fbpx

Criar um plano de marketing para escritório de contabilidade é fundamental para o crescimento escalável de uma empresa contábil. Muito tem se falado da importância do marketing digital para as empresas e como o seu uso pode fazê-las prosperar. 

Por meio dele é possível aumentar o seu número de clientes, fidelizar os atuais e assegurar um posicionamento da empresa entre os consumidores e mercado. 

Contudo, para que isso se torne eficaz é preciso criar um plano de marketing para escritório de contabilidade. 

Por meio deste documento, é possível abordar diversas questões, como por exemplo onde a sua contabilidade e está e onde ela quer chegar. 

Além de possibilitar uma maior compreensão de seu público-alvo e quais os melhores canais para a divulgação de conteúdos de forma estratégica. 

Aprenda agora, como criar um plano de marketing para escritório de contabilidade. Confira nosso artigo!

Faça uma análise de seu ambiente

Antes de começarmos a criar um plano de marketing para escritório de contabilidade é preciso fazer uma análise completa de seu ambiente. 

Em suma, esta análise envolverá tantos os fatores internos como também os externos. 

Desta maneira, o empreendedor precisará identificar todos os pontos negativos e positivos que influenciam a operação de sua empresa. 

Ou seja, no ambiente externo, você poderá analisar pontos importantes, como, quais são os seus concorrentes diretos, fatores econômicos, mercado, sociedade, tecnologia dentre outros. 

Já a análise de seu ambiente interno, se apresenta de forma um pouco mais complexa. Neste momento será preciso compreender quais todos os pontos fortes e fracos de seu escritório, por exemplo, equipamentos em manutenção, colaboradores, recursos financeiros, estratégias, etc. 

Antes de tudo, recorra a análise de SWOT, para a análise interna de seu escritório contábil 

Identifique seu público-alvo 

Na sequência, o segundo passo para criar um plano de marketing para escritório de contabilidade será identificar o seu público-alvo. 

Desta forma, o profissional, saberá como quem exatamente a sua empresa está se comunicando. Permitindo assim trabalhar a comunicação de forma mais assertiva e eficiente. 

Assim, é fundamental também saber a sua persona. Caso, o leitor, ainda não saiba como fazer a definição da persona de seu escritório contábil, aproveite para ler nosso artigo: Persona: O que é e qual a importância para sua empresa contábil.

Crie a definição de sua marca

Atualmente, com a visão de empreendedor, você sabe quem é sua marca? Qual o seu propósito? Como e porque ela foi criada?

A princípio estas perguntas parecem óbvias de serem respondidas. 

Contudo, este é um passo importante para quem deseja criar um plano de marketing para escritório de contabilidade. 

Sem dúvida, ao fazer isso, conseguirá realizar de forma prática uma definição completa de sua empresa. Ou seja, direcionando melhor suas ações no mercado e com seu público. 

Posicionamento do escritório de contabilidade no mercado 

Uma vez que, o empreendedor, já sabe definir quem é a sua empresa e qual o seu propósito, se torna muita mais fácil conseguir definir o seu posicionamento no mercado. 

Veja nosso exemplo a seguir: Se uma empresa que atua no setor alimentícios, comercializado produtos veganos. Ela possui como propósito o bem-estar dos seres humanos e animais. 

Deste modo, o seu posicionamento será sempre em prol de seu propósito. Por isso, ela poderá esta sempre destacando nas ofertas de seus produtos o cuidado com o planeta, ir contra os testes realizados em animais e assim por diante. 

Estabeleça objetivos e metas 

Em conformidade a tudo que já mencionamos anteriormente, chegou o momento de analisarmos qual o cenário atual de sua empresa e onde deseja estar daqui cinco e dez anos. 

Como se pode ver, será preciso definir objetivos e metas de curto, médio e longo prazo. 

Assim sendo, ao criar um plano de marketing para escritório de contabilidade, o profissional irá estipular quais os caminhos necessários para alcançar cada um de seus objetivos.

 Crie estratégias

Conforme feito a definição de todos os objetivos e metas, chegou a hora de criar estratégias. 

Como, por exemplo, uma empresa que tem como principal objetivo crescer, cerca de 20% a mais online, no próximo período. 

Eventualmente, precisará apresentar uma taxa de crescimento de 2% ao mês, durante dez meses. 

Isto é, a partir da criação de novas estratégias, o empreendedor, poderá realizar diversas ações que contribuem na divulgação do escritório de contabilidade.

 Implemente o plano de marketing para escritório de contabilidade

Para terminar, agora que o leitor, já aprendeu como fazer todo o seu planejamento e criar estratégias eficazes para o seu modelo de negócio. 

Logo, é dado o momento de encontrar os profissionais especializados e aptos a desenvolvê-las.  Que possam cuidar da realização de cada tarefa, com bastante cautela e responsabilidade. 

Agora que o leitor já sabe como criar um plano de marketing para escritório de contabilidade, o que acha de aprender um pouco mais lendo nosso artigo: Outbound Marketing para contadores: Como captar clientes para seu escritório contábil.

Possui dúvidas? Utilize nosso campo de comentários e divida conosco o que acho de nosso artigo.