fbpx

O mundo tecnológico mudou a forma como algumas coisas funcionam. Hoje, é indispensável criar um relacionamento com o cliente, afim de que ele vire um fã da sua marca.

Assim como é feito pelos motores de busca (Google, Yahoo e Bing), que prezam pela experiência do usuário optando por priorizar conteúdos de qualidade e que ofereceram soluções eficientes.

Todavia, o ramo da contabilidade passou por mudanças na prestação dos serviços. Isso fez com que as pessoas, em geral, prefiram um escritório de contabilidade com um bom atendimento e que prestem consultoria ao invés de empresa que façam apenas contabilidade tradicional.

Neste artigo vamos entender o que é a contabilidade consultiva e qual a importância para o seu negócio.

O que é contabilidade consultiva?

 

A contabilidade consultiva é um modelo de negócio no qual o contador atua de forma mais próxima dos empresários, com o foco no relacionamento com o cliente. Seu papel é manter gestores e líderes informados sobre os aspectos contábeis mais relevantes da empresa.

Ou seja, a contabilidade consultiva atua como uma parceira das empresas, independentemente do seu segmento ou porte.  Assim, ela pode ser considerada uma evolução da contabilidade tradicional.

 

Contabilidade Tradicional X Contabilidade Consultiva

 

Contabilidade Consultiva: Entenda o que é e a sua importância

 

A contabilidade tradicional segue um modelo técnico, oferecendo um atendimento presencial, que pode ser realizado tanto em um escritório quanto nas dependências da empresa. Ela visa atender ao fisco, ou seja, entregando obrigações acessórias com o foco maior nas obrigações fiscais.

A contabilidade consultiva é uma análise mais profunda e detalhada do negócio, onde diversas áreas do empreendimento poderão ser verificadas. Logo, o objetivo é a atuação em conjunto com a contabilidade fornecendo suporte para leituras estratégicas e para o processo de tomada de decisão.

 

Qual a importância da contabilidade consultiva?

 

Um escritório de contabilidade tem muito a agregar se incluir esse tipo de consultoria no seu leque de serviços. Pois, a contabilidade consultiva é uma tendência e agrega valor à sua marca.

Diferentemente da contabilidade feita por aqueles que apenas pensam em ficar em escritórios, monitorando os processos de guias, obrigações e folhas, a contabilidade consultiva é mais focada no cliente, interessada nos problemas dele e como fazer diferença no negócio.

A contabilidade consultiva valoriza a parceria com o cliente, de modo a oferecer serviços diferenciados, mais técnicos, consultivos e estratégicos, posicionando o setor contábil com a parte mais importante para os negócios.

O contador precisa se enxergar como agente de transformação, personalizando a entrega das informações. Pois, o traço mais marcante da contabilidade consultiva é a comunicação entre profissionais e empresários.

 

Quais os benefícios da contabilidade consultiva?

 

– Redução de custos

 

A contabilidade consultiva oferece ao gestor uma metodologia muito mais sistematizada e eficiente para visualizar e entender as operações do negócio do ponto vista contábil e financeiro.

Em razão disso, um dos seus reflexos positivos é a redução de custos, é o pagamento de tributos. Logo, a contabilidade consultiva é representa um grande avanço no mundo de negócios.

 

– Planejamento aprofundado

 

Possui um grande potencial para subsidiar decisões e a elaboração dos planejamentos da empresa. A contabilidade consultiva, com a atuação do contador, ajuda no desenvolvimento de ações voltadas para o crescimento espontâneo do seu negócio.

Esta contabilidade te auxilia a reduzir falhas nos processos contábeis, te ajudando na responsabilidade fiscal da empresa.

 

– Reforça a inovação

 

Esse novo olhar da contabilidade é uma ótima oportunidade para que as empresas do setor inovem na sua forma de atuar e se aproximem dos seus clientes.

Investir na contabilidade consultiva junto com estratégias de marketing de relacionamento é indispensável nesse novo modelo.

Além disso, não esqueça que contabilidade consultiva anda junto com a tecnologia e o uso estratégico dos dados. Logo, as automações de relatórios devem ser utilizadas para facilitar o processo.

 

– Aumento na qualidade das entregas

 

Com uma atuação mais ampla e baseada em dados e uma fiscalização mais ativa das movimentações, o novo modelo, contribui para a redução e falhas nos processos contábeis.

Esta característica afeta diretamente na qualidade das entregas dos profissionais e na prospecção e retenção de clientes.

 

Conclusão

Com isso, concluímos que a contabilidade consultiva é um modelo que aumenta o valor do serviço de escritórios contábeis. Seguindo este caminho a empresa tem um bom relacionamento com cliente e ainda o fideliza.

Além disso, o contador consultor precisa da mentalidade proativa e dedicada para ajudar a empresa do seu cliente em todas as oportunidades. Ele deve utilizar de tecnologias para facilitar o seu trabalho.

Gostou? Deixe um comentário abaixo! 👇👇

Leia outro artigo no Blog do Contador Agora!