fbpx
(31) 9 8309-6588 [email protected]

Como empreendedor, você já parou para compreender quais são os perfis de clientes de seu escritório contábil? Sabia que eles podem ser categorizados por grupos? 

 

Está preparado para lidar com cada tipo de cliente, é uma estratégia de extrema importância, que ajuda a aumentar a taxa de retenção de clientes, bem como na redução do churn de uma empresa.  

 

Pensando nisso, preparamos este artigo, que ajudará os leitores a compreender quais os principais perfis de clientes de uma contabilidade. Confira!

 

Perfil 1: O cliente explosivo 

 

Um dos principais perfis de clientes de uma contabilidade e consequentemente um dos mais difíceis de lidar é o com o cliente explosivo. Uma vez que, eles costumam descontar nos outros os seus problemas e frustrações. 

 

Diante disso, mesmo que sua contabilidade não seja o motivo de seus problemas, ela precisará contornar toda a situação.  E na melhor das hipóteses, terá que ajudar o cliente a identificar a fonte do problema, para que consiga resolvê-lo. 

 

Sendo assim, para que consiga lidar com esse tipo de cliente, se torna preciso respirar fundo. Neste momento, saber ouvir é um grande diferencial. 

 

Além disso, saber quais são as melhores formas de contato com o cliente na contabilidade, contribuirá no sucesso de suas operações. 

 

Dessa forma, evite ficar interrompendo a fala do cliente, deixe que ele coloque para fora tudo que possa esta incomodando. Somente depois argumente, use as suas reclamações a favor da empresa, apresentando soluções eficazes para cada um de seus problemas. 

google-ads-para-contadores

Perfil 2:  O cliente “tudo nosso, nada deles”

 

Dentre dos principais perfis de clientes de uma contabilidade, temos o cliente “tudo nosso, nada deles”. Atenção, se ainda não teve que lidar com este tipo, poderá ter que lidar muito em breve. 

 

Dessa maneira, é possível identificar este perfil, pelas séries de perguntas que ele sempre faz, desde sua primeira reunião. No entanto, quando chega o momento de assinar contrato, ele desaparece. 

 

Sabe aquele cliente, que durante a proposta é super participativo, que cobra melhores descontos e posição da empresa, só que na hora dele agir ele deixa a desejar? E deste cliente que estamos falando, o famoso esquecido. 

 

Desse modo, para lidar com este perfil é preciso ter bastante tato. Ou seja, ser um profissional que não tenha medo de dizer não, caso contrário as excreções podem se tornar um hábito. 

 

Assim, este perfil de cliente, é sempre aquele que dirá: 

 

  • Não tem como passar minha demanda na frente?
  • As mensalidades estão atrasadas, mas preciso disso para ontem; 
  • Preciso de um desconto neste serviço
  • Eu esqueci de enviar os documentos, mas até dia X te envio;

 

Diante disso, é interessante determinar prazos limites para cada tipo de procedimento. Além disso, busque trabalhar com maior flexibilidade, ao lidar com este tipo de clientes. 

Dessa forma, uma ótima alternativa é compreender quais sãos as melhores técnicas de vendas para contadores. Assim poderá adequar as suas propostas de contabilidade, de acordo com cada perfil. 

 

Perfil 3: O discípulo 

 

Saque aquele perfil de cliente ideal? Este é o cliente, discípulo. Sendo assim, o terceiro dos principais perfis de clientes de uma contabilidade, é de longe o melhor dos clientes. 

 

De início, ele pode chegar meio desconfiado, fazendo muitos questionamentos. No entanto, a partir do momento que ele começa a enxergar valor, passa a ter mais confiança nos serviços. Além disso, se torna um excelente divulgador de seus serviços contábeis. 

 

Organizando os clientes por grupo

 

Agora que o leitor, já compreende os principais perfis de clientes de uma contabilidade, é de fundamental importância que possa organizá-los por grupos. 

 

Deste modo, para que possa está sempre atento ao nível de satisfação de cada um, é preciso está pronto para ouvir a opinião de cada grupo. A fim de assim, promover melhorias em seus serviços contábeis, como também um maior entendimento do que está sendo entregue. 

 

Assim sendo, para que o contador consiga não só categorizar os clientes em grupos, como também conquistar novos. É possível aplicar a técnica de Spin Selling na contabilidade, assim seus funcionários podem realizar abordagens mais eficazes, sem tirá-los da zona de conforto.

 

Por fim, é preciso está pronto para lidar com diferentes tipos de perfis de clientes. Mas ao compreender isso, o empreendedor se torna capaz de identificar o melhor em cada grupo. 

 

Dessa forma, é fundamental que o contador saiba identificar, os diferentes tipos, para que assim consiga criar abordagens mais eficazes. Ao fazer isso, poderá aumentar na qualidade de seu atendimento como também gerar maiores chances de vendas. 

 

Nosso artigo, lhe foi útil? Aproveite para seguir a gente em nossas redes sociais, tem sempre uma dica nova sendo compartilhada com nossos seguidores. 

Acompanhe também os conteúdos postados em nosso blog, eles podem te ajudar a ter um negócio de sucesso.