fbpx

A contabilidade como conhecemos ontem não é a mesma que estamos vivendo hoje, contabilidade virou commodity, assim como o trigo ou a soja a contabilidade virou um produto, tabelado e precificado. A evolução contábil afeta o mercado e  sobreviver a esta nova “revolução industrial” com a chegada das contabilidades online.

Nosso mercado viu no final de 2015 a chegada das primeiras contabilidades online, atualmente já são mais de 50 e este número aumenta a cada dia, acontece que, estas poucas empresas juntam somam mais de R$ 50 milhões de reais na economia além de terem iniciado o que muitos temiam: Fazer um serviço melhor, mais rápido e automatizado por até 10 vezes o valor de mercado.

Assim como a evolução industrial do século XVIII, hoje vivemos uma revolução ainda mais profunda, vivemos na era da Uber, das contabilidades online do Airbnb, na era das Startup. Vivemos na era da tecnologia, da velocidade da informação, na era do “tudo na palma da mão”

Hoje uma contabilidade online chega a cobrar até R$ 50,00 (cinquenta reais) para contabilizar uma micro empresa, este valor é pelo menos 10 vezes menor que um contador cobra normalmente, más porque isso ocorre?

Estes empresários contábeis investiram em sistemas que lhes permitem Otimizar processos de trabalho (assim como na revolução industrial) e com isso conseguem escalar seu negócio e faturar em grande escala (e faturam muito)

Então como sobreviver a este cenário?

Não seja um fazedor de impostos

Lembre-se as contabilidades online fazem isto e cobram 10 vezes menos que você, e acredite, fazem mais rápido e com menos margem de erros. Se seus clientes te vêem apenas como um fazedor de impostos cuidado!

 Não seja um despachante

Se você está atuando mais como despachante e não como contador, as chances são que você seja substituído. A maioria dos escritórios apenas emitem guias e protocolam documentos.

  Seja uma autoridade em seu mercado

Mostre para seu cliente a sua importância, esteja no “front de batalha”, mostre a importância dos números para a tomada de decisão. O Contador é o médico financeiro das empresas, é o único profissional que tem o poder de realmente salvar um negócio ou assinar o seu “óbito”.

Nunca antes o profissional atuou de maneira tão eficaz nas “trincheiras”, portanto entenda que a inovação é uma seleção natural, que deixa mais forte quem sobreviver a ela.

Qual a sua opinião sobre as contabilidades online? Nos diga nos comentários abaixo, vamos discutir uma melhor solução.