fbpx
(31) 9 8309-6588 [email protected]

 Certamente, já ouviu falar que time que está ganhando não se mexe. No entanto, se for para ganhar mais, é claro que se mexe. 

 

Desse modo, realizar uma pesquisa de mercado, pode ajudar o empreendedor fazer melhorias em seu escritório contábil e ainda qualificar os seus resultados. 

 

Além disso, esta alternativa, vem se apresentando como uma importante ferramenta, para os empreendimentos que desejam dribla a crise. Deste modo, seja qual for o objetivo, realizar uma pesquisa de mercado, contribui para que o contador possa melhorar a prestação de serviços da sua contabilidade. 

 

Leia nosso artigo a seguir e tire todas as suas dúvidas. Vamos lá?

 

Pesquisa de mercado: o que é e para o que serve?

 

O ato de pesquisar o mercado como o próprio nome já diz, serve para a realização de um estudo que permite que um empreendedor identifique no mercado oportunidades e também ameaças. 

 

Isso porque, como qualquer empresa, um escritório contábil que não possui conhecimento sobre o seu mercado, se torna vulnerável e propenso a cometer falhas.

 

Em geral, é preciso realizar um estudo de viabilidade, em sua fase inicial, antes mesmo de sua abertura. Desta forma, aos poucos o contador, vai compreendendo quais são as ferramentas que podem ajudar a promover melhorias em sua contabilidade. 

 

Acompanhe a seguir, quais informações uma pesquisa de mercado fornece a prestação de serviços da sua contabilidade: 

 

  • Sobre quem é seu cliente, bem como o seu perfil; 
  • Sobre seus principais concorrentes e quais estratégias eles estão utilizando; 
  • Sobre seus fornecedores apontado dados qualitativos e quantitativos; 
  • Sobre o mercado em geral, permitindo explorar melhor o seu segmento. 

 

Como o leitor pode ver, por meio de uma pesquisa de mercado, se torna possível obter valiosas informações. Isso porque, ela permite que o contador, tome decisões para sua empresa de forma mais assertiva. 

 

Aprenda mais lendo: Clientes na Contabilidade: Como aumentar sua carteira de clientes

google-ads-para-contadores

Como fazer uma pesquisa de mercado

 

Está atento ao mercado deve ser uma atividade contínua, de todo empresário, isso inclui também contábeis. 

 

Desta forma, quanto maior for o seu conhecimento sobre a sua área de atuação, maior será a sua capacidade de antecipar as tendência no que diz respeito a prestação de serviços da sua contabilidade. 

 

De toda forma, nunca é tarde para dizer que todo o seu conhecimento influenciar em seu potencial para atrair novos clientes, aumentando assim sua carteira e faturamento. 

 

Sendo assim, nossa dica é: fique sempre atento às fontes de informações utilizadas, busque sempre dados confiáveis. Podendo ser de órgãos públicos, institutos de pesquisas e meios de comunicação.

 

Vamos ilustrar? Recentemente, utilizamos em um de nossos artigos dados fornecidos em uma pesquisa do Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). A fim de afirmar a credibilidade das informações que estavam sendo discutidas. 

 

Para compreender melhor o exemplo citado leia: Comunicação visual na contabilidade: como transformar a força da sua marca.

 

Retomando ao nosso assunto principal, em meio a era digital, uma solução gratuita e simples de fazer a pesquisa de mercado é por meio do Google Formulários . Uma vez que, ele permite criar uma pesquisa do zero. E ainda possibilita ser de múltipla escolha ou descritivas.

 

É claro, que este formato de pesquisa é de nível básico, caso o contador deseja uma solução mais completa ele pode contratar empresas especializadas, presente no mercado. 

 

Confira a seguir nossa lista com os dez passos fundamentais que devem fazer parte de sua pesquisa de mercado. 

 

10 passos para fazer a sua própria pesquisa

 

Gostou de aprender um pouco mais, sobre como realizar uma pesquisa de mercado para sua contabilidade? Continue lendo e confira a seguir quais fatores considerar ao elaborar uma pesquisa:

 

  1.  Escolha quais serão os objetivos de pesquisa e qual será a seu público-alvo;
  2. Escolha uma metodologia;
  3. Prepare os instrumentos de pesquisa, seu conteúdo e questionamentos;
  4. Se atente a comunicação utilizada, preze por ser simples e direta;
  5. Crie um pré-teste e valide suas ideias;
  6. Aplique toda a pesquisa de acordo com um planejamento;
  7. Mensure os resultados;
  8. Analise os resultados finais e elabore gráficos; 
  9. Repita a pesquisa futuramente;
  10. Utilize as informações apuradas em suas tomadas de decisões. 

 

Quais são os tipos e como fazer o questionário de pesquisa de mercado?

 

Hoje, existem diversos tipos de pesquisa que uma contabilidade pode realizar, a fim de fazer melhorias em sua prestação de serviços. 

 

Desse modo, existe um tipo de questionário para cada pesquisa de mercado. Sendo elas:  

 

  • Pesquisa sobre a percepção da sua marca; 
  • Pesquisa sobre a persona; 
  • Pesquisa de mercado de concorrência;
  • Análise de oportunidades perdidas; 
  • Pesquisa de satisfação do cliente; 
  • Pesquisa com funcionários. 

 

Portanto o questionário de pesquisa de mercado é uma importante ferramenta, que possibilita a obtenção de valiosas informações, contribuindo assim no relacionamento cliente x empresa, em toda sua estrutura e também em seu capital humano.

 

Agora que o leitor já conferiu todas as nossas dicas e explicação sobre o assunto, que tal realizar uma pesquisa de mercado em sua contabilidade

 

Precisa de ajuda com as estratégias de marketing para seu escritório contábil? Clique no banner abaixo e fale com um de nossos especialistas agora mesmo!

Esperamos que o leitor, tenha gostado de nosso conteúdo. Ficou curioso e quer aprender um pouco mais? Acesse agora mesmo nosso blog e acompanhe a gente em nossas redes sociais. 

 

Aproveite para aprender mais lendo: Marketing B2B: Como atrair oportunidades para sua empresa contábil