fbpx
(31) 9 8309-6588 [email protected]

Não é novidade para ninguém como o uso da tecnologia tem transformado a rotina das empresas. Mas você já ouviu falar em transformação contábil?

 

Diante de tudo, que vivenciamos nos últimos anos com a transformação digital, o setor contábil também vem apresentando mudanças. Havendo assim, uma necessidade de adaptação tanto por parte dos clientes como dos profissionais contábeis. 

 

Sendo assim, a contabilidade digital vem ganhando espaço sendo recorrentemente um tema a ser discutido. 

 

No entanto diversas podem ser a dúvidas sobre como migrar sua contabilidade para o online. A fim de solucionar tais problemas, preparamos este conteúdo. Leia com atenção!

 

Como migrar sua contabilidade para o online

 

Já pensou em transformar o seu escritório contábil em uma contabilidade digital?  Se você ainda não sabe como fazer essa migração, saiba que será preciso analisar alguns pontos de forma criteriosa. 

 

Com intuito, de ajudá-lo a tomar uma decisão mais segura, separamos dicas que foram extraídas do livro  “Como a tecnologia está mudando as empresas contábeis”, escrito pelo empresário Anderson Hernandes. 

 

Veja a seguir: 

 

1ª grande ideia: as novas empresas e o novo mercado

 

Anualmente, são abertas cerca de um milhão de novas empresas em todo país. No entanto, em média 27% encerram suas atividades dentro dos dois primeiros anos de operação. 

 

E exatamente nesta dor dos novos empreendedores que a transformação contábil, auxilia o contador. Tendo como principal função facilitar a rotinas desta novas empresas, que podem ficar perdidas em meio às atividades manuais, que acabam não gerando valor sobre seus serviços. 

 

Sendo assim, uma contabilidade digital permite que as tarefas manuais e burocráticas possam ser feitas de formas automáticas. O que permitirá o contador fazer o papel de consultor estratégico de seus clientes digitais. 

 

Ou seja, enquanto otimiza a rotina de trabalho em seu escritório contábil, poderá agregar valor aos seus serviços, por meio dos serviços da contabilidade digital. 

 

 2ª grande ideia: o escritório sem papel

 

Definitivamente o bolo de documentos impressos está se tornando cada dia mais, coisa do passado. 

 

Deste modo, investir na digitalização de documentos e de sua armazenagem em nuvem, não só contribui na economia de recursos como também no aumento do nível de produtividade. 

 

Sendo assim adotar um sistema contábil, para seu escritório é apenas um dos passos principais para migrar sua contabilidade para o online.

 

Por meio deste recurso, é possível oferecer maior segurança para seus clientes como também melhoria na sua colaboração. 

 

Uma vez que, existe diferente perfis de clientes contábeis e o gerenciamento de seus documentos podem ser otimizados pelos recursos de busca automática.

google-ads-para-contadores

3ª grande ideia: Serviços Online (SaaS)

 

Vivenciamos hoje, a era dos serviços online, onde é possível fazer a contratação de diversos modelos de sistemas que contribuem no aumento de produtividade de uma empresa. 

 

Veja a seguir alguns exemplos:

 

  • Softwares de gestão financeira; 
  • Sistemas de gerenciamento de tarefas
  • Softwares de gestão de contratos; 
  •  Ferramentas de comunicação remota
  • Ferramentas de marketing;
  • CRM (Customer Relationship Management).
  • Dentre outros. 

 

4ª grande ideia: Contabilidade Online Econômica x Contabilidade Digital

 

O modelo de contabilidade digital, apresenta características específicas que o diferenciam dos serviços de uma contabilidade tradicional. 

 

Como, por exemplo, as que citaremos a seguir:

  • Adoção de uma plataforma online- toda a prestação de serviços acontecer via internet; 
  • Oferta de preços baixos- existem a criação de planos padronizados, que podem ser elaborados de acordo com o perfil e tamanho de cada cliente;
  • Investimento alto- este modelo de negócio precisará ser sustentado por um alto valor de investimento;
  • Processo escalável- quando conciliado a contabilidade digital com estratégias de atração do marketing digital;
  • Autosserviço- o próprio cliente se torna responsável por executar boa parte dos processos. 

 

5ª grande ideia: Cloud Accounting

 

A grande aposta da contabilidade digital durante os próximos anos é Cloud Accounting (contabilidade na nuvem). 

 

Está ferramenta será capaz de mudar a forma como contadores se relacionam com seus clientes e vice-versa. 

 

Por meio, do uso desta plataforma, tanto o contador como o cliente, poderão atuar de forma integrada e online. Deste modo, toda a contabilidade poderá ser feita de forma online. 

 

Ou seja, o profissional contábil poderá ter acesso a todas as informações de seus clientes, em tempo real. Podendo assim cuida das obrigações acessórios de uma empresa de forma 100% automatizada.

 

Além disso, ao migrar sua contabilidade para o online, transformando em uma contabilidade digital, o contador poderá diversificar a oferta de novos serviços. E assim aumentará as chances de agregar valor como também aumentar a cartela de clientes. 

 

A ideia de transformar o seu escritório é apenas uma das diversas vantagens da transformação do cenário contábil. 

 

No entanto, sabemos que nenhuma mudança deve ser feita sem planejamentos e uso de ferramentas adequadas. 

 

Esperamos que o leitor tenha gostado de nosso conteúdo. Aproveite para seguir a gente em nossas redes sociais, tem sempre uma dica nova sendo compartilhada com nossos seguidores.

Acesse nosso blog e confira também: Qual o futuro do Contador no pós pandemia?