fbpx
(31) 9 8309-6588 [email protected]

Uma estratégia de marketing para contabilidade é composta por uma série de fatores. Um deles é a implementação de gatilhos mentais para influenciar os clientes na tomada de decisão, resultando assim em uma venda.

Ou seja, compreender como utilizar os gatilhos é uma ferramenta poderosa para aumentar a carteira de clientes contábeis. No entanto, será que todos os contadores sabem como implementar essa estratégia?

Deste modo, os gatilhos mentais estão sempre presentes dentro de uma estratégia de marketing e vendas. O foco é guiar um cliente a tomar decisões de compra por meio de um estímulo ao seu inconsciente.

Sendo assim, se você deseja captar novos clientes para o seu escritório contábil, utilizar gatilhos mentais é uma excelente alternativa de alcançar os resultados esperados. Vamos entender melhor sobre este assunto?

Acompanhe o nosso artigo e descubra tudo o que você precisa saber sobre os gatilhos mentais e tire todas as suas dúvidas! Confira a seguir e comece agora mesmo a utilizá-los na sua estratégia de marketing!

Leia também o conteúdo sobre o assunto: Qual o segredo para verdadeiramente conectar marketing e vendas?

 

O que são gatilhos mentais?

Para começar a utilizar os gatilhos mentais na sua estratégia de marketing digital, é necessário compreender o que são eles. Logo, o que você acha de entender melhor este assunto agora mesmo?

Os gatilhos mentais se apresentam como decisões que o nosso cérebro toma de maneira inconsciente. É um processo no qual algumas ações são automatizadas, a fim de evitar um esgotamento mental.

Deste modo, em todo tempo o nosso cérebro está tomando decisões, sendo que muitas delas passam despercebidas. Agora mesmo, é possível que você esteja decidindo continuar lendo este artigo ou fazer outra coisa.

Contudo, o excesso de decisões acaba levando o cérebro à uma fadiga. Afinal, temos um estoque finito de energia. Logo, a fim de nos poupar, ele acaba tomando decisões por conta própria, de forma inconsciente.

Sendo assim, são essas decisões que conhecemos como gatilhos mentais. No entanto, estamos falando dentro de um contexto da psicologia e neurociência. O foco é compreender como eles atuam no marketing e vendas.

Portanto, continue acompanhando o nosso artigo para entender melhor como eles podem ser utilizados dentro de uma estratégia de marketing. Vamos lá?

Leia também sobre a Contabilidade Autêntica: como criar e apresentar a essência da sua empresa por meio de conteúdos online?

 

Como utilizar os gatilhos mentais no marketing?

O foco por trás de uma estratégia de marketing e vendas se encontra em compreender o comportamento do consumidor. Logo, deve-se entender como levar uma pessoa a fechar uma venda com um escritório contábil.

Deste modo, é imprescindível que o time comercial saiba como criar abordagens assertivas durante a jornada de compra dos seus clientes. O que envolve, certamente, entender o que se passa no inconsciente.

Sendo assim, os gatilhos mentais podem ser utilizados como um ótimo método de persuasão. Fato que tem a capacidade de influenciar os seus leads a se tornarem clientes fiéis da sua contabilidade.

No entanto, muitos contadores ainda possuem dúvidas quanto ao uso dos gatilhos mentais e quais deles usar. Afinal, são vários os tipos existentes, que podem proporcionar emoções distintas nos clientes.

Portanto, vamos acompanhar quais são os principais modelos de gatilhos usados em uma estratégia de marketing? Acompanhe a seguir e aproveite para tirar todas as suas dúvidas referentes ao assunto!

Aproveite para conferir também o nosso artigo sobre o Social Selling na Contabilidade: Tudo que você precisa saber para ter as redes sociais como aliadas de vendas.

google-ads-para-contadores

5 gatilhos mentais para usar em uma estratégia de marketing e vendas

Após compreender o que são os gatilhos mentais e como eles podem ser utilizados dentro de uma estratégia de marketing e vendas, que tal entender melhor alguns dos principais exemplos disponíveis?

