fbpx
(31) 9 8309-6588 [email protected]

Nunca se falou tanto em trabalho remoto nas empresas como nos dias atuais. No entanto, será que essa prática vale para todos os setores? O home office em escritórios contábeis, por exemplo, funciona?

Com a chegada da pandemia do novo coronavírus ao Brasil, muitas empresas acabaram adotando o home office. A medida serve tanto para diminuir os índices de contágio da doença quanto para reduzir alguns custos.

Dessa maneira, as empresas que implementaram o home office em suas atividades descobriram que tal prática pode ser bastante compensatória. Ou seja, ao final da pandemia, ela pode continuar sendo utilizada.

Contudo, como funciona o home office em escritórios contábeis? Será que a rotina de um contador possibilita que o seu trabalho seja realizado em casa?

Essas são perguntas que devem ser levadas em consideração na hora de avaliar o trabalho remoto na contabilidade. Afinal de contas, estamos falando de uma prática que muda toda a rotina de uma empresa.

Portanto, se você deseja compreender mais sobre o home office em escritórios contábeis, leia este artigo! Acompanhe o nosso conteúdo e saiba tudo o que você precisa saber sobre este assunto!

Por que pensar no home office em escritórios contábeis?

Em alta ao redor do mundo, o home office vem apresentando números altamente positivos em todo o Brasil.

Antes de prosseguir, precisamos concordar que o advento da internet possibilitou novas formas de trabalhar e novos modelos de negócio. Com isso, práticas como a do home office têm se tornado cada vez mais comuns.

Desse modo, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em um levantamento divulgado no final do ano passado, em 2018 eram 3,8 milhões de brasileiros adotando o home office.

Ou seja, os números não mentem. O trabalho remoto chegou e está revolucionando a rotina das empresas e dos trabalhadores.

No entanto, é necessário se questionar: será que é possível aplicar o home office em escritórios contábeis?

Uma coisa é certa: a contabilidade já não é mais a mesma. Com a revolução digital, muitos escritórios contábeis tem automatizado os seus processos e utilizando recursos tecnológicos em sua rotina.

Aproveite o assunto para ler o nosso artigo Contador Tradicional x Contador Digital: entenda as diferenças.

Contudo, falar sobre home office ainda pode ser uma novidade.

Sendo assim, vamos levantar agora quais são as principais dificuldades na implementação desta prática em um escritório contábil. Vamos lá?

Quais os fatos que dificultam a adoção o home office?

Toda e qualquer empresa que decide implementar o home office na sua rotina precisa estar cientes das dificuldades envolvidas neste processo.

Afinal de contas, estamos falando em uma mudança drástica na rotina da empresa e dos funcionários. Momentos assim demandam adaptação e este processo pode não ser tão simples quanto parece.

Ou seja, antes acostumados com uma rotina, agora os funcionários de um escritório de contabilidade precisam lidar com uma rotina diferente.

O home office em escritórios contábeis faz com que a agitação existente em um ambiente de trabalho seja trocada pelo conforto do próprio lar.

Dessa forma, os funcionários precisam adotar alguns cuidados que influenciam diretamente no desempenho de suas atividades. Dentre elas, nós podemos citar as seguintes:

  • Distração com televisão e momentos de lazer;
  • Foco na entrega de resultados satisfatórios, assim como alocado em um escritório;
  • Definição de um ambiente de trabalho adequado (cadeira confortável, mesa, computador, acesso à internet etc).

Todos esses fatores precisam ser levados em consideração na hora de implementar o home office na sua contabilidade. Caso contrário, a adoção dessa modalidade de trabalho poderá apresentar mais problemas do que vantagens.

No entanto, superando todos os obstáculos citados acima, é mais do possível obter sucesso no home office para o seu escritório contábil.

Conheça agora as principais vantagens da implementação do trabalho remoto na rotina da sua contabilidade.

Vantagens do home office para escritórios contábeis

Ao implementar o home office em seu escritório contábil, superando todas as dificuldades, é possível colher diversos frutos da sua escolha.

Desse modo, confira a seguir algumas das principais vantagens do home office em uma contabilidade.

Foco no trabalho e aumento da produtividade

Por meio do home office, os funcionários podem destinar o seu foco totalmente no desempenho do seu trabalho. Tal fator influencia diretamente no aumento da produtividade.

Uma vez que não é preciso sair de casa, enfrentar trânsito e engarrafamentos em horários de pico, é possível evitar o estresse.

Dessa forma, trabalhar com a mente tranquila e o foco voltado para o trabalho, a execução do trabalho acontece de uma forma mais otimizada.

No entanto, é de extrema importância que todo funcionário cultive bastante disciplina, visando não se distrair com o ambiente domiciliar.

Economia de recursos e espaço físico

Ao trabalhar em casa, tanto um escritório contábil quanto os seus funcionários podem economizar alguns gastos.

Ou seja, gastos envolvidos com deslocamento, seja com transporte público ou com combustível, não são necessários mais.

Além disso, uma contabilidade pode economizar nos seus gastos com energia e água, além da possibilidade de alugar um espaço menor.

Conforto

Muitos funcionários associam o home office em escritórios contábeis ao conforto e aumento da qualidade de vida.

Além do fator estresse já citado por aqui, os funcionários podem começar a se alimentar de uma maneira mais saudável.

Home office vale a pena?

Após ler sobre o home office, os seus desafios e as suas vantagens, qual a sua opinião sobre implementar essa prática em um escritório contábil?

É bastante comum encontrar dúvidas e se sentir inseguro em relação ao trabalho remoto na sua contabilidade. O nosso conselho é que você faça testes! Não necessariamente o home office poderá se aplicar para todo o escritório.

Desse modo, é possível escolher um funcionário de maior confiança e testar como ele se adapta ao home office.

Além disso, deve-se analisar também como o home office pode influenciar nas rotinas do seu escritório contábil. É de extrema importância que essa prática seja benéfica tanto para os funcionários como também para a própria contabilidade.

Uma das nossas dicas mais valiosas na hora de implementar o home office em escritórios contábeis é manter o relacionamento com toda a sua equipe.

Ou seja, estabeleça um canal de comunicação com a sua equipe, buscando sempre se manter em contato com todos eles e controlar o seu desempenho.

O que você achou do conteúdo que acabou de ler? Para ter acesso à mais artigos como este, acesse o nosso blog!

Não se esqueça também de seguir as nossas redes sociais e acompanhar o material que disponibilizamos para a sua contabilidade.