como funciona a apresentação de relatórios contábeis?

Leia também o nosso artigo sobre Textos para propaganda de escritório de contabilidade: exemplos práticos.

Ainda existem outras especificidades no momento de emitir e enviar um relatório contábil para o seu cliente. Vamos conhecer mais exemplos? Confira!

 

Quando apresentar relatórios de BPO Financeiro?

Atualmente, um dos serviços que tem ganhado destaque no ambiente empresarial é o BPO (Business Process Outsourcing), que significa a terceirização de processos de negócios.

No caso dos escritórios de contabilidade que prestam um serviço de BPO Financeiro, o envio de relatórios contábeis deve acontecer toda semana. O intuito é fazer com que o seu cliente consiga se planejar para lidar com as suas contas de forma antecipada.

Por fim, é indispensável que o seu escritório apresente relatórios práticos e de fácil entendimento dos seus clientes. Modelos complicados demais acabam não se comunicando com os empreendedores.

Qual a indicação? Que você priorize relatórios contábeis intuitivos e com dados visuais claros e de fácil entendimento. É possível, inclusive, utilizar a contabilidade digital com o intuito de se aproximar do seu cliente.

Agora, vamos compreender quais são os relatórios mais importantes na contabilidade. Isto é, aqueles que não podem faltar na relação entre o seu escritório e os seus clientes. Acompanhe!

Não perca a oportunidade também de ler sobre Aprenda como melhorar o atendimento do escritório de contabilidade.

google-ads-para-contadores

Quais os relatórios contábeis mais importantes?

Na relação entre o seu escritório contábil e os seus clientes, existem alguns pontos que são indispensáveis. Um deles é a emissão e envio de relatórios contábeis, que podem se apresentar de diferentes formas.

O foco sempre é informar o cliente acerca do momento vivenciado por sua empresa e apontar o melhor caminho para a sua tomada de decisão. Conheça a seguir alguns exemplos.

 

1. Fluxo de caixa

Um dos relatórios mais importantes para a vida financeira de um empreendimento é sobre o seu fluxo de caixa. Inclusive, ele pode ser realizado de duas formas:

  • Diário;
  • Mensal.

Ou seja, é possível acompanhar o fluxo de caixa de uma empresa diariamente ou de maneira mensal, sempre focando em acompanhar as movimentações financeiras de um negócio.

Desse modo, é possível apresentar o cliente como tem sido o seu desempenho financeiro, possibilitando uma projeção para os próximos dias ou meses. Fato que permite que uma empresa se prepare financeiramente.

Por fim, um relatório contábil do fluxo de caixa possibilita uma visão mais clara de um negócio para o empreendedor. Agora, ele pode tomar decisões mais confiáveis sobre o seu negócio.

Leia também o nosso artigo Contabilidade em pequenas cidades: como o BPO pode ajudar o seu escritório a se destacar.

 

2. Recebimentos vencidos e pendentes

Em segundo lugar, temos a análise de recebimentos vencidos e pendentes de uma empresa. É o relatório que permite identificar as contas a receber que estão com a data limite se aproximando.

Ou seja, com ele, o seu escritório pode informar os seus clientes que movimentações financeiras devem acontecer em breve. Fato que faz com que ele se prepare e não seja pego de surpresa.

Além disso, o relatório contábil sobre recebimentos vencidos e pendentes também contribui com a redução da inadimplência. O que, inclusive, também reduz as chances do seu cliente ter que lidar com multas.

 

3. Pagamentos

Toda e qualquer empresa possui uma série de custos e despesas no seu dia a dia. Já imaginou o problema gerado quando ela não tem o controle sobre eles?

Sendo assim, por meio de uma análise de pagamentos, o seu escritório pode mostrar aos clientes qual o destino dos seus recursos financeiros. É possível, inclusive, separá-los por categoria, facilitando a sua identificação.

Já que estamos falando na relação entre contabilidade e clientes, leia o nosso artigo sobre Fidelização de clientes contábeis: 4 dicas fundamentais.

 

4. Contas a pagar e a receber

Por fim, temos o relatório contábil acerca de todas as contas a pagar e receber de um empreendimento.

Desse modo, o seu cliente tem em mãos as informações acerca do que ele tem para receber e pagar durante um mês. O que possibilita um melhor planejamento para evitar possíveis surpresas.

Portanto, é nítido que os relatórios contábeis são uma ferramenta indispensável na contabilidade. É possível conquistar a confiança e satisfação dos seus clientes por meio de um serviço completo e excelente.

Se você, contador, tem encontrado dificuldades no mercado e deseja alavancar os seus resultados, nós podemos te ajudar! Clique no banner abaixo e saiba como o Contador Agora pode contribuir com o seu sucesso!

Além disso, não se esqueça de seguir as nossas redes sociais e acessar o nosso blog para acompanhar mais conteúdos como este. Leia também sobre O que o contador não pode fazer no Marketing? Descubra agora.