fbpx

Você sabia que, ao procurar por um serviço contábil, é possível escolher entre um contador tradicional x contador digital?

Assim como em todo empreendimento, independentemente do seu setor no mercado, a tecnologia trouxe algumas mudanças significativas na contabilidade. A principal delas se encontra na maneira de desempenhar os serviços contábeis.

Sendo assim, o maior beneficiado é você, empreendedor, que agora possui duas opções para atender as suas necessidades.

Dessa maneira, que tal conhecer as principais diferenças entre um contador tradicional e um contador digital? Continue acompanhando o nosso artigo e descubra tudo o que você precisa saber sobre este assunto! Vamos?

 

Contador tradicional x contador digital

Atualmente, a automação é um fator quase que indispensável na rotina de um escritório contábil. Não somente na contabilidade, mas como em qualquer outro empreendimento, a implementação da tecnologia se tornou uma obrigação.

Desse modo, todo escritório contábil que deseja se manter no mercado e aumentar a sua cartela de clientes, precisa usufruir das inovações tecnológicas disponíveis.

Inclusive, aproveite que estamos falando sobre tecnologia nos processos contábeis para ler: Você sabe o que é contabilidade digital?

Os processos contábeis se tornaram mais ágeis com a implementação da tecnologia. Com isso, um escritório de contabilidade pode usar as ferramentas tecnológicas como um diferencial competitivo no mercado.

O intuito é sempre oferecer um serviço cada vez melhor, se tornando uma autoridade no mercado e captando cada vez mais clientes.

Sendo assim, surgem os conceitos de contador tradicional e contador digital. Antes de entender as suas principais diferenças, vamos compreender quais os seus conceitos dentro da contabilidade. Confira a seguir!

 

O que é o contador tradicional?

O contador tradicional é aquele que auxilia uma empresa de diversas maneiras. No entanto, o desempenho de todas as suas atividades é feito de uma maneira mais tradicional.

Dessa forma, conheça agora algumas das atividades de um contador tradicional em favor dos seus clientes:

  • Emissão de notas fiscais;
  • Folhas de pagamento de uma empresa;
  • Emissão do Balanço Patrimonial;
  • Dentre outros.

Ou seja, o contador tradicional é o que proporciona todo o suporte necessário para que uma empresa se mantenha em dia com as suas obrigações legais e fiscais.

 

O que é o contador digital?

O contador digital desempenha a maioria das atividades que um contador tradicional, só que de uma maneira digital.

Desse modo, o empreendedor possui um papel mais ativo no desempenho das atividades de uma contabilidade.

Por meio de uma plataforma, totalmente digital, o cliente vai adicionando dados e informações sobre a sua empresa, possibilitando assim a atuação do contador digital.

 

Quais as diferenças entre contador tradicional x contador digital?

Além do uso da tecnologia dentro dos serviços contábeis, existem outras diferenças entre um contador tradicional e um contador digital.

Sendo assim, para que você conheça melhor os campos de atuação entre essas duas modalidades de atuação, veja a seguir as suas principais diferenças.

 

Atendimento ao cliente

A primeira principal diferença entre um contador tradicional e um contador digital é a maneira como o atendimento ao cliente é feito.

Desse modo, o atendimento na contabilidade digital sempre acontece de maneira personalizada, seja por e-mail, telefone ou até mesmo em uma visita à empresa do cliente.

No entanto, esse mesmo atendimento não acontece de maneira imediata. Isso porque, diante de vários clientes, o contador tradicional acaba não conseguindo atender os seus clientes de maneira ágil.

Em contrapartida, o contador digital presta um atendimento de maneira mais dinâmica e prática, uma vez que ele sempre acontece online.

Ou seja, no caso de dúvidas, o contador vai atender os seus clientes, na maioria das vezes, dentro da própria plataforma digital.

Dessa maneira, ele não acompanha os seus clientes de perto, uma vez que todo o atendimento e desempenho dos serviços acontece na internet.

 

Papel do cliente

Outra diferença entre ambos os modelos de contadores se apresenta no papel que um empreendedor desempenha.

Sendo assim, o contador tradicional solicita aos seus clientes o envio de documentos, recibos, entre outros e os lança dentro do seu sistema para gerar todas as guias e relatórios necessários.

Muito pelo contrário, o papel do empreendedor com o contador digital se dá de uma maneira mais ativa.

Ou seja, é ele quem lança todos esses documentos e informações na plataforma disponibilizada pelo contador. Os sistemas estão cada vez mais otimizados e, com isso, o empreendedor não irá encontrar dificuldades ao fazer o lançamento.

No entanto, no caso de dificuldades, é de extrema importância contar com a ajuda do seu contador, enviando assim todas as suas dúvidas. 

 

Valor dos serviços

Um dos fatores de maior discussão entre o contador tradicional e o contador digital é o valor cobrado pelos serviços.

Atualmente, precisamos concordar que o valor se tornou um diferencial competitivo na tomada de decisão dos clientes da contabilidade.

Desse modo, a principal diferença entre ambos os tipos de contabilidade é que o digital acaba praticando um valor mais acessível e, consequentemente, mais atrativo.

No entanto, na hora de escolher entre a contabilidade tradicional e contabilidade digital, deve-se levar em consideração, além do valor, a qualidade dos serviços e os demais fatores já apresentados por aqui.

Agora você já sabe qual a diferença entre um contador tradicional e um contador digital? Caso tenha mais dúvidas, deixe no campo de comentários que responderemos para você!

Para mais informações para a sua contabilidade, acesse o nosso blog e confira as nossas redes sociais!

Aproveite também para ler o nosso artigo 10 respostas para as dúvidas mais comuns sobre a contabilidade digital.