Ministro defende devolução de parte do impostos na Reforma Tributária

AUTOR: ALMIR ESTRELA

Na audiência pública do grupo de trabalho da Câmara dos Deputados sobre a Reforma Tributária, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, defendeu a inclusão do modelo "cashback" na reforma. Esse modelo consiste na devolução de parte do imposto pago, que seria destinado a pessoas de baixa renda para reduzir a regressividade do sistema tributário.


O ministro sugeriu que o
Cadastro Único (CadÚnico) poderia ser utilizado como referência para o "cashback". Pessoas cadastradas no programa governamental, que permite o acesso de famílias em situação de vulnerabilidade social a ações como Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada, teriam direito à devolução do tributo. De acordo com Dias, o modelo traria mais "justiça social" e o sistema de desconto garantiria que os mais pobres recebam um desconto proporcionalmente mais representativo.


Durante a audiência, o deputado
Jonas Donizette (PSB-SP) propôs a devolução imediata do imposto para pessoas que passassem os produtos alimentares no caixa do supermercado e informassem o CPF ou o CadÚnico.


Já o deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP) levantou preocupações sobre a tecnologia necessária para a implementação do cashback e a proteção de dados dos contribuintes. O secretário extraordinário do Ministério da Fazenda para a reforma tributária, Bernard Appy, também havia defendido o uso do modelo para a educação básica no mês passado.


Fonte da imagem: Agência Senado/Flickr

Autor:

Almir Estrela

CEO do Contador Agora

Especialista em alavancar negócios contábeis através de criação de canais de vendas e processos de marketing digital. Já ajudou mais de 700 empresas contábeis no Brasil e Estados Unidos a estruturarem processos de crescimento.

Receba conteúdos exclusivos e novidades!

Cadastro News Blog

Por Time de Conteúdo 13 mai., 2024
Saiba como abrir sua empresa em Vinhedo com nosso guia detalhado, que inclui desde o processo de registro até a conformidade com as regulamentações locais
Por Time de Conteúdo 13 mai., 2024
Confira nosso guia passo a passo para abrir sua empresa em Várzea Paulista, cobrindo desde o registro inicial até a conformidade com as normas e regulamentações locais
Por Time de Conteúdo 13 mai., 2024
Descubra como abrir sua empresa em Vargem Grande do Sul com nosso guia prático, abrangendo desde o registro até a conformidade com as regulamentações locais
Ler Mais
Share by: