fbpx

Como construir uma formação de preço na contabilidade?

Para o crescimento de uma empresa existem muitas variáveis que podem fazer a diferença e uma delas é a formação de preços na contabilidade.

Como e quanto cobrar pelos serviços é muito importante para o desenvolvimento do empreendimento, e os profissionais responsáveis têm que considerar certas particularidades. A formação no preço é essencial em qualquer etapa do empreendimento contábil, mas especialmente nos primeiros anos.

Custo Fixo vs Fidelização

O plano certo de preços exerce papel importante na sua continuidade. O profissional deve ter atenção específica por dois principais motivos: a precisão de cobrir os gastos diários e fidelizar a clientela com valores competitivos.

O preço é um dos primeiros indícios que o cliente usa para analisar as opções, e qualquer um que ele considerar fora do normal pode causar e surgir várias dúvidas para ele. Quando o empreendimento está no início tem menos recursos a desperdiçar e cada chance perdida pode ser a última.

Um fator muito importante é pensar em valor oferecido, e não na concorrência.

Ter uma estratégia bem empregada desde o princípio é uma ótima decisão para atrair clientes e possibilita que a empresa entregue excelentes resultados sem correr o risco de entrar em dívidas ou baixar a qualidade do serviço.

A elaboração de preço na contabilidade não é somente calcular o custo do serviço prestado e colocar uma margem de lucratividade. O essencial é apresentar valor ao cliente, pois muitos veem o escritório apenas como uma obrigação.

  • Preço baixo é a melhor opção na contabilidade?

Muitos profissionais da contabilidade acreditam que reduzir o preço desvaloriza a profissão contábil e outros acreditam que esse método seja interessante para conquistar mais espaço no mercado.

Na verdade, não estão certos e nem errados. O importante é delinear um plano de formação de preço que tenha êxito para a empresa.

Quando um profissional contábil toma a decisão de adquirir um novo sistema de gestão contábil para o seu escritório, ele faz pesquisas e depara com preços diferentes, mas ele não deve concentrar a decisão nesse ponto de vista.

Ao realizar a pesquisa será constatado que haverá sempre um ou outro alguém apresentando preços mais baixos. Não que a empresa com preço mais baixo oferecerá um serviço inferior, mas é recomendado observar que ao cobrar um preço mais elevado vai perder alguns negócios.

Analisar e pesquisar sobre a concorrência é muito importante, tanto para não cobrar valores altos demais quanto para não desvalorizar seu escritório com preços extremamente baixos.

Muitos clientes acreditarão que, pagando um valor reduzido, terão as necessidades atendidas. Então, como proceder com esse pensamento e concorrer com custos menores?

A primeira orientação é apresentar o valor do escritório de contabilidade. Lamentavelmente, diversos clientes preferem contratar escritórios que têm preços mais em conta, pois, para eles, o contador passa a ser somente uma obrigação para a empresa.

Para que o cliente possa conhecer melhor o valor do escritório de contabilidade, é interessante levar em conta duas questões essenciais:

  • O diferencial do escritório de contabilidade

Muita atenção, pois qualidade, por si só, não é diferencial. O profissional contábil tem obrigação de apresentar qualidade ao prestar serviços a um cliente que confiou na sua proposta. Não é porque é cobrado um preço em conta que o profissional pode prestar um serviço de pior qualidade.

  • Formação de preço e o valor do serviço

A diferença entre valor e preço é de fundamental importância para precificar corretamente os serviços de contabilidade:

O valor significa apresentar ao cliente que ele receberá um serviço completo de contabilidade e a empresa estará em dia com suas obrigações tributárias, além de receber um suporte para tomada de decisões e com atendimento de alta qualidade. O cliente precisa estar em dia com suas obrigações e contar com o auxílio especializado de um escritório de contabilidade que pensa e age de forma estratégica em questões fiscais, contábeis e financeiras.

O preço é a soma dos esforços que se aplica para obter o que se busca.

  • A formação de preço é uma estratégia de marketing

Como já citado, algumas empresas oferecem preços baixos, pois com o grande número de clientes, conseguem atingir um faturamento mais alto.

Cobrar um preço justo pelo seu trabalho é muito importante, mas é preciso apresentar ao cliente um motivo do serviço ter um custo mais elevado que o da concorrência.

Uma orientação de fundamental importância é investir em ações de marketing. Se a ideia é cobrar um preço mais alto, não pode apresentar o mesmo resultado da concorrência.  Faz-se necessário, portanto, diferenciar dos outros escritórios de contabilidade.

O resultado desse investimento é que o cliente não vai colocar na mesma balança as duas ofertas: uma oferecerá apenas o cumprimento da legislação fiscal, enquanto a outra se apresentará como uma parceria que vai colaborar efetivamente no crescimento do negócio.

Observe como investir em marketing contábil pode ajudar de várias maneiras:

  • Fortalecerá a marca da organização;
  • Mostrará a identidade do escritório, sua missão e seus valores;
  • A empresa será reconhecida no mercado;
  • As soluções para o problema do cliente serão apresentadas e mostrarão que as todas as obrigações serão entregues dentro do prazo;
  • Mostrará o volume do escopo de serviços;
  • Auxiliará o cliente com sugestões estratégicas e, assim, gerará mais autoridade e um relacionamento muito melhor.

A formação de preços é muito importante para qualquer empreendimento, principalmente em suas etapas iniciais, além dos perigos que a estratégia errada pode gerar, tanto para os lucros quanto para a imagem da marca.