fbpx

Atualmente toda a jornada do consumidor é baseada em levar a melhor experiência para o seu usuário, ou seja, levar ao seu potencial cliente uma forma de resolver o problema levantado por ele.

Prezando a melhor experiência do usuário, o marketing de relacionamento vem com a construção de estratégias de marca, fidelização de clientes e criação de autoridade no mercado.

Aqui o segredo do marketing de relacionamento é criar e manter um elo próximo ente o cliente e a empresa, incluindo os futuros clientes em potencial. Ou seja, fazer que os consumidores se tornem faz do seu produto/serviço prestados pela empresa.

Importância do Marketing de Relacionamento

Buscar uma conversa honesta e que resolva o problema do consumidor através do seu negócio é de suma importância para o crescimento da sua marca. Não adianta apenas vender seu produto/serviço, tem que se relacionar com o cliente.

Para que a sua empresa tenha uma relação duradora com comprador é relevante que a companhia acompanhe todo o processo que venda, seu leads e clientes.

O marketing de relacionamento nas empresas é um resultado conquistado a longo prazo. Logo, é essencial criar estratégias para gerar um bom diálogo com seus clientes auxiliando a geração de novas receitas de oportunidades e as recorrentes.

Como aplicar o Marketing de Relacionamento na sua empresa de contabilidade?

A primeira coisa que deve fazer é informar a todos os colaboradores do seu negócio que iremos atuar com Marketing de Relacionamento. Funcionários cientes do processo de fidelização de clientes é relevante para a instituição, pois eles que iram atuar diretamente no planejamento estratégico.

Com isso, a empresa precisa ter um sistema de atendimento que cative e conquiste o seu comprador, de forma que relação seja concluída com a venda do seu produto ou serviço e se estenda para outras operações de vendas.

Só com um bom atendimento no processo de venda do seu serviço ou produto que o cliente vai ser tornar um fã da sua marca, e poder falar do seu negócio para outras pessoas que tenham o mesmo perfil do seu público.

A criação de estratégias de marketing de relacionamento deve utilizar de todos os meios possíveis para manter relação direta com o seu público. Com isso, os escritórios de contabilidade devem apostar em marketing de conteúdo (SEO), redes sociais (Facebook, Instagram) e anúncios.

Leia mais sobre SEO para empresas

E como manter esse contato com o seu público?

Hoje em dia existem ferramentas gratuitas ou pagas que podem fazer esse elo de conversa com a empresa e os clientes. As grandes empresas geralmente têm um software ou plataformas específicas para conversar com seus consumidores.

Como por exemplo, o CRM (Customer Relationship Management) que é um gestor de relacionamento com o cliente visando sua satisfação e fidelização a partir da automatização e organização dos processos.

Outro exemplo, é o WhatsApp Business que é uma versão de WhatsApp para empresas individuais e de menor porte. Essa versão conta com recursos bem legais de métricas e tags de organização.

Essas plataformas ajudam a sua empresa contábil a interagir melhor com o seu público. Depois da escolha da ferramenta, deve-se pensar no tom, na voz e na linguagem que vai ser utilizada.

Conheça seu público, suas preferências, o que eles costumam fazer e como eles se portam nas redes sociais, para que sua linguagem com eles seja a adequada e não ultrapasse limites.

O convívio com o cliente deve acontecer de forma natural, não force uma conversa com uma pessoa que não tem nada a ver com sua marca. Isso será perda de tempo!

Essa união entre empresa e cliente deve ocorrer apenas quando o cliente quiser caso contrário, você será considerado como spam e vai acabar sujando sua marca.

A base de qualquer relacionamento deve ser saudável e que seja bom para os dois lados. A marca deve identificar os problemas e resolve-los em tempo hábil. Logo, o feedback do cliente é o seu melhor indicador de qualidade.

Como ter um bom feedback dos seus clientes?

O marketing de relacionamento preza com a fidelização dos clientes, logo ter um feedback do seu consumidor é importante para saber como seu produto ou serviço estar no mercado.

As empresas contábeis devem pensar em fazer uma avaliação do cliente, seja com feedbacks sobre esse relacionamento, pedindo aos compradores que deem opiniões sobre o serviço, inclusive em relação a concorrência.

Os colaboradores devem segmentar também seus consumidores, como por exemplo: educar, administrar, investir e recompensar. Essa forma de segmentar além de deixar tudo organizado agiliza o processo da pessoa no funil de vendas.

Depois da otimização dos seus clientes, pense em avaliar seu relacionamento mais próximo ao consumidor, e se ele quer manter essa conversa com a sua marca.

Auto avaliação da empresa contábil

A empresa deve pensar na sua própria avaliação, identificando quais obstáculos poderiam interferir na comunicação desse tipo de marketing. Pois, o marketing de relacionamento precisa estar bem trabalhado na cabeça de toda equipe, valendo até treinamentos.

A marca deve decidir se vai ter uma equipe que cuide apenas do relacionamento com o cliente ou se todos os colaboradores iram tirar um tempo do seu trabalho para fidelizar o cliente, pois essa estratégia precisa de tempo e estudo para dar tudo certo nas metas.

Programa de Fidelidade

Já vimos que amizade entre o cliente e o consumidor precisa de uma plataforma para diálogo. Dessa forma, esse tipo de marketing proporciona que as empresas tenham um programa de fidelidade.

Esse programa propõe com base nos seus clientes, a criação de campanhas de marketing voltado para eles. Logo, criando um programa de fidelidade que conceda bonificação aos clientes mediantes às suas compras.

No programa de fidelização, os benefícios podem ser os mais variados e o tratamento é diferenciado. Quem não gosta de ser bem tratado? E quando você é bem tratado, não costuma voltar? Então, prezar por esse atendimento é a forma que o seu consumidor vai voltar ao seu negócio.

Empresas que adotam o bom relacionamento com os clientes

Nubank

O segredo do Marketing de Relacionamento - nubank

O Nubank no quesito atendimento bancário e administração de cartões, tornou-se a grande referência em atendimento ao cliente. A estratégia do Nubank é a linha de tratamento com o cliente baseada em medidas de máxima humanização: os funcionários são treinados para manter o foco na resolução dos problemas e as reclamações tem prioridade nas soluções.

IFood

o segredo do marketing digital - ifood

O IFood é um aplicativo de delivery de comidas, que preza com o cliente linguagem descontraída através de cupons e um cardápio variados. Aqui a empresa propõe a agilidade e uma boa experiência do cliente com os restaurantes e os clientes através da avaliação do pedido.

Netflix

o segredo do marketing de relacionamento - netflix

O Netflix utiliza de táticas simples de atendimento, como um SAC excelente e realiza constantes pesquisas de satisfação. Além disso, ela investe na qualidade das séries e filmes que disponibiliza na sua plataforma.

Conclusão

Nesse sentido, vimos como o marketing de relacionamento é importante para o crescimento da sua empresa contábil. Prezar pelo melhor atendimento com o cliente é a chave do sucesso.

O marketing de relacionamento proporciona a melhor experiência do usuário, com isso ele educa e investe no seu potencial cliente, e fideliza sua marca ao seu produto ou serviço.

Gostou deste artigo? Deixe um comentário abaixo! 👇👇

Leia outros artigos no Blog do Contador Agora!