fbpx

A emissão da nota fiscal eletrônica em Belo Horizonte

No Brasil, para a maioria dos estados a emissão da NFS-e – Nota Fiscal de Serviços Eletrônica é obrigatória, principalmente para as empresas prestadoras de serviço.

O que é a NFS-e?

A NFS-e é a nota fiscal de serviço para que seja recolhido o imposto municipal ISS (Imposto Sobre Serviço). Todo prestador de serviço que possui CNPJ precisa emitir a nota fiscal da prestação do serviço ao seu cliente. Essa Nota Fiscal é emitida através do portal da prefeitura.

Este procedimento eletrônico aperfeiçoou o sistema tributário brasileiro e simplificou o cotidiano dos empresários, pois eles não necessitam  de acumular aquele número enorme de documentos e enviar para o profissional da contabilidade. Agora, tudo é realizado on-line.

A emissão da NFS-e

A NFS-e dá garantia de celeridade nas atividades, diminui o tempo que se gasta com papeis e deixa a empresa regularizada e em dia com a lei.

Todas as empresas podem emitir as notas fiscais de serviço do estabelecimento através do site da prefeitura de Belo Horizonte (BHISS Digital).

Emitir uma nota fiscal eletrônica em Belo Horizonte (BH) é muito importante para as empresas situadas na cidade.

Emissão de NFS-e em Belo Horizonte pelo site da prefeitura

Para a emissão da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) em Belo Horizonte (MG), tanto pelo site manualmente quanto via integração, é necessário acessar o site da prefeitura e fazer um cadastro.

É sempre bom salientar que cada prefeitura funciona de uma maneira e não há padrão de emissão de NFS-e.

Como realizar a emissão de maneira manual

  1. Acessar o sistema BH ISS Digital da Prefeitura de Belo Horizonte.
  2. Para o acesso ao sistema, é necessário fazer um cadastro. Será necessária a utilização de uma senha web ou o certificado digital.
  3. Se a opção for pela senha web, é necessário o preenchimento de um formulário, autenticá-lo e levar até o órgão responsável da Prefeitura de Belo Horizonte.
  4. Acessando o site, os dados necessários deverão ser preenchidos para emitir a nota fiscal de serviço.
  5. Esse procedimento é totalmente manual e deverá ser feito para cada nota fiscal que for emitida.
  6. Nesse caso, é permitido fazer a emissão manual em um software de NFS-e, que possibilita a cópia das notas fiscais eletrônicas geradas todos os meses e que elas sejam enviadas por e-mail para os clientes com apenas dois cliques.

Emissão da NFS-e em Belo Horizonte de maneira 100% automática

Se a intenção é automatizar a emissão de NFS-e em Belo Horizonte a partir de um sistema de gestão (ERP) ou outro qualquer, existem as seguintes formas: uma de maneira inteligente e outra de maneira trabalhosa e que não é muito eficaz.

As duas formas são:

  1. Utilizar uma simples API REST unificada para emitir nota fiscal em Belo Horizonte facilmente.

e-Notas Gateway oferece um canal único de comunicação 100% automático com centenas de prefeituras e Sefaz, inclusive em Belo Horizonte, via uma API de NFS-e.

Esta é uma maneira de fazer a emissão da NFS-e automaticamente sem necessitar ter conhecimento dos detalhes exigidos pela prefeitura de Belo Horizonte.

Com a facilidade da API REST (web service /JSON/XML), a mesma integração serve tanto para Belo Horizonte quanto para qualquer outro município que esteja integrado.

As vantagens do uso da Nota Fiscal Eletrônica:

  • A partir do momento que conste na base de dados do sistema da prefeitura, há economia de tempo com preenchimento automático dos dados do tomador de serviços;
  • O controle fiscal é muito maior por parte da prefeitura;
  • O preenchimento automatizado com base ao cadastro de clientes;
  • Os custos com impressão são reduzidos, pois as notas podem ser enviadas por e-mail e o arquivo delas é digital.

A finalidade da implantação da Nota Fiscal Eletrônica é o de alcançar os seguintes avanços e benefícios:

  • A redução da utilização de papel e contribuir para a preservação do meio ambiente;
  • Tornar muito fácil o acesso à consulta para regularizar os documentos fiscais;
  • O comércio eletrônico é incentivado;
  • Diminuição dos custos de crescimento, treinamento, aquisição, impressão, organização e envio de documentos fiscais;
  • Eliminação das fraudes e melhora no controle fiscal;
  • Facilidade no faturamento e melhoria no planejamento logístico pelo conhecimento antecipado das informações.

Benefícios:

  • Há muito mais tempo para a concentração do negócio, pois não é necessário ser um especialista em NFS-e, ABRASF, Nota Control ISSNet, DSF, Ginfes, etc.
  • A emissão da nota fiscal eletrônica é 100% automática na prefeitura de Belo Horizonte e em muitas outras;
  • Se o sistema da prefeitura de Belo Horizonte ficar instável, quem estiver emitindo a nota fiscal nem fica sabendo, pois a plataforma absorve as instabilidades da prefeitura (ou Sefaz);
  • Essa mesma integração funciona em centenas de outras prefeituras sem precisar de qualquer adaptação.
  1. Para emitir a NFS-e em Belo Horizonte via integração por conta própria:

Essa é a maneira mais trabalhosa. Para a emissão da nota fiscal eletrônica via integração por conta própria é necessário observar, analisar o sistema municipal e entender cada detalhe com muita atenção.

Existem várias documentações para serem lidas e compreendidas e como é o funcionamento e atuação do sistema de Belo Horizonte.

Para facilitar as informações, disponibilizamos o link da NFS-e de Belo Horizonte:

http://www.pbh.gov.br/bhissdigital/portal/index.php?content=avisos/index.php&data=20091023

Observação:

A emissão da NFS-e em Belo Horizonte via integração por conta própria só terá funcionamento em Belo Horizonte. Caso a empresa necessite de emitir a NFS-e em outras cidades, terá que fazer o mesmo procedimento em cada uma delas.

É sempre bom salientar que é muito comum que os sites das prefeituras e o sistema da Sefaz fiquem instáveis e até saiam do ar.

Se isso acontecer, para emitir as notas fiscais eletrônicas será necessário tentar várias vezes até conseguir acessar os sistemas.

A regulamentação da NFS-e em Belo Horizonte

No site da prefeitura de Belo Horizonte encontra-se toda a legislação e os documentos que são necessários para emitir a nota fiscal eletrônica de serviço.

Informação importante sobre a NFS-e em Belo Horizonte

Em Belo Horizonte, existe o programa BH Nota 10 e a sua finalidade é estimular os cidadãos a requisitarem a nota fiscal de serviço quando contratarem qualquer tipo de serviço na capital.  Quem solicitar poderá abater até 30% no IPTU (Imposto Territorial Urbano) com os créditos acumulados.