fbpx

A Proposta de Serviços Contábeis: Dicas valiosas para seu escritório. 

 Proposta de serviços contábeis: Você sabe fazer uma boa proposta? Quando o cliente procura um profissional contábil, uma missão que não parece ser muito fácil é convencer o cliente a aceitar a proposta de prestação de serviços. Realizar uma excelente proposta de serviços contábeis é essencial não apenas para conquistar novos clientes, mas também para fazer bons negócios. Além de vender o seu serviço através de um bom marketing para empresas contábeis e apresentar o seu valor, ela precisa detalhar custos extras e oferecer soluções para as necessidades do empresário.

O profissional da contabilidade, primeiramente, deverá seguir alguns itens importantes para obter sucesso na proposta dos serviços de contabilidade:

Conheça seu mercado, seus concorrentes e seu valor agregado:

Antes de elaborar a proposta e determinar o valor dos honorários contábeis é necessário conhecer:

  • A média de mercado e a tabela de referência do Conselho regional de contabilidade;
  • Também é importante avaliar como está a imagem de seu escritório, se seu escritório tem um valor percebido alto no mercado que está inserido. Para aumentar a autoridade de seu escritório é importante gerar valor através de bons conteúdos em mídias sociais, blogs, etc.
  • Após o conhecimento da média e a tabela de referência, considere que o escritório tem contas a pagar e o lucro que deverá ter. Procure conhecer a rotina do escritório, o tempo para a execução dos serviços, o valor da hora de cada funcionário e o lucro almejado.

Apresente seu escritório e seus serviços ao cliente:

Conhecida a rotina do escritório e os custos é chegada hora de apresentar o escritório ao cliente. Mostre a ele:

  1. Os pontos fortes e as qualidades
  2. Fale sobre os trabalhos realizados com outros clientes, isso aumentará a prova social e deixará seu cliente tranquilo para tomar a decisão corretamente. Deixe o cliente ciente e confiante que escolheu o melhor profissional contábil.
  • Analise o cliente, pois por mais que alguns pareçam iguais, sempre haverá particularidades entre um e outro.
  • Dê atenção às necessidades do cliente: apresente os serviços que ele precisa e faça com que se sinta à vontade para perguntar e que as dúvidas sejam esclarecidas. Lembre-se que é fundamental manter a clareza e a transparência.

Redigindo a proposta de serviços contábeis:

Redija a proposta de serviços contábeis  detalhando os serviços que serão prestados pelo seu escritório. Não indique o preço de cada serviço na proposta, somente o valor total. Caso contrário, o cliente poderá selecionar serviços, e isso pode tornar a negociação pouco eficiente.

Este documento tem como finalidade deixar claro ao cliente que alguns serviços não competem ao escritório, como por exemplo: homologações sindicais, alterações societárias, certidões negativas, alteração de contratos, abertura de filiais, etc. Estes serviços são cobrados à parte ou não, dependendo do modelo que seu escritório atua. Vale ressaltar que o importante aqui é explicar ao cliente item a item o que está ou não incluso nos serviços contratados.

Serviços oferecidos a parte para agregar aos honorarios ou bonificar o cliente:

A implantação de um software por exemplo ou ainda fazer o acompanhamento de um sistema de gestão com a finalidade que o cliente tenha habilidade nas operações é um serviço que o escritório também pode oferecer e cobrar à parte.

Com este sistema, o cliente pode lançar as contas a pagar e a receber, assim como as recebidas e pagas, fica em conformidade com o banco, identifica seus lançamentos, controla o estoque, emite notas fiscais e os dados ficam preparados para o escritório contábil alem de facilitar a vida de seu cliente. Qual o serviço extra que você oferece ao seu cliente?

Prazo de validade da proposta:

Para demonstrar que o escritório tem responsabilidade e agilidade, encaminhe ao cliente a proposta no prazo de 48 horas.

Validade e ajustes da proposta: este item é um ponto muito importante, pois evita discussões futuras. Na proposta, deverá conter o prazo de validade. Geralmente, o prazo é de 15 a 30 dias. Passado esse prazo, os valores sofrem alterações. Os valores são corrigidos por um índice atrelado à inflação, como o IGPM (Índice Geral de Preços do Mercado), ou pela variação do salário mínimo, por exemplo.

Como já explicado, é importante lembrar sempre de ter profundo conhecimento do funcionamento de seu escritório, das demandas de outros clientes e outros fatores que asseguram a proposta e permite a negociação com novos clientes e renegociação com os antigos.

Na sua proposta, um pequeno erro pode prejudicar a sua negociação. Por isso, preste muita atenção e evite os seguintes itens:

  • Jamais ofereça o que não poderá cumprir.
  • Não apresente na proposta aquilo que não consta das necessidades do cliente.
  • Não questione as necessidades do cliente. Deixe-o falar sem interrompê-lo.
  • Materiais mal estruturados, com erros e rasurados causam uma má impressão.
  • Não é recomendável enviar a proposta para o cliente sem fazer uma reunião para que ele esclareça algumas dúvidas.
  • Não demore na apresentação da proposta.

 

Logo que a proposta for aceita, é fundamental redigir um contrato, que é um documento com validade jurídica, seguindo a resolução do Conselho Federal de Contabilidade. No contrato, seja bem detalhista para proteger seu escritório e seu cliente.

Faça o Marketing de seu escritório Contábil com a gente

Não somos uma agencia, somos uma plataforma completa para marketing contábil. Somos especialistas em alavancar negócios contábeis através da internet. Foram mais de 100 projetos de aquisição de clientes criados em 2017.