fbpx
(31) 9 8309-6588 [email protected]

 Manter as obrigações legais de uma empresa é o dever de todos empresário. Principalmente quando o foco é no desenvolvimento de suas atividades empresariais e funcionamento de forma legal. 

Desta forma, quando a gestão tributária é mantida em dia, os impostos passam a ser pagos de forma correta, evitando assim que um negócio possa vim sofrer riscos, como sanções e multas. 

Portanto, é de fundamental importância que o contador esteja atento ao calendário de obrigações fiscais.

Neste artigo, o leitor irá compreender mais a sobre as obrigações fiscais e contábeis das empresas brasileiras. Acompanhe!

Por que o calendário de obrigações fiscais é tão importante?

É de conhecimento geral que a carga tributária das empresas de nossos país é bastante extensa e complexa. Podendo ser considerada como uma das mais altas do mundo. 

Desta forma, quando cometido um erro no cálculo ou até mesmo atraso em seu pagamento, uma série de multas e sanções podem ser geradas. O que no futuro poderá prejudicar seriamente o desenvolvimento de uma empresa. 

Além do que, durante o ano, novas mudanças podem ocorrer no texto da legislação e também no cronograma. Como, ocorreu este ano, com a pandemia do novo coronavírus. 

Diante disso, é essencial que o empreendedor esteja atento ao calendário das obrigações fiscais e contábeis. 

Leia mais sobre: Como organizar processos de um escritório de contabilidade?

Como criar um calendário de obrigações fiscais?

A elaboração do calendário deve seguir todas as obrigações a serem cumpridas ao longo de um mês. Deste modo, se torna mais fácil manter documentos organizados. Evitando assim correr o risco de esquecer os prazos. 

Sendo assim, ao criar um novo cronograma de cumprimento das obrigações fiscais e contábeis, estará contando com uma poderosa ferramenta contábil. 

Portanto, um novo calendário permitirá que os gestores responsáveis pelo desenvolvimento de uma empresa, possam se manter atentos as atualizações ao longo de cada ano. 

Mas atenção, os aspectos vão além do prazo de pagamento, informam o valor e alíquotas a serem pagas dentro do cronograma de forma organizada. 

Leia também: A importância do planejamento tributário e seus impactos na empresa

google-ads-para-contadores

O que deve constar no seu calendário de obrigações contábeis?

Para que o empreendedor possa contar com apoio de um bom planejamento contábil, onde as principais obrigações possam ser cumpridas, será preciso possuir um calendário fiscal. 

Confira a seguir como quais são as principais obrigações mensais a serem cumpridas pelo empreendedor brasileiro: 

  • CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados); 
  • IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados); 
  • EFD ICMS & IPI; 
  • EFD-Reinf; 
  • EFD Contribuições; 
  • eSocial e DCTF Web; 
  • GFIP; 
  • DCTF/Mensal; 
  • Declaração de Operações Liquidadas com Moeda em Espécie;
  •  Informações de Operações com Criptoativos; 
  • PGDAS (Optantes pelo Simples Nacional);
  • ICMS e ISS.

Além dessas também é preciso manter atenção às obrigações semestrais e anuais. 

Desta forma, podemos citar como obrigações semestrais a entrega da e-Financeira e a apresentação da DECRED. 

Enquanto como obrigações anuais, o empreendedor terá DIRF, DIMOB e DMED que deverão ser entregues no último dia do mês de fevereiro. Já a entrega da RAIS vence no fim da quinzena do mês de abril.

Além disso, também é preciso estar atento a entrega da DEFIS no fim do mês de março e a apresentação da Escrituração Contábil Digital (ECD), ao fim de maio. 

Lembramos que a Escrituração Contábil Fiscal (ECF), deverá ser transmitida pelo SPED no fim do mês de julho de cada ano. 

Conclusão

Ao longo deste conteúdo, nos apresentamos as principais declarações que compor o calendário de obrigações fiscais e contábeis. Auxiliando assim, em seu cumprimento e evitando a incidência de multas dentre outras penalidades. 

Ressaltamos que o correto pagamento de tributos, permite o completo desenvolvimento, de forma saudável, além de facilitar o trabalho de um contador

Gostou de nosso conteúdo e deseja obter outras dicas sobre o pagamento de impostos e organização contábil? Assine nossa newsletter e acompanhe todos os conteúdos compartilhados em nosso blog. 

Se você gostou deste artigo, aproveite para ler: Conheça técnicas de aquisição e retenção de clientes para contadores

Não se esqueça também de seguir as nossas redes sociais e acessar o nosso blog para acompanhar o conteúdo que produzimos para você, contador.