fbpx
(31) 9 8309-6588 [email protected]

Quando questionamos os fatores por trás de um negócio de sucesso, certamente a relação entre marketing e vendas se apresenta como um dos principais.

Não é diferente em um escritório de contabilidade, no qual ambos os setores contribuem para um dos seus principais objetivos: vender mais.

Ou seja, se um negócio contábil tem como intuito crescer e aumentar a sua cartela de clientes, é de extrema importância investir nos setores de marketing e vendas. Fato que pode potencializar os seus resultados.

Deste modo, você, contador, compreende qual a importância de ambos os setores e como implementar uma relação assertiva entre eles?

Para entender melhor a relação entre marketing e vendas e porque eles precisam andar de mãos dadas, leia o nosso artigo! Acompanhe com atenção e descubra tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

Além disso, leia também o nosso artigo sobre Contabilidade Consultiva: Desenhar cenários e ajudar clientes na tomada de decisão.

 

Qual a importância por trás do marketing e vendas?

Após decidir investir em uma estratégia de marketing, seja ela terceirizada ou interna, um escritório de contabilidade precisa se atentar para alguns fatores.

Um deles é a relação entre marketing e vendas, uma vez que ela é capaz de determinar o sucesso de uma contabilidade.

Ou seja, o marketing é um setor que sempre desempenhou uma função que se apresenta como um suporte ao setor de vendas. No entanto, é possível notar certas mudanças nessa relação atualmente.

Deste modo, com a revolução digital, tanto o perfil do consumidor na contabilidade quanto a sua jornada de compra passaram por profundas transformações

Antes, o papel de uma equipe de vendas na contabilidade era acompanhar o cliente desde o seu primeiro contato. Hoje, o consumidor, quando chega até um escritório contábil, já está considerando uma solução ou decidido por contratar um serviço.

O motivo deste novo papel do consumidor é simples de ser explicado. O processo acontece desta forma porque ele pesquisou na internet primeiro.

Confira agora o nosso artigo sobre Vendas na Contabilidade: Como atrair mais clientes para sua empresa contábil.

 

Marketing e vendas nos dias atuais

Já foi possível perceber que a relação entre marketing e vendas passou por algumas mudanças. Afinal, agora o processo percorrido pelos clientes foi acelerado por meio de pesquisas feitas na internet.

Ou seja, sem qualquer interferência da equipe de vendas, os clientes podem chegar até um escritório contábil. Nesse sentido, o Inbound Marketing se apresenta como um dos principais aliados.

Deste modo, marketing e vendas precisam agora andar de mãos dadas em toda a jornada de compra de um cliente.

Sendo assim, o setor de marketing é o responsável por dar início à jornada de compra e entrega todas as oportunidades de negócio para a equipe de vendas. O foco é fazer com que seja possível converter o maior número de leads possíveis.

Agora, ambas as equipes dividem as responsabilidades no processo de captura de clientes com o intuito de aumentar a receita de um escritório contábil.

Portanto, marketing e vendas precisam sempre estar alinhados e, para que isso seja possível, deve-se seguir alguns passos.

É o que vamos compreender ao longo do nosso artigo. Contudo, antes vamos entender alguns dos atritos mais comuns nessa relação.

Afinal de contas, nem todas as empresas já entenderam que, quando os setores andam de mãos dadas, os resultados são melhores. Acompanhe!

Leia também o nosso artigo sobre o assunto 4 dicas de como descobrir a dor do seu cliente na contabilidade.

 

E quando marketing e vendas não se acertam?

Uma desavença muito comum em empresas que não possuem processos bem definidos e alinhados é a existência de atritos.

É o que acontece com os setores de marketing e vendas também. Quando eles não se entendem, vários conflitos podem ser gerados. O que, consequentemente, acaba resultando em prejuízos para um negócio.

Sendo assim, confira a seguir quais os atritos mais comuns quando falamos em setores que não andam de mãos dadas:

  • A entrega de leads ruins;
  • Ociosidade para a equipe de vendas;
  • Não existência de um senso de urgência;
  • Desperdiçar oportunidades de negócios;
  • Etc.

Viu como o não alinhamento dos setores de marketing e vendas pode ser prejudicial para o seu escritório de contabilidade?

No entanto, a boa notícia é que você, contador, pode redirecionar a história do seu negócio. Conheça a seguir algumas dicas para manter ambos os setores alinhados.

Aproveite e leia também o artigo sobre Descubra as melhores estratégias para o marketing contábil no Instagram.

google-ads-para-contadores

Dicas para alinhar os setores do seu negócio contábil

Para que uma contabilidade consiga aumentar os seus resultados de maneira assertiva, é fundamental se atentar aos seus processos.

Deste modo, não basta apenas entender que os setores de marketing e vendas precisam trabalhar juntos, é preciso colocar isso em prática.

Somente assim o setor de vendas poderá transformar em oportunidades de negócio os leads que chegam por meio do Marketing.

Portanto, confira a seguir algumas dicas que podem ser úteis na hora de otimizar os setores da sua contabilidade. Vamos lá?

 

1. Estimule a troca de informações

O primeiro passo para que os setores de marketing e vendas andem de maneira alinhada é estimulando a troca de informações na contabilidade.

Afinal de contas, o processo para passar um lead de um setor para outro deve ser acompanhado de todos os dados necessários.

Deste modo, a partir do momento que o setor de marketing passa os dados dos leads para o setor de vendas, é possível fazer uma abordagem mais personalizada, aumentando assim as chances de fechar um negócio.

Além disso, é de extrema importância que a equipe de vendas dê um feedback para o marketing sobre os contatos recebidos.

Tal troca de informações é de extrema importância para uma maior assertividade na hora de lidar com os leads do seu escritório.

Leia também o nosso artigo sobre Atendimento ao cliente: novas formas de contato com o cliente na contabilidade.

 

2. Faça reuniões entre os times

Outra dica fundamental para um maior alinhamento entre os setores de marketing e vendas é a realização de reuniões periódicas.

Em primeiro lugar, deve-se estabelecer um período no qual as reuniões serão feitas. Inclusive, um intervalo de 15 dias pode ser uma boa ideia.

Desta forma, ambas as equipes podem discutir e analisar todos os resultados obtidos e definir quais serão as próximas metas.

Aqui, os feedbacks recolhidos poderão ser bastante úteis, analisando assim o que pode ser mantido em uma estratégia ou não.

 

3. Utilize as ferramentas certas

Por fim, mas não menos importante, temos a utilização de ferramentas que possuem como foco atuar no processo de vendas.

Por meio da automatização, um escritório de contabilidade pode visualizar todas as informações em um único lugar. Fato que facilita a comunicação entre as equipes de marketing e vendas.

Sendo assim, não pense duas vezes na hora de optar por utilizar ferramentas que podem influenciar positivamente no processo do seu escritório.

A boa notícia é que você pode ter ajuda de um serviço especializado para atuar na captura de novos leads e ter um processo alinhado para a sua contabilidade. Acesse o banner abaixo e descubra como nós podemos te ajudar!

Não se esqueça também de seguir as nossas redes sociais e acompanhar o nosso blog para outros conteúdos assim! Confira também sobre o Planejamento de Crédito: Contador, saiba como fazer para seus clientes.