Sendo assim, acompanhe a seguir alguns dos principais exemplos de gatilhos a serem implementados para alcançar resultados positivos para a sua contabilidade.

  • Prazer x dor;
  • Confiança;
  • Escassez;
  • Urgência;
  • Exclusividade.

Portanto, confira conosco como aplicar cada um dos exemplos acima dentro da sua estratégia de marketing e vendas!

Leia também o nosso artigo sobre o assunto: O que esperar de uma agência de marketing ao fazer a contratação?

 

1. Prazer x Dor

O primeiro exemplo de gatilhos mentais é a relação entre prazer e dor. Afinal de contas, todo ser humano busca evitar sentir dor e busca por prazer ao longo da sua vida.

Deste modo, a fim de nos proporcionar prazer, o nosso inconsciente está sempre em busca de alcançar tal sensação. No entanto, como utilizar o gatilho prazer x dor dentro de um plano de marketing?

O foco da implementação deste gatilho se encontra em proporcionar a transformação de que um serviço contábil pode trazer na vida do seu cliente. O que demanda um conhecimento detalhado da persona.

Afinal de contas, é necessário compreender quais são as suas dores e como os serviços da sua contabilidade podem ajudá-la. O foco é fazer com que ela entenda como pode se beneficiar por meio de um serviço.

Confira também o nosso artigo sobre o tema: Como anunciar no Linkedin os serviços de sua contabilidade.

 

2. Confiança

Todo relacionamento duradouro e saudável tem como base a confiança. Afinal de contas, se um cliente não confia na sua marca, ele não vai se aproximar de você, tampouco expor os seus sentimentos.

Deste modo, a confiança é um dos gatilhos mentais que podem ser utilizados em uma estratégia de marketing. O ideal é fazer com que os seus clientes confiem nos serviços prestados por sua contabilidade.

Ou seja, eles precisam sentir que as suas necessidades serão atendidas por meio do seu serviço contábil. Afinal de contas, como você pode perceber no item anterior, ele não quer correr o risco de se frustrar.

Portanto, invista em construir uma relação transparente, capaz de proporcionar o sentimento de confiança entre cliente e marca.

 

3. Escassez

O terceiro item da nossa lista é, inclusive, um dos mais utilizados dentro de uma estratégia de marketing e vendas. Isso porque quando as pessoas entendem que algo está acabando, elas se sentem na necessidade de aproveitar a oportunidade.

Desta maneira, a escassez é um gatilho mental utilizado para estimular os clientes a tomarem a decisão de compra. Afinal de contas, ao entender que uma oportunidade está acabando, é despertada uma ação.

Aproveite para acompanhar também o nosso artigo sobre: Como anunciar no Google o seu escritório contábil.

 

4. Urgência

Muito próximo do item anterior, a urgência é um dos gatilhos mentais que desperta no consumidor a necessidade de fazer uma compra logo. No entanto, estamos falando de um método relacionado ao tempo.

Ou seja, o gatilho da urgência faz com que os consumidores corram para não perder um prazo disponível pelo seu escritório contábil.

 

5. Exclusividade

O nosso último exemplo na lista de gatilhos mentais é o da exclusividade, despertando assim um lado esnobe nos seus clientes.

Afinal de contas, o gatilho da exclusividade permite que eles se sintam preferidos por sua contabilidade. Logo, é fundamental investir em estratégias que despertem a sensação de privilégio nos seus consumidores contábeis.

Portanto, você aprendeu mais sobre a utilização de gatilhos mentais na contabilidade! Agora, que tal colocá-los em prática na sua estratégia de marketing e vendas?

Inclusive, você pode contar com o auxílio profissional especializado para alavancar os seus resultados contábeis por meio de uma estratégia digital. Quer saber como? Acesse o banner abaixo e fale com um dos nossos especialistas!

Além disso, aproveite para seguir as nossas redes sociais e acessar o nosso blog para outros conteúdos como este!