fbpx
(31) 9 8309-6588 [email protected]

Você conhece algum contador que não deseja ver o seu negócio crescendo e se consolidando no mercado? Sem sombra de dúvidas, ter um negócio escalável é um dos principais objetivos encontrados no mercado contábil.

No entanto, são vários os desafios no percurso para alcançar o crescimento saudável de um negócio contábil.

Quando falamos em negócio escalável, estamos nos referindo à expansão de uma organização, desde que os seus custos operacionais aumentem na mesma proporção. Um dos exemplos mais claros, inclusive, são as startups.

Ou seja, por se apresentarem como escaláveis e inovadoras, elas possuem a capacidade de crescer de forma rápida e estruturada. Fato que justifica o porquê tantos empreendedores têm investido neste modelo de negócio.

Contudo, como um escritório de contabilidade pode superar todos os obstáculos impostos no caminho para se tornar um negócio escalável?

A fim de proporcionar um maior entendimento sobre o assunto, acompanhe este artigo com atenção! Leia até o fim e aproveite para tirar todas as suas dúvidas sobre a escalabilidade no mercado contábil.

Confira também o conteúdo sobre o Social Selling na Contabilidade: Tudo que você precisa saber para ter as redes sociais como aliadas de vendas.

 

O que significa ter um negócio escalável?

De maneira resumida e prática, um negócio escalável se caracteriza pela capacidade de crescimento de uma empresa sem que os seus recursos e estrutura sejam afetados.

Ou seja, a escalabilidade se apresenta na estrutura de uma empresa quando ela cresce de forma rápida, sem que os seus custos sejam aumentados. Vamos compreender melhor como funciona este processo na prática.

Uma empresa pode crescer e, ao mesmo tempo, ver as suas despesas aumentarem consideravelmente. Logo, por mais que o seu faturamento seja maior, o número de custos também será maior.

No entanto, em um negócio escalável, uma empresa pode se expandir de forma considerável com poucos recursos, sem que as suas despesas aumentem.

Portanto, um escritório de contabilidade, para se tornar um negócio escalável, precisa superar alguns desafios. Vamos compreender agora como é este processo?

Acompanhe também o nosso artigo sobre o assunto: Conheça técnicas de aquisição e retenção de clientes para contadores.

 

Qual o caminho para alcançar um negócio escalável?

Muito se associa o termo negócio escalável às startups. No entanto, a escalabilidade pode ser alcançada por diferentes segmentos no mercado, como o contábil.

Ou seja, aquelas empresas que não focam em grandes inovações também podem se tornar escaláveis, apresentando assim um maior crescimento no seu mercado, sem que as suas despesas aumentem.

Sendo assim, a fim de se tornar um negócio escalável, uma empresa precisa seguir três pilares fundamentais. Confira a seguir quais são.

 

Comercialização em escala

O primeiro fator-chave para a escalabilidade de um negócio contábil diz respeito ao seu volume de vendas. Vamos compreender o que isso quer dizer?

Sendo assim, ele deve se apresentar como ampliável. O que significa que a empresa atua dentro de um mercado que possui uma alta demanda. O intuito é ser capaz de atender todos os consumidores.

Aproveite para conferir também o nosso artigo sobre Hard Skill e Soft Skill: O que é e como desenvolver em sua empresa contábil.

 

Operação reproduzível

Um segundo passo para se tornar um negócio escalável está relacionado ao dia a dia de uma organização e como ela lida com os seus processos.

Deste modo, é necessário que tanto a prestação de serviços quanto os processos produtivos sejam reproduzidos. Com isso, deve-se ensiná-los a outros, a fim de aumentar a produção, sem que a qualidade  e as características da marca sejam comprometidas.

 

Oferta valiosa

Um último passo para a escalabilidade de um negócio é a apresentação de uma oferta valiosa, de algo único. Fato que faz com que uma empresa possa, assim, se destacar cada vez mais no mercado.

Deste modo, é possível tanto apresentar um produto inovador como também um atendimento ao cliente personalizado.

Além disso, um negócio escalável também precisa de líderes capazes de conduzir o crescimento de uma empresa. Afinal de contas, é necessário que todos os colaboradores estejam engajados com o propósito de uma organização.

Leia também o nosso artigo sobre o tema: Aprenda como fazer a apuração do resultado do exercício na contabilidade.

google-ads-para-contadores

Quais os desafios por trás de um negócio escalável?

Se tornar um negócio escalável é uma oportunidade para uma empresa. No entanto, são vários os desafios impostos para o crescimento de uma empresa contábil.

Ou seja, não estamos falando de um percurso tranquilo e sem obstáculos. Com isso, separamos quais são os principais desafios por trás da escalabilidade de um escritório de contabilidade. O que acha de descobrir quais são?

Acompanhe a seguir e descubra tudo o que você precisa saber sobre como se tornar um negócio escalável. Confira!

 

1. Maior agilidade e flexibilidade

A primeira demanda de uma empresa escalável é a sua capacidade de ser flexível. Afinal, poderá ser necessário se adaptar rapidamente ao aumento da demanda derivada da sua expansão.

Deste modo, os contadores à frente de um escritório precisam se preparar para lidar com possíveis alterações tributárias, sociais e até mesmo legais referentes à escalabilidade.

Acompanhe também o nosso artigo sobre o assunto: 6 dicas para usar o Whatsapp para atender clientes.

 

2. Continuidade e coerência

O crescimento de uma empresa, para ser escalável, não pode ser de forma desorganizada. Logo, é de extrema importância que os negócios foquem tanto em simplificar quanto padronizar as suas operações.

Sendo assim, os gestores à frente de um negócio podem promover treinamentos para que todos os colaboradores estejam alinhados com a cultura organizacional. O que resulta, assim, em uma maior continuidade.

 

3. Diferencial competitivo

Um dos principais desafios por trás de um negócio escalável diz respeito à apresentação de um diferencial competitivo. Afinal de contas, não tem como crescer oferecendo o mesmo que a sua concorrência.

Deste modo, é possível explorar soluções inovadoras, se preparando assim para lidar com novos desafios. No entanto, os resultados podem ser mais do que satisfatórios para um escritório de contabilidade.

Leia também o nosso artigo sobre o assunto: Como fazer a análise vertical e horizontal do balanço patrimonial.

 

Quais os passos para alcançar a escalabilidade?

A fim de concluir o nosso artigo, vamos apresentar alguns dos principais passos para alcançar a escalabilidade de um negócio. Afinal de contas, não estamos falando de um processo que acontece da noite para o dia.

Sendo assim, é de extrema importância que os gestores à frente de um negócio contábil busquem adotar algumas práticas. Confira a seguir quais são:

  • Tenha ambição;
  • Trabalhe com foco em ganhar e escalar;
  • Busque amplificar os seus resultados;
  • Implemente um sistema de micro-batalhas.

Portanto, agora você já compreendeu como ter um negócio escalável e quais são os seus principais desafios. Que tal colocar tudo o que aprendeu em prática dentro do seu escritório de contabilidade?

Se deseja entender como nós podemos te ajudar a alavancar o seu negócio contábil, acesse o banner abaixo e fale com um dos nossos especialistas.

Aproveite também para seguir as nossas redes sociais e acessar o nosso blog para acompanhar outros conteúdos como este!