fbpx

Nos dias atuais, a maioria dos brasileiros está conectado à internet do seu Smartphone. Com isso, se popularizou os aplicativos de mensagens instantâneas entre as pessoas. 

Mais de 96% dos brasileiros possuem Whatsapp e isso revolucionou a comunicação. Veja como o Marketing pelo Whatsapp pode auxiliar sua empresa contábil.

Dito isso, as empresas e instituições viram uma oportunidade de manter um relacionamento melhor com seu cliente e aumentar as vendas. De olho nisso, o aplicativo lançou uma versão Business, com uma interface dinâmica incluindo sugestões automáticas de repostas. 

Whatsapp Business

O Whatsapp Business foi criado em 2009, especialmente voltada para empresas individuais e de menor porte. Essa versão conta com recursos bem legais de métricas e tags de organização. 

O ideal que a empresa crie um plano detalhado e defina padrões para comunicação com os clientes e fornecedores através do aplicativo. É necessário avaliar a linguagem e tom de voz utilizada para se comunicar da melhor forma com o consumidor. Veja também o horário que eles estarão online para conseguir melhorar seu atendimento e fidelizar novos clientes. 

Não esqueça de interagir!

Alimente seus clientes com bons conteúdos e não esqueça de responder com agilidade e respeito, pois nada adianta fazer uma estratégia e ficar sem responder seu cliente por horas.

Apesar da taxa de abertura do Whatsapp ser alta, não precisa exagerar no conteúdo. Isso pode levar a empresa ser considerada como spam e acaba perdendo o cliente e sua autoridade no aplicativo, podendo até a ter a conta cancelada.

Um ponto muito importante que se deve sempre ser levada em consideração é a autorização do cliente. Jamais envie mensagens não autorizadas! Primeiro que você não sabe se ele é um potencial cliente e segundo ele não aceitou receber esse tipo de comunicação. Por esse motivo, não compre listas de números é péssimo para sua reputação empresarial.

Leia: Whatsapp para contador: Como Utilizar de maneira correta

Dicas de Marketing pelo Whatsapp

Dicas de Marketing pelo Whatsapp

  • Seja criativo em suas mensagens 

A criatividade é a chave! O usuário preza por experiências únicas e por isso você deve ser criativo para investir em ações que possam ser um diferencial para sua empresa contábil.

Lembre-se que sua linguagem e seu público-alvo permitir, utilize os recursos do WhatsApp business como imagens, vídeos, GIFs junto ao texto. Digite tudo de forma clara, em parágrafos para facilitar a visão. 

  • Formato padrão e nada de propagandas

Defina sua mensagem padrão quando as situações forem semelhantes para agilizar o processo, mas cuidado para não ficar robótico. Pense sempre na melhor experiência do cliente!

O pior pesadelo de uma empresa é ser marcado como spam, como foi dito acima. Então nada de propagandas invasivas, sempre mantenha um relacionamento espirituoso e de qualidade ao consumidor.

  • Crie conteúdos de qualidade

Alimente seus clientes com conteúdos próprios e de qualidade. Esse tipo de marketing de conteúdo é uma prioridade para qualquer empresa que quer investir em plataformas digitais.

Os objetivos dos conteúdos são atrair leads e fechar uma compra. Uma boa ideia é ter Landing Pages nas suas estratégias de marketing no WhatsApp. A Landing Page é uma página de conversão com foco em conduzir o usuário a realizar uma ação no seu site ou blog.

Com isso, envie links pelo WhatsApp com suas landing pages informando a audiência os benefícios que ela terá de conhecer sua marca.

  • Crie grupos de clientes fidelizados

O WhatsApp business também permite a criação de grupos. Por isso, é possível oferecer promoções e descontos exclusivos para esses consumidores. Essa é uma maneira melhor de ter uma oportunidade de colher o “feedback” mais detalhado para quem já compra seu produto/serviço.

  • SAC e Suporte

Você, como empresa contábil pode disponibilizar o WhatsApp Business como um SAC para tirar dúvidas e dar agilidade com processos. Isso ajuda a fidelizar clientes e melhorar a imagem institucional.

  • WhatsApp como canal de vendas

Aumentar suas vendas pelo aplicativo é o foco das empresas que estão nessa plataforma. Crie uma landing page, ou um e-commerce, ou até mesmo um PDF para mostrar seus produtos/serviços. 

Deixe claro como é todo o processo de compra e como é feita a entrega do produto/serviço e não esqueça do pós-venda. Espere alguns dias para perguntar se ele teve uma boa experiência para adquirir o produto e se chegou em boas condições. 

Verifique se atendeu as expectativas e se ele enfrentou algum problema de uso que você possa ajudar a resolver. Isso aumenta as chances de fidelização do cliente. 

Quais as vantagens do Whatsapp Marketing?

Quais as vantagens do Whatsapp Marketing?

  • Fácil, rápido e gratuito

O aplicativo de mensagens instantâneas é gratuito é muito dinâmico. Por causa disso, você tem a certeza de que a sua mensagem será recebida pelo cliente e ainda sem custos.

  • Alta taxa de abertura

Com uma taxa de abertura maior do que o e-mail marketing é WhatsApp tem um melhor desempenho. Segundo a pesquisa da Digital Defynd, a sua mensagem tem 70% de chances de ser aberta nesse aplicativo. 

  • Grande alcance

O WhatsApp é um dos aplicativos mais utilizados no mundo e por isso tem um grande alcance. A ferramenta é utilizada por várias pessoas de todas as idades, gêneros e interesses. 

  • Contato direto com o cliente

O relacionamento com o cliente fica mais direto e responsivo. Aqui você recebe os feedbacks de forma mais clara e pode prezar pela melhor experiência do cliente antes, durante e pós-venda do seu produto/serviço.

  • Versatilidade de conteúdo 

Você pode adotar mensagens de textos com imagens e gif’s. Também utilize vídeos com um conteúdo mais aprofundado ou podcasts. 

Conclusão

Com tudo que vimos, percebemos que o WhatsApp Marketing surge como uma alternativa de baixo custo e acessível para qualquer empresa contábil. Ele também é um forte aliado para o relacionamento com os clientes. 

Gostou desse artigo? Deixe um comentário abaixo!

Leia outros artigos no nosso blog!