fbpx

Nós, do Contador Agora, somos uma empresa especializada em criação de processos comerciais e de marketing digital para empresas de contabilidade. Mas, você sabe porquê o “processos comerciais” vem antes do “marketing digital”?

O mercado de contabilidade é complexo e necessita de conhecimentos específicos para alavancar, o marketing contábil não pode ser resumido apenas em marketing digital!

Nesse artigo, contaremos algumas das nossas estratégias internas e como o marketing contábil pode ser um diferencial para o crescimento do seu escritório contábil.

O que é Marketing Contábil?

Marketing Contábil é a junção de todas as estratégias de vendas e divulgação de seu escritório contábil, ou seja, é a criação de um processo comercial que visa ampliar a atuação dos escritórios de contabilidade.

Marketing Contábil é umas das ações mais importantes para a criação de uma identidade de marca. Não importa qual seja o tamanho da sua contabilidade, a criação e aplicação de estratégias de marketing auxiliará no crescimento da sua empresa e da sua carteira de clientes.

O mercado de contabilidade no Brasil

Independentemente do cenário econômico, o trabalho de um contador é fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento. Segundo o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), existiam mais de 318 mil contadores e quase 200 mil técnicos em Contabilidade registrados no Brasil até dezembro de 2018.

O mercado é muito competitivo e é preciso estratégias corretas para se destacar nesse mercado.

Por isso, foi criado o Marketing Contábil e por meio dele você faz com que seu escritório seja conhecido e reconhecido. Criar uma identidade digital de relevância amplia sua rede de contatos, aumenta sua carteira de clientes e faz seu negócio crescer.

Como iniciar um planejamento de marketing contábil?

O primeiro passo para iniciar um planejamento de marketing é fazer uma análise completa de como está sua empresa no momento. Veja quais são os pontos fortes e fracos do seu site e redes sociais, qual tem sido a experiência do usuário, em qual ponto o seu potencial cliente desiste do seu site e sai e quais são as principais oportunidades que você pode aproveitar.

Com essa análise, você saberá por onde começar a fazer o seu planejamento. Veja quais são os principais passos para fazer uma planejamento de marketing para seu escritório contábil.

 

Determine seus objetivos dentro da contabilidade

Para planejar é preciso determinar quais são seus objetivos de crescimento. Faça algumas perguntas como:

  • Qual o seu objetivo e meta de crescimento a curto, médio e longo prazo?
  • O que é sucesso para você?
  • Como você mensura esse sucesso?

Trabalhe com nichos de contabilidade

Ao contrário do que muitos pensam, trabalhar com nichos não significa que você vai limitar o seu campo de atuação e sim, que você vai se tornar expert em assuntos específicos. Isso melhora sua relevância e autoridade em determinados assuntos.

A definição de nichos, no mercado de contabilidade, é um dos caminhos mais assertivos, pois permite que os contadores desenvolvam seus processos de marketing contábil de forma mais concreta e direta, determinando uma linguagem, linha de comunicação e estratégias de captação de clientes alinhados com suas expectativas.

Defina personas de acordo com os nichos

definição de personas é um ponto de extrema importância para o planejamento de marketing, pois, ela traça características específicas do público que você quer se comunicar.

  • Persona x Público Alvo

Público-alvo é mais generalista, pois leva em consideração dados comuns de uma parcela abrangente de pessoas. Adefinição de persona vai mais a fundo e traz informações personalizadas e, digamos, humanizadas que levam em consideração situações e fatos da vida dessas pessoas.

EXEMPLO:

Público-alvo: homens e mulheres, entre 27 e 36 anos, solteiros, graduados em administração, classe social B. Buscam capacitação profissional.

Persona: Otávio tem 29 anos, é formado em administração e trabalha em uma empresa de médio porte. Ambiciona crescer na carreira e obter uma promoção em 2 anos. Está pesquisando cursos de pós-graduação com aulas aos fins de semana na cidade onde reside.

  • Como fazer a pesquisa para definição de persona?

Para a definição de persona é necessária uma pesquisa aprofundada sobre o nicho de mercado que você deseja atingir e sobre o público do segmento.

É possível fazer pesquisas diretas, com sua base de leads através de e-mail com perguntas específicas ou pesquisas indiretas: Através de uma análise de redes sociais (Google Analytics, Facebook Insights e LinkedIn) para observação de hábitos de compra, interesses, profissão e consumo.

  • Informações contidas na definição de persona

Uma persona bem definida traz informações relevantes como:

  • Gênero predominante do nicho;
  • Idade média;
  • Objetivos (metas);
  • Dores (principais dificuldades para alcançar os objetivos);
  • Necessidade de auxílio (pontos em que a contabilidade pode atuar para fidelizar essa persona e tratar suas principais dores);

Tendo em mãos essas personas definidas, é possível determinar quais as mídias mais relevantes para estar presente, definir linguagem e estratégias de comunicação mais relevantes para o marketing do seu escritório de contabilidade.

Determine onde sua contabilidade deve aparecer

Após determinar para quem você vai falar e como será a linguagem utilizada nessa comunicação, é preciso definir em quais canais de comunicação você estará presente. Como fazer isso?

As suas personas definirão onde o seu público está e você deve estar presente em todas essas redes.

  • Mídias Sociais:

As mídias sociais estão presentes na vida de todas as pessoas, por isso é importante não só estar presente nessas redes, mas postar conteúdos relevantes que prendam a atenção do seu público e despertem o interesse desse público em consumir mais conteúdo.

Dica: ​Atente-se bastante as suas postagens, fotos e vídeos e a linguagem utilizada nas publicações. Pense e planeje antes de fazer uma postagem, não saía postando tudo e não atire para todos os lados.

Leia Mídias sociais para contadores: Como utilizar!

  • Quais mídias sociais devo utilizar para minha contabilidade?

Você sabe quais são as mídias mais relevantes para sua contabilidade e porque você deve estar presente nelas?

-Facebook e Instagram:

facebook-e-instagram

 

 

 

 

 

 

As duas redes são excelentes plataformas para prospectar, atrair e captar clientes. Os números de usuários mensais ultrapassam o marco de 2 Bilhões de pessoas. Além disso, as ferramentas de anúncio das duas redes são integradas e completas, assim, conseguem atender a todos os objetivos propostos. Aposte nessa ferramenta para promover sua presença online, aumentar tráfego no site e melhorar o relacionamento com o cliente;

-E-mail Marketing:

e-mail-mkt

 

 

 

 

 

O envio de e-mail marketing ainda é muito importante para alcançar leads novos e nutrir leads já contidos em uma base para aumentar as possibilidades de conversão e fidelização. Uma das estratégias mais baratas e importantes no marketing digital é o envio inteligente e eficaz e-mail marketing. Nesse artigo, você entenderá qual a importância de se ter um planejamento estratégico para o envio e e-mails e quais são as melhores ferramentas gratuitas que você pode utilizar.

Leia E-mail Marketing: Conheça melhores ferramentas gratuitas para o envio de e-mails

-Google Meu Negócio:

google-meu-negocio

 

 

 

 

 

 

 

É importante estar presente nessa plataforma, pois ela permite que qualquer pessoa encontre informações sobre a sua empresa por meio do Google Maps ou da pesquisa no próprio buscador. O mais interessante é que, além de ser uma incrível estratégia para seu empreendimento, é fácil de criar, usar e atualizar. Além disso, ela é uma rede social e, como tal, deve ser alimentada com conteúdo relevante.

-LinkedIn:

linkedin

 

 

 

 

 

 

 

 

O LinkedIn recebe mais de 600 milhões de acessos mensais. Por ser uma plataforma de negócios, ela é ideal para relações comerciais o que auxilia muito no processo de tornar a empresa uma referência em determinados e assuntos. Aposte nessa rede para melhorar uma presença digital, criar relações profissionais e se tornar referência.

-WhatsApp:

whatsapp

 

 

 

 

 

 

 

O Whatsapp permite o envio de mensagens mais rápidas. Essa ferramenta pode ser utilizada de várias formas, uma das mais assertivas (e que utilizamos aqui) é utilizar para nutrir leads e esquentá-los para um futuro fechamento.  Isso pode ser feito através de listras de transmissão, onde segmentamos os clientes para enviar conteúdos relevantes de acordo com a etapa de compra que o cliente está.

Leia Marketing pelo Whatsapp: vantagens para sua empresa

 

Desenhe a jornada do consumidor

Essa é uma das etapas mais importantes da definição da sua estratégia de marketing contábil. O desenho da jornada do cliente ou jornada do consumidor nutre o empreendedor de informações do perfil do cliente, deixando claro quais são os problemas, dúvidas, etc. Existem algumas etapas da jornada do cliente:

  • Aprendizado e Descoberta
  • Reconhecimento do problema
  • Consideração da solução
  • Decisão de compra

Leia Jornada do consumidor: entenda qual é a sua importância

É muito importante entendermos o caminho que o consumidor faz para comprar nosso serviço, com esse conhecimento é possível criar conteúdos inteligentes e ricos para cada uma dessa fases, educando, informando, nutrindo e auxiliando o potencial cliente a tomar a decisão no momento correto, sem “empurrar venda”.

Invista em Anúncios para sua contabilidade

O Google AdWords, que a plataforma de anúncios do Google, é acessível para todos os tamanhos de empresas e pode trazer ótimos resultados para o seu escritório. Os anúncios trazem mais resultado com menos investimento, permite a segmentação correta, tanto de público quanto de local e é flexível, ou seja, você pode pausar a qualquer momento, mudar os valores investidos em cada palavra etc.

Como fazer anúncios para contabilidade?

Para fazer anúncios relevantes é preciso ficar atento a pontos cruciais, como:

  • Planeje bem a campanha, defina quais os objetivos, valores de investimento, segmentação de local etc;
  • Escolha bem as palavras, isso é um diferencial na campanha. Seja bem específico, porque palavras-chave muito genéricas dificultam o alcance de clientes em potencial. Ao invés de “Escritório de Contabilidade”, escolha algo como: “Escritório de Contabilidade em Ribeirão Preto”, “Contabilidade especializada em advogados”, Etc.
  • Acompanhe os resultados. Um dos benefícios do Marketing Digital é que ele pode ser mensurável e isso ajuda a identificar todos os pontos positivos e negativos, tudo que está dando certo e o que precisa ser melhorado. Esteja atento aos números.

Produza conteúdo relevante

produção de conteúdo é um braço muito relevante do Marketing Contábil. A produção de conteúdos ricos aumenta a relevância do site nos buscadores do Google. Quanto mais palavras-chaves forem utilizadas no decorrer do conteúdo produzido e otimizações de SEO, mais o site ganha propriedade nos buscados e melhora as suas oportunidades de ranqueamento, ou seja, aumenta as possibilidades do site ser um dos primeiros resultados de busca.

Leia Inbound Marketing na Contabilidade: Como fazer

Mesmo que a sua empresa já tenha um site institucional, é importante ter um blog dentro dele para publicação de artigos sobre assuntos relacionados ao seu segmento e nichos de mercado.

Mas não é apenas postar conteúdo no blog, é importante levar em conta algumas outras configurações importantes para o ranqueamento do artigo, como:

  • Produza conteúdos autorais;
  • Mantenha o conteúdo atualizado;
  • Trabalhe o SEO;
  • Trabalhe backslinks;
  • Divulgue esse artigo para atrair trafego.

Leia SEO para empresas: Como ele pode ajudar?

marketing-contabil

Conclusão

Lembre-se sempre que o Marketing Contábil deve ser atrativo e proporcionar uma melhor experiência para os seus usuários. Tratar as dores dos seus clientes, educa-los e informa-los.

Com isso, o cliente passa a entender a importância de ter uma contabilidade especializada como parceiro, o que aumenta a autoridade do contador e atrai cada vez mais clientes.

Então? Está pronto para empregar o Marketing Contábil na sua contabilidade?

Entre em contato com a gente e fale com um dos nossos consultores. Vai ser um prazer explicar um pouco mais pra você!

Gostou deste artigo? Deixe um comentário abaixo! 👇👇