fbpx
(31) 9 8309-6588 [email protected]

Nos últimos anos, principalmente com a evolução tecnológica no mercado de trabalho, as oportunidades de negócio na contabilidade aumentaram consideravelmente.

Desse modo, tanto um estudante recém-formado em Ciências Contábeis quanto os profissionais já inseridos no mercado encontram um leque de possibilidades para exercer a função.

Um exemplo claro de como a tecnologia mudou o mercado contábil foi o surgimento da contabilidade digital. Agora, os profissionais contábeis podem desempenhar os seus serviços de maneira online.

Sendo assim, é de extrema importância que todo estudante ou até mesmo contadores com anos de profissão conheçam as oportunidades de negócio que essa área permite no Brasil.

Portanto, confira o nosso artigo a seguir e descubra as principais possibilidades de atuação na contabilidade! Vamos lá?

 

Principais oportunidades de negócio na contabilidade

Uma das principais dúvidas de um estudante prestes a formar ou recém-formado é sobre qual área ele deseja atuar. A contabilidade, por exemplo, abrange um grande campo de oportunidades de negócio.

Desse modo, os profissionais em início de carreira podem optar tanto por abrir o próprio escritório quanto seguir outros caminhos.

Na verdade, tal cenário acima não se aplica somente aos profissionais que estão começando por agora. Os contadores que já atuam no mercado há algum tempo podem encontrar, no mercado contábil, novos rumos para a sua carreira.

Sendo assim, todo contador não precisa se restringir à apenas um campo de atuação. Você verá adiante outras oportunidades de negócio que a contabilidade abre para os profissionais.

Vamos conhecer algumas delas? Continue acompanhando este artigo e confira outros campos de atuação dentro da contabilidade.

 

Contabilidade fiscal

É o modelo mais tradicional da contabilidade, no qual o contador exerce a sua profissão em um escritório ou prestando assessoria para empresas. Neste segundo caso, ele pode ser tanto terceirizado como também contratado.

Desse modo, o papel do contador pode se apresentar de diferentes modos, como no registro de empresas, cumprimento das suas obrigações acessórias, folha de pagamento etc.

Ou seja, a contabilidade fiscal é um dos modelos mais amplos no qual um contador pode exercer a sua profissão.

Foi a partir desta oportunidade de negócio que surgiu o termo contador especialista. Aqui, o profissional foca em oferecer um serviço específico com o intuito de atender as demandas dos seus clientes ou empresa.

Um exemplo muito comum são os escritórios de contabilidade que focam em apenas um serviço, como a abertura de empresas.

Dessa maneira, aproveitando as novidades no setor, como os sistemas de gestão contábeis, a especialização se apresenta como uma oportunidade de negócio em potencial, visto que os contadores encontram diante de si um mercado altamente concorrido.

 

Contabilidade pública

Agora vamos abordar uma oportunidade de negócio dentro da contabilidade focado na prestação de contas à sociedade, a contabilidade pública.

Dessa forma, o contador público é aquele que atua em frentes como na gestão de recursos, que visa identificar tudo o que foi gasto e também o que ainda se encontra disponível para a realização de novos investimentos.

O intuito de todo o processo acima é buscar reduzir a carga tributária e, dessa maneira, disponibilizar melhores serviços para a população.

No entanto, é necessário ressaltar que o contador público só pode exercer a sua função mediante processo seletivo ou indicação.

 

Auditoria contábil

O auditor contábil é o profissional que tem como função analisar registros contábeis a fim de verificar falhas em seu controle.

Além disso, também é de sua função avaliar possíveis irregularidades ou até mesmo fraudes nestes registros.

A atuação de um auditor contábil é constantemente solicitada em sociedades empresariais, quando existe a desconfiança em sua gestão. Assim, ele possui permissão para examinar alguns processos, com o fluxo de caixa, balanço patrimonial, a Demonstração de Resultados de Exercício (DRE), dentre outros.

Sendo assim, caso seja identificado alguma fraude ou irregularidade, deve-se reportá-las e sugerir as correções necessárias.

No entanto, o auditor contábil precisa ter a sua formação em Ciências Contábeis e obter também um registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

 

Perícia Contábil

O perito contábil é um profissional que pode ter a sua atuação confundida com a de um auditor contábil.

Apesar das semelhanças, a diferença se encontra na maneira como o profissional é contratado para verificar erros ou fraudes.

Ou seja, no caso do perito contábil, a atuação do profissional se dá por meio de uma convocação, seja ela judicial ou extrajudicial, para a realização de uma investigação.

A sua atuação deve seguir alguns critérios técnicos e científicos, a fim de resultar em um laudo ou em um parcer. O intuito é atestar a veracidade de fatos e atos.

O perito contábil deve, ao longo da sua carreira profissional, construir boas relações com juízes e servidores, buscando auxílio em sua atividade. O que não substitui a qualidade dos serviços prestados, fator imprescindível na vida de um contador

 

Analista

Dentre as oportunidades de negócios para os contadores, encontramos também o analista. Aqui, tal função também está associada à contabilidade pública. Com isso, todo contador que deseja seguir essa carreira precisa de aprovação em um concurso público.

Desse modo, o analista pode se especializar tanto como Analista de Finanças e Controle como também Analista Previdenciário.

A primeira opção diz respeito à tarefas que vão desde a supervisão até a execução de tarefas voltadas à gestão orçamentária. Outras atividades como a gestão financeira e patrimonial, análise e auditoria contábil também são suas responsabilidades.

Em contrapartida. o Analista Previdenciário lida com processos relacionados ao que chamamos de benefícios previdenciários.

 

Consultor

O contador especializado em consultoria tem, diante de si, várias possibilidades de atuação no mercado de trabalho.

A sua consultoria pode ser prestada tanto de maneira exclusiva quanto complementar. Além disso, ele pode ministrar palestras e treinamentos para diversas entidades.

Aqui, a sua atuação é um pouco diferente do contador tradicional. O seu papel é apontar o caminho para a realização das tarefas, não somente executá-las.

 

Professor

Finalizando a nossa lista de oportunidades de negócio para contadores, temos a opção professor de Ciências Contábeis.

Como você provavelmente já conseguiu imaginar, esse campo de atuação é voltado para um âmbito acadêmico. Enquanto isso, os outros exemplos apresentados aqui abrangem um campo mais operacional.

Dessa maneira, o professor de Ciências Contábeis pode transmitir todo o seu conhecimento adquirido para futuros profissionais.

Viu como o mercado oferece várias oportunidades de negócio na contabilidade? O ideal é seguir aquela na qual você conseguir desempenhar o seu trabalho da melhor maneira possível.

Portanto, para mais informações sobre contabilidade, siga as nossas redes sociais e acesse o nosso blog! Lá você encontra, constantemente, vários conteúdos para o seu escritório contábil.

Aproveite para ler o nosso artigo no blog sobre Como aumentar o ticket médio de seu escritório contábil